Nesta quinta-feira, 18, o prefeito Genivaldo Tembório, acompanhado de sua equipe, marcou presença na cerimônia de premiação do Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, realizada na Casa de Recepção Maison Blu’nelle, em João Pessoa.

O evento foi o palco para o reconhecimento em nível estadual de uma gestão verdadeiramente empreendedora, que tem se dedicado incansavelmente ao incentivo do empreendedorismo local.

A Prata concorreu com um projeto, que impulsiona as mulheres empreendedoras, e tornou-se uma referência no cariri paraibano, gerando frutos significativos para a cidade.

Destacam-se as empreendedoras que têm se destacado em seus respectivos meios, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social da região. A feira, realizada periodicamente, tem sido uma fonte de inspiração não apenas para Prata, mas também para municípios vizinhos, que buscam replicar o modelo de sucesso implementado na cidade.

Esse reconhecimento representa o compromisso de uma gestão voltada para o povo, que investe no comércio local e busca constantemente formas de promover o desenvolvimento e o bem-estar da população pratense.

Foto: Joédson Alves/ Agência Brasil

A Anvisa manteve a proibição dos dispositivos eletrônicos para fumar (DEFs), também conhecidos como cigarros eletrônicos. A decisão desta sexta-feira (19/4) é resultado do processo regulatório que revisou a regulamentação desses produtos no país e as informações científicas mais atuais disponíveis sobre esses equipamentos.

A atualização da norma proíbe a fabricação, a importação, a comercialização, a distribuição, o armazenamento, o transporte e a propaganda de todos os dispositivos eletrônicos para fumar. Com isso, qualquer modalidade de importação fica proibida, inclusive para uso próprio e na bagagem de mão do viajante.

O regulamento aprovado não alcança a proibição do uso individual. É importante lembrar, porém, que o uso de qualquer dispositivo fumígeno é proibido em qualquer ambiente coletivo fechado, desde 1996, conforme previsto na Lei 9.294/1996.

A nova resolução prevê ainda a atualização sistemática da literatura pela Anvisa sempre que houver justificativa técnico-científica e a possibilidade de os interessados protocolarem novos dados para análise da Agência.

A Prefeitura de Sumé venceu o prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, na categoria Governança Territorial. O evento é promovido pelo Sebrae e a solenidade aconteceu nessa quinta-feira (19), em João Pessoa. O prefeito Éden Duarte recebeu o trófeu das mãos do Superintendente do Sebrae, Luiz Alberto.

O Prêmio Prefeitura Empreendedora é um instrumento de reconhecimento e divulgação de iniciativas consideradas inovadoras, protagonizadas por governos municipais com o objetivo de incrementar o ambiente de negócios, o fomento do empreendedorismo e o desenvolvimento territorial.

Sumé conquistou o primeiro lugar na “Categoria Governança Territorial”, com um projeto sobre o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri (Cisco). Esta categoria é uma inovação do Sebrae e visa premiar as prefeituras que fazem parte de consórcios públicos.

O município também foi finalista na Categoria “Inclusão Produtiva”, com o projeto PPP: Estratégia Municipal de Inclusão Produtiva de Mulheres em Situação de Vulnerabilidade, figurando também como uma das melhores práticas de empreendedorismo no Estado.

Fizeram parte da equipe técnica dos projetos: a agente de desenvolvimento, Jéssica Vieira, o coordenador do Programa Cisternas de Placas do Cisco, Sérgio Cordeiro, e os técnicos do Projeto Cisternas, Daniel Vilar e Edson Cavalcante. Os projetos foram incentivados a concorrer por meio da Sala do Empreendedor do município.

“Agradeço a toda a equipe de Sumé que esteve empenhada para a construção dos projetos. Agora vamos para a etapa nacional buscar mais esse prêmio ”, declarou o prefeito Éden Duarte.

O prefeito de Camalaú, Bira Mariano, esteve em uma importante reunião com o Secretário Estadual de Infraestrutura, Deusdete Queiroga, onde foram discutidos diversos temas de interesse para o município e para toda a região do Cariri.

Durante o encontro, foram abordados diversos assuntos de extrema importância para o desenvolvimento da cidade e das localidades vizinhas. O principal destaque foi o aceleramento da obra da adutora de Camalaú, que tem como objetivo melhorar o abastecimento de água na cidade e também levar água para os municípios vizinhos de São João do Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro e Zabelê.

Além disso, o prefeito e o secretário discutiram sobre a intervenção do Governo do Estado para perenização do Rio do Espinho, a partir da transposição do Rio São Francisco. Um projeto básico foi entregue ao secretário, visando beneficiar os municípios de Zabelê, São Sebastião do Umbuzeiro, São João do Tigre, Camalaú e Congo.

Outro ponto de destaque foi a entrega de um estudo de viabilidade de uma adutora para beneficiar o Sítio Roça Velha, Sítio do Meio e Adjacências, demonstrando o compromisso da gestão municipal em garantir o acesso à água para toda a população.

O prefeito Bira Mariano enfatizou a importância dessas parcerias para o desenvolvimento da região e reafirmou seu compromisso em continuar na luta pela concretização de todos esses pleitos e outros que visam o bem-estar e o progresso de Camalaú e do Cariri.

“Nossa reunião foi muito produtiva. Estamos empenhados em buscar parcerias e investimentos que contribuam para o desenvolvimento de Camalaú e de toda a região do Cariri. Vamos continuar na luta para concretizar esses projetos que são essenciais para o crescimento e o bem-estar de nossa população”, destacou o prefeito.

O delegado seccional da 14ª DSPC de Monteiro, Dr. Gilson Duarte, falou sobre o homicídio ocorrido na tarde da última quinta-feira (19), que matou o empresário monteirense, Alexandre Rogério dos Santos, conhecido por Rogério do Gás.

O delegado afirmou que o assassinato ocorreu na rua Sizenando Rafael, no Alto da Bela Vista, em Monteiro.

De acordo com Dr. Gilson, Rogério se notabilizou na região do Cariri por ter envolvimento no assalto a sede do Banco Central, ocorrido em Fortaleza, no ano de 2005.

Dr. Gilson, explicou que após o cumprimento da pena, o empresário se instalou em Monteiro, onde abriu uma empresa de gás, e passou a operar na região.

Em Monteiro, Rogério, foi novamente indiciado, por estar em poder de um carro roubado, e outra vez, por posse ilegal de arma de fogo. Atualmente, o empresário estava em regime semiaberto.

O delegado, revelou que Rogério do Gás, foi atingido por quatro disparos de arma de fogo, aparentemente de um revólver calibre 38, e a Polícia Civil está realizando diligências na tentativa de elucidar o caso.

Com Paraíba da Gente

O prefeito de São José dos Cordeiros, Felício Queiroz, comemorou nesta sexta-feira (19), o anúncio de uma emenda destinada pela senadora Daniella Ribeiro, no valor de R$ 800 mil reais, que serão usados para o aprimoramento da saúde do município.

Através das redes sociais, o prefeito Felício Queiroz, agradeceu a senadora por atender mais essa demanda da população de São José dos Cordeiros.

“Os recursos serão destinados à saúde de São José dos Cordeiros, que já é uma referência regional. Desta forma, com nossos parceiros conseguimos um volume de recursos jamais investidos na história de nossa amada cidade,” disse.

O prefeito também reiterou que esses investimentos garante o fortalecimento, qualidade e eficiência aos serviços oferecidos a população.

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) se reuniram nesta sexta-feira (19) para discutir a liminar concedida pelo ex-ministro Ricardo Lewandowski de desbloquear o aplicativo de mensagens WhatsApp no Brasil. Em votação no plenário virtual, eles podem reverter a decisão e bloquear a rede social.

O caso é referente a um pedido de juíza do Rio de Janeiro, que havia ordenado o bloqueio da rede social em solo brasileiro, por omissão de dados referentes a uma investigação criminal. O aplicativo foi bloqueado, mas em 19 de julho de 2016, Ricardo Lewandowski deferiu uma liminar para que retornasse.

Agora em 2024, os ministro voltam a discutir se essa liminar deve ser mantida e o aplicativo continue a operar no Brasil. O plenário já havia sido debatido em 2020, mas com o pedido de vista do ministro Alexandre de Moraes, o trâmite foi interrompido.

No cenário atual, a discussão está inserida no amplo debate relacionado ao tema de regulamentação das mídias sociais, assunto que causou intrigas entre Alexandre de Moraes, o qual defende uma maior vigilância nas redes, e o dono do X/Twitter Elon Musk.

No plenário que corre de forma virtual, o ministro Edson Fachin foi o primeiro a votar a favor da decisão de Lewandowski, ou seja, contra a suspensão do aplicativo. Caso não tenha nenhum outro pedido de vista, o julgamento será concluído na próxima sexta-feira (28).

Prefeito de São Sebastião do Umbuzeiro comemora destinação de recursos para  adequação de estradas vicinais e agradece ao senador Efraim Filho – Blog do  Bruno LiraO prefeito Adriano Wolff anunciou nesta sexta-feira (19), a destinação de uma emenda do senador Efraim Filho no valor de R$ 276.804,00 para manutenção das Ações de Atenção Primária à Saúde de São Sebastião do Umbuzeiro.

O prefeito Adriano agradeceu ao Senador Efraim por mais essa emenda para o município e afirmou que os recursos irão servir bastante para a continuidade de ações desenvolvidas na saúde do município, principalmente para famílias mais carentes que utilizam do serviço público.

“O senador Efraim é um parceiro do nosso município, sempre atencioso com nossas demandas e com nossa gente, e esse recursos irá garantir a continuidade de mais ações para saúde”, disse.

O governador da Paraíba, João Azevêdo (PSB), subiu o tom, nesta quinta-feira (18), e rebateu fala do presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), sobre uma possível candidatura sua ao Senado da República em 2026.

De acordo com João Azevêdo, o deputado Adriano Galdino tem todo direito de se expressar, mas uma coisa é a opinião dele e outra são os fatos. “A opinião do deputado é tratada como fato, mas não é fato. Ele tem o direito de se expressar, mas só sabe se eu vou sair ou não, sou eu, ninguém além de mim”, disse.

Questionado sobre as declarações da senadora Daniella Ribeiro (PSD-PB), Azevêdo disse que vê com naturalidade o posicionamento dela. “Alguém que esteja no Senado, é natural que analise se o governador pode sair ou não do cargo. Você no lugar dela, já estaria abrindo mão das bases?”, questionou.

João Azevêdo disse ainda que seu nome está sim à disposição para disputar o Senado, e que as especulações em torno do assunto acontecem porque tem pessoas com interesse para que ele não saia e outras para que ele saia.

A noite desta quinta-feira, 18, foi marcada pelo reconhecimento do sucesso da prefeita Anna Lorena a frente da administração municipal no tocante ao empreendedorismo e identidade cultural.

A noite festiva aconteceu na capital do Estado e foi dedicada ao Prêmio Sebrae Prefeitura Empreendedora, que é um instrumento de reconhecimento e divulgação de iniciativas consideradas inovadoras, protagonizadas por governos municipais com o objetivo de incrementar o ambiente de negócios, o fomento do empreendedorismo e o desenvolvimento territorial.

Neste âmbito, a jovem gestora caririzaira conquistou o 1° lugar na na categoria Compras Governamentais com o Projeto Agricultura Empreendedora: Cultivando Prosperidade e Colhendo Sucesso, e na c Turismo e Identidade Territorial, alcançou o 2° lugar com o Projeto Crença na Arte que Transforma o Território: A Renda Renascença. Além destes, ainda recebeu um prêmio de reconhecimento pelo Cisco.

“Agradecemos aqui a toda equipe que faz parte da nossa gestão pelo comprometimento e dedicação, bem como ao Agente de Desenvolvimento, Heraclyto Gabriel que foi muito importante na elaboração dos projetos e ao Sebrae Cariri pelo o suporte que sempre tem nos dados desde o início da gestão. Esse orgulho é todo nosso, Monteiro. Estamos comprometidos em continuar investindo em iniciativas que impulsionem o crescimento de nossos pequenos negócios e fortaleçam nossa comunidade como um todo”, disse Anna Lorena logo após a cerimônia.

Etapa nacional

As prefeituras vencedoras na etapa estadual disputarão a etapa nacional da premiação, que está prevista para ocorrer em Brasília (DF) no dia 11 de junho.

A Prefeitura de Monteiro concorre nacionalmente com o Projeto Agricultura Empreendedora: Cultivando Prosperidade e Colhendo Sucesso.

O Prefeito Márcio Leite, de São João do Tigre, comemorou o início do pagamento do Programa Garantia Safra 2022/2023, que é fruto de uma parceria entre os Governos Federal, Estadual e Municipal, que garante ao agricultor o recebimento de um auxílio financeiro, por tempo determinado, caso perca sua safra em razão da estiagem e tem como objetivo oferecer condições mínimas de sobrevivência a este público.

O prefeito ainda destacou o aumento no valor do benefício garantia safra em 41%, passando a ser de R$ 1.200,00 na safra 2022/2023, e que o calendário de pagamento se iniciou no último dia 17.

“É um programa muito importante para nossos agricultores, que sofrem com as chuvas esporádicas, causando prejuízos nas lavouras, e essa ajuda é uma compensação para essas percas da agricultura familiar. Ficamos muito felizes em colaborar com esse programa”, disse Márcio Leite.

Para maiores informações, os agricultores podem se dirigir até a Secretaria Municipal de Agricultura do município.

O juiz José Guedes Cavalcanti concedeu prisão domiciliar ao Padre Egídio de Carvalho. O religioso estava preso na Penitenciária Especial do Valentina desde novembro de 2023. Ele é acusado pelo Ministério Público da Paraíba de liderar um esquema que teria desviado recursos milionários do Hospital Padre Zé, em João Pessoa. Na decisão de hoje, o magistrado determinou o uso de tornozeleira eletrônica, proibição de sair de casa em João Pessoa e outras medidas cautelares. Desde sábado, Egídio está internado no Hospital da Unimed após ser submetido a uma cirurgia.

“Como se vê, a hipótese em discussão encontra amparo na legislação vigente. De acordo com os documentos acostados, Egídio de Carvalho Neto submeteu-se a uma cirurgia abdominal de urgência para retirada de um tumor, esteve internado na UTI do Hospital da Unimed, hipótese que, aliada aos demais problemas de saúde que ele tem, deixam-no na condição de “debilitado por doença grave”, havendo previsão legal para o acolhimento do pleito”, diz um trecho da decisão.

Com Wallison Bezerra

O monteirense José Reginaldo Mendes, natural da cidade de Monteiro, conhecido popularmente por Zé Figueira, foi transportado por avião para o Hospital João XXIII, na cidade de Campina Grande.

Zé Figueira, foi o primeiro paciente a ser transportado de forma aeromédica da história do Hospital e Maternidade Santa Filomena, da cidade de Monteiro, através do programa Coração Paraibano.

O paciente tem 77 anos, portador de hipertensão e diabetes, ex-tabagista, e está apresentando uma doença conhecida por ‘Cardiovascular Aterosclerótica’.

Zé Figueira, é uma figura conhecida na cidade de Monteiro, e a sua saída com destino a Campina Grande, aconteceu por volta das 16:30.

Paraiba da Gente

A cantora Lucy Alves é uma das grandes atrações contratadas para encerrar o XIII Festival Cultural Zabé da Loca, realizado este final de semana na cidade de Monteiro.

Reconhecida no cenário artístico como cantora, musicista, compositora e atriz, a artista teve reconhecimento nacional após sua participação no programa The Voice Brasil, em 2013.

A partir daí, a artista assinou contrato com a gravadora Universal, se lançando em carreira solo. Três anos depois, fez sua primeira novela, “Velho Chico”. De lá para cá foram mais três folhetins, “Tempo de Amar”, “O Outro Lado do Paraíso” e “Amor de Mãe”.

Em 2022, ela voltou a se destacar na música participando da segunda temporada do The Masked Singer Brasil. Sendo a Leoa, a artista chegou na final e ficando em 3° Lugar. Nesse mesmo ano, Lucy lançou o álbum “Perigosíssima”, com 8 canções, e recentemente, a versão deluxe do álbum, com 4 novas canções.

Programação do XIII Festival Cultural Zabé da Loca:

Dia 19

08hs Manhã

Oficinas de Percussão e Pífano (Memorial Zabé Loca)

14hs Fampress

Visita aos principais pontos turísticos da Cidade.

16hs Fampress (Complexo Zabé da Loca)

17:30 Apresentações Culturais :

A Mazurca, Tambores da Serra e Grupos de Pifanos (Terreiro de Zabé)

21hs: Shows..

Artuzinho do Acordeon e Vates e Violas (Terreiro de Zabé da Loca)

Dia 20

Cultura na Feira

08hs.

Pife perfumado

Repentistas: Renê Cavalcante e Evaldo Filho

Emboladores: Condor e Marinalva,

Tambores da Serra e Laudivan Freitas e Musical Versus

20:30

Cortejo pelas ruas da cidade.

Pífanos e Tambores Nagô

21:30 – Palco Praça João Pessoa.

Banda Avuô,

Grupo de danças folclóricas do Sesc.

23hs Palco Principal.

Samba de Coco – Irmãs Lopes de Arcoverde,

Marquinhos da Serrinha, Jackson Monteiro e Lucy Alves

Mais Lidas do dia