Nesta quinta-feira, 18, o prefeito Genivaldo Tembório, acompanhado de sua equipe, marcou presença na cerimônia de premiação do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, realizada na Casa de Recepção Maison Blu’nelle, em João Pessoa.

O evento foi o palco para o reconhecimento em nível estadual de uma gestão verdadeiramente empreendedora, que tem se dedicado incansavelmente ao incentivo do empreendedorismo local.

A Prata concorreu com um projeto, que impulsiona as mulheres empreendedoras, e tornou-se uma referência no cariri paraibano, gerando frutos significativos para a cidade.

Destacam-se as empreendedoras que têm se destacado em seus respectivos meios, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região. A feira, realizada periodicamente, tem sido uma fonte de inspiração não apenas para Prata, mas também para municípios vizinhos, que buscam replicar o modelo de sucesso implementado na cidade.

Esse reconhecimento representa o compromisso de uma gestão voltada para o povo, que investe no comércio local e busca constantemente formas de promover o desenvolvimento e o bem-estar da população pratense.

Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil

A Anvisa manteve a proibição dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), também conhecidos como cigarros eletrônicos. A decisão desta sexta-feira (19/4) é resultado do processo regulatório que revisou a regulamentação desses produtos no país e as informações científicas mais atuais disponíveis sobre esses equipamentos.

A atualização da norma proíbe a fabricação, a importação, a comercialização, a distribuição, o armazenamento, o transporte e a propaganda de todos os dispositivos eletrônicos para fumar. Com isso, qualquer modalidade de importação fica proibida, inclusive para uso próprio e na bagagem de mão do viajante.

O regulamento aprovado não alcança a proibição do uso individual. É importante lembrar, porém, que o uso de qualquer dispositivo fumígeno é proibido em qualquer ambiente coletivo fechado, desde 1996, conforme previsto na Lei 9.294/1996.

A nova resolução prevê ainda a atualização sistemática da literatura pela Anvisa sempre que houver justificativa técnico-científica e a possibilidade de os interessados protocolarem novos dados para análise da Agência.

A Prefeitura de Sumé venceu o prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Governança Territorial. O evento é promovido pelo Sebrae e a solenidade aconteceu nessa quinta-feira (19), em João Pessoa. O prefeito Éden Duarte recebeu o trófeu das mãos do Superintendente do Sebrae, Luiz Alberto.

O Prêmio Prefeitura Empreendedora é um instrumento de reconhecimento e divulgação de iniciativas consideradas inovadoras, protagonizadas por governos municipais com o objetivo de incrementar o ambiente de negócios, o fomento do empreendedorismo e o desenvolvimento territorial.

Sumé conquistou o primeiro lugar na “Categoria Governança Territorial”, com um projeto sobre o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri (Cisco). Esta categoria é uma inovação do Sebrae e visa premiar as prefeituras que fazem parte de consórcios públicos.

O município também foi finalista na Categoria “Inclusão Produtiva”, com o projeto PPP: Estratégia Municipal de Inclusão Produtiva de Mulheres em Situação de Vulnerabilidade, figurando também como uma das melhores práticas de empreendedorismo no Estado.

Fizeram parte da equipe técnica dos projetos: a agente de desenvolvimento, Jéssica Vieira, o coordenador do Programa Cisternas de Placas do Cisco, Sérgio Cordeiro, e os técnicos do Projeto Cisternas, Daniel Vilar e Edson Cavalcante. Os projetos foram incentivados a concorrer por meio da Sala do Empreendedor do município.

“Agradeço a toda a equipe de Sumé que esteve empenhada para a construção dos projetos. Agora vamos para a etapa nacional buscar mais esse prêmio ”, declarou o prefeito Éden Duarte.

O prefeito de Camalaú, Bira Mariano, esteve em uma importante reunião com o Secretário Estadual de Infraestrutura, Deusdete Queiroga, onde foram discutidos diversos temas de interesse para o município e para toda a região do Cariri.

Durante o encontro, foram abordados diversos assuntos de extrema importância para o desenvolvimento da cidade e das localidades vizinhas. O principal destaque foi o aceleramento da obra da adutora de Camalaú, que tem como objetivo melhorar o abastecimento de água na cidade e também levar água para os municípios vizinhos de São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê.

Além disso, o prefeito e o secretário discutiram sobre a intervenção do Governo do Estado para perenização do Rio do Espinho, a partir da transposição do Rio São Francisco. Um projeto básico foi entregue ao secretário, visando beneficiar os municípios de Zabelê, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Tigre, Camalaú e Congo.

Outro ponto de destaque foi a entrega de um estudo de viabilidade de uma adutora para beneficiar o Sítio Roça Velha, Sítio do Meio e Adjacências, demonstrando o compromisso da gestão municipal em garantir o acesso à água para toda a população.

O prefeito Bira Mariano enfatizou a importância dessas parcerias para o desenvolvimento da região e reafirmou seu compromisso em continuar na luta pela concretização de todos esses pleitos e outros que visam o bem-estar e o progresso de Camalaú e do Cariri.

“Nossa reunião foi muito produtiva. Estamos empenhados em buscar parcerias e investimentos que contribuam para o desenvolvimento de Camalaú e de toda a região do Cariri. Vamos continuar na luta para concretizar esses projetos que são essenciais para o crescimento e o bem-estar de nossa população”, destacou o prefeito.

O delegado seccional da 14ª DSPC de Monteiro, Dr. Gilson Duarte, falou sobre o homicídio ocorrido na tarde da última quinta-feira (19), que matou o empresário monteirense, Alexandre Rogério dos Santos, conhecido por Rogério do Gás.

O delegado afirmou que o assassinato ocorreu na rua Sizenando Rafael, no Alto da Bela Vista, em Monteiro.

De acordo com Dr. Gilson, Rogério se notabilizou na região do Cariri por ter envolvimento no assalto a sede do Banco Central, ocorrido em Fortaleza, no ano de 2005.

Dr. Gilson, explicou que após o cumprimento da pena, o empresário se instalou em Monteiro, onde abriu uma empresa de gás, e passou a operar na região.

Em Monteiro, Rogério, foi novamente indiciado, por estar em poder de um carro roubado, e outra vez, por posse ilegal de arma de fogo. Atualmente, o empresário estava em regime semiaberto.

O delegado, revelou que Rogério do Gás, foi atingido por quatro disparos de arma de fogo, aparentemente de um revólver calibre 38, e a Polícia Civil está realizando diligências na tentativa de elucidar o caso.

Com Paraíba da Gente

O prefeito de São José dos Cordeiros, Felício Queiroz, comemorou nesta sexta-feira (19), o anúncio de uma emenda destinada pela senadora Daniella Ribeiro, no valor de R$ 800 mil reais, que serão usados para o aprimoramento da saúde do município.

Através das redes sociais, o prefeito Felício Queiroz, agradeceu a senadora por atender mais essa demanda da população de São José dos Cordeiros.

“Os recursos serão destinados à saúde de São José dos Cordeiros, que já é uma referência regional. Desta forma, com nossos parceiros conseguimos um volume de recursos jamais investidos na história de nossa amada cidade,” disse.

O prefeito também reiterou que esses investimentos garante o fortalecimento, qualidade e eficiência aos serviços oferecidos a população.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se reuniram nesta sexta-feira (19) para discutir a liminar concedida pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski de desbloquear o aplicativo de mensagens WhatsApp no Brasil. Em votação no plenário virtual, eles podem reverter a decisão e bloquear a rede social.

O caso é referente a um pedido de juíza do Rio de Janeiro, que havia ordenado o bloqueio da rede social em solo brasileiro, por omissão de dados referentes a uma investigação criminal. O aplicativo foi bloqueado, mas em 19 de julho de 2016, Ricardo Lewandowski deferiu uma liminar para que retornasse.

Agora em 2024, os ministro voltam a discutir se essa liminar deve ser mantida e o aplicativo continue a operar no Brasil. O plenário já havia sido debatido em 2020, mas com o pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes, o trâmite foi interrompido.

No cenário atual, a discussão está inserida no amplo debate relacionado ao tema de regulamentação das mídias sociais, assunto que causou intrigas entre Alexandre de Moraes, o qual defende uma maior vigilância nas redes, e o dono do X/Twitter Elon Musk.

No plenário que corre de forma virtual, o ministro Edson Fachin foi o primeiro a votar a favor da decisão de Lewandowski, ou seja, contra a suspensão do aplicativo. Caso não tenha nenhum outro pedido de vista, o julgamento será concluído na próxima sexta-feira (28).

Prefeito de São Sebastião do Umbuzeiro comemora destinação de recursos para  adequação de estradas vicinais e agradece ao senador Efraim Filho – Blog do  Bruno LiraO prefeito Adriano Wolff anunciou nesta sexta-feira (19), a destinação de uma emenda do senador Efraim Filho no valor de R$ 276.804,00 para manutenção das Ações de Atenção Primária à Saúde de São Sebastião do Umbuzeiro.

O prefeito Adriano agradeceu ao Senador Efraim por mais essa emenda para o município e afirmou que os recursos irão servir bastante para a continuidade de ações desenvolvidas na saúde do município, principalmente para famílias mais carentes que utilizam do serviço público.

“O senador Efraim é um parceiro do nosso município, sempre atencioso com nossas demandas e com nossa gente, e esse recursos irá garantir a continuidade de mais ações para saúde”, disse.

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), subiu o tom, nesta quinta-feira (18), e rebateu fala do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), sobre uma possível candidatura sua ao Senado da República em 2026.

De acordo com João Azevêdo, o deputado Adriano Galdino tem todo direito de se expressar, mas uma coisa é a opinião dele e outra são os fatos. “A opinião do deputado é tratada como fato, mas não é fato. Ele tem o direito de se expressar, mas só sabe se eu vou sair ou não, sou eu, ninguém além de mim”, disse.

Questionado sobre as declarações da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), Azevêdo disse que vê com naturalidade o posicionamento dela. “Alguém que esteja no Senado, é natural que analise se o governador pode sair ou não do cargo. Você no lugar dela, já estaria abrindo mão das bases?”, questionou.

João Azevêdo disse ainda que seu nome está sim à disposição para disputar o Senado, e que as especulações em torno do assunto acontecem porque tem pessoas com interesse para que ele não saia e outras para que ele saia.

A noite desta quinta-feira, 18, foi marcada pelo reconhecimento do sucesso da prefeita Anna Lorena a frente da administração municipal no tocante ao empreendedorismo e identidade cultural.

A noite festiva aconteceu na capital do Estado e foi dedicada ao Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que é um instrumento de reconhecimento e divulgação de iniciativas consideradas inovadoras, protagonizadas por governos municipais com o objetivo de incrementar o ambiente de negócios, o fomento do empreendedorismo e o desenvolvimento territorial.

Neste âmbito, a jovem gestora caririzaira conquistou o 1° lugar na na categoria Compras Governamentais com o Projeto Agricultura Empreendedora: Cultivando Prosperidade e Colhendo Sucesso, e na c Turismo e Identidade Territorial, alcançou o 2° lugar com o Projeto Crença na Arte que Transforma o Território: A Renda Renascença. Além destes, ainda recebeu um prêmio de reconhecimento pelo Cisco.

“Agradecemos aqui a toda equipe que faz parte da nossa gestão pelo comprometimento e dedicação, bem como ao Agente de Desenvolvimento, Heraclyto Gabriel que foi muito importante na elaboração dos projetos e ao Sebrae Cariri pelo o suporte que sempre tem nos dados desde o início da gestão. Esse orgulho é todo nosso, Monteiro. Estamos comprometidos em continuar investindo em iniciativas que impulsionem o crescimento de nossos pequenos negócios e fortaleçam nossa comunidade como um todo”, disse Anna Lorena logo após a cerimônia.

Etapa nacional

As prefeituras vencedoras na etapa estadual disputarão a etapa nacional da premiação, que está prevista para ocorrer em Brasília (DF) no dia 11 de junho.

A Prefeitura de Monteiro concorre nacionalmente com o Projeto Agricultura Empreendedora: Cultivando Prosperidade e Colhendo Sucesso.

O Prefeito Márcio Leite, de São João do Tigre, comemorou o início do pagamento do Programa Garantia Safra 2022/2023, que é fruto de uma parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal, que garante ao agricultor o recebimento de um auxílio financeiro, por tempo determinado, caso perca sua safra em razão da estiagem e tem como objetivo oferecer condições mínimas de sobrevivência a este público.

O prefeito ainda destacou o aumento no valor do benefício garantia safra em 41%, passando a ser de R$ 1.200,00 na safra 2022/2023, e que o calendário de pagamento se iniciou no último dia 17.

“É um programa muito importante para nossos agricultores, que sofrem com as chuvas esporádicas, causando prejuízos nas lavouras, e essa ajuda é uma compensação para essas percas da agricultura familiar. Ficamos muito felizes em colaborar com esse programa”, disse Márcio Leite.

Para maiores informações, os agricultores podem se dirigir até a Secretaria Municipal de Agricultura do município.

O juiz José Guedes Cavalcanti concedeu prisão domiciliar ao Padre Egídio de Carvalho. O religioso estava preso na Penitenciária Especial do Valentina desde novembro de 2023. Ele é acusado pelo Ministério Público da Paraíba de liderar um esquema que teria desviado recursos milionários do Hospital Padre Zé, em João Pessoa. Na decisão de hoje, o magistrado determinou o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de sair de casa em João Pessoa e outras medidas cautelares. Desde sábado, Egídio está internado no Hospital da Unimed após ser submetido a uma cirurgia.

“Como se vê, a hipótese em discussão encontra amparo na legislação vigente. De acordo com os documentos acostados, Egídio de Carvalho Neto submeteu-se a uma cirurgia abdominal de urgência para retirada de um tumor, esteve internado na UTI do Hospital da Unimed, hipótese que, aliada aos demais problemas de saúde que ele tem, deixam-no na condição de “debilitado por doença grave”, havendo previsão legal para o acolhimento do pleito”, diz um trecho da decisão.

Com Wallison Bezerra

O monteirense José Reginaldo Mendes, natural da cidade de Monteiro, conhecido popularmente por Zé Figueira, foi transportado por avião para o Hospital João XXIII, na cidade de Campina Grande.

Zé Figueira, foi o primeiro paciente a ser transportado de forma aeromédica da história do Hospital e Maternidade Santa Filomena, da cidade de Monteiro, através do programa Coração Paraibano.

O paciente tem 77 anos, portador de hipertensão e diabetes, ex-tabagista, e está apresentando uma doença conhecida por ‘Cardiovascular Aterosclerótica’.

Zé Figueira, é uma figura conhecida na cidade de Monteiro, e a sua saída com destino a Campina Grande, aconteceu por volta das 16:30.

Paraiba da Gente

A cidade de Monteiro realiza, nesta sexta e sábado (19 e 20), o 13° Festival de Cultura Popular Zabé da Loca, em comemoração ao centenário de nascimento da artista. O Governo da Paraíba, por meio da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur) e da Secretaria de Estado de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Setde), promove um Fampress com jornalistas e influenciadores digitais para participar do evento em homenagem à rainha do pífano.

Os profissionais da imprensa terão a oportunidade de visitar o Centro de Referência Renda Renascença (Crença) e a exposição das memórias do ofício cultural de Zabé da Loca. Além de conhecer o Mercado Público, o casario, a igreja matriz e o Complexo Turístico Zabé da Loca.

Durante o Festival, serão realizadas apresentações culturais de pífano, danças folclóricas, repentistas e emboladores, além de shows musicais com o Samba de Coco Irmãs Lopes de Arcoverde, Marquinhos de Serrinha e Jackson Monteiro e Lucy Alves.

O presidente da PBTur, Ferdinando Lucena, destaca que Zabé da Loca impulsiona o turismo no município de Monteiro. “O Terreiro de Zabé da Loca, onde ela residia, foi reconhecido como patrimônio histórico, turístico e imaterial da Paraíba, local frequentado por turistas que desejam imergir na rica história deixada por Zabé. É importante conhecer e divulgar os atrativos turísticos da região e o legado deixado pela rainha do pífano”, comentou.

A secretária de Turismo e Desenvolvimento Econômico, Rosália Lucas, lembra que celebrar os 100 anos de Zabé da Loca reforça a força do estado nesse âmbito cultural e turístico. “Isso também nos mostra o quanto cultura e turismo podem e devem andar de mãos dadas para fortalecer a identidade e a história do nosso povo”, pontuou.

O Garantia Safra é uma parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal, que garante ao agricultor familiar o recebimento de um auxílio financeiro, por tempo determinado, caso perca sua safra em razão da estiagem e tem como objetivo oferecer condições mínimas de sobrevivência a este público.

“Todos os agricultores que aderiram ao programa terão um amparo de uma renda mínima para ajudá-los neste momento. Nossa gestão mantém o compromisso e a preocupação constante com todos os agricultores do município”, enfatiza a prefeita Anna Lorena.

De acordo com informações da gestora monteirense, a Resolução 1/2022 elevou o valor do benefício garantia safra em 41%, e passando a ser de R$ 1.200,00 na safra 2022/2023.

“Este ano estamos comemorando uma grande conquista com relação a este benefício, já que o valor não era atualizado há mais de oito anos”, informa a prefeita.

Diante do compromisso da gestão municipal, sempre atenta aos prazos e procedimentos como a adesão ao programa no tempo hábil, inscrição dos agricultores, pagamento das mensalidades que são de responsabilidade do município, é que Monteiro sempre se encontra na lista de contemplados.

Conforme dados do governo, o pagamento será iniciado ainda este mês, seguindo as datas definidas pelo calendário de pagamento de benefícios sociais da Caixa Econômica Federal.

“Graças a Deus, só temos a agradecer tantas conquistas obtidas na nossa admiração. Seja na Saúde, Social, Educação ou Agricultura, Monteiro sempre conta com motivos para comemorar “, destaca Anna Lorena.

Mais Lidas do dia