::Aesa prevê sábado com sol entre poucas nuvens no Cariri ::Neste domingo, em Monteiro… ::Com vocês, Pétalas e Poesias (parte 2) ::Polícia encontra 74 kg de maconha em porta-malas de carro em Soledade ::DEU NO BOIGA DO TIÃO: Comendo o bode de Nininha ::Frente Parlamentar da Água visita obras da transposição e realiza audiência na Câmara de Monteiro; veja fotos ::Gestores públicos têm até dia 31 para prestar contas ao TCE-PB ::Prefeita de Zabelê vistoria obras ::Governo distribui 760 toneladas de sementes para agricultores familiares ::Agricultores do município da Prata recebem aração de terra Malves Supermercados

Aesa prevê sábado com sol entre poucas nuvens no Cariri

Aesa prevê sábado com sol entre poucas nuvens no Cariri Aesa prevê sábado com sol entre poucas nuvens no Cariri

A previsão do tempo para este sábado (27) é de sol entre poucas nuvens, com temperatura max.: 33°C e min.: 20°C, no Cariri paraibano. Já no litoral,  de sol entre nuvens, onde as temperaturas devem variar entre a mínima de 25°C e máxima de 30°C. Segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), também deve fazer sol no Sertão, mas são esperadas chuvas isoladas no fim do dia e os termômetros devem variar entre 21°C e 35°C.

O prognóstico climático também indica que o tempo vai permanecer quente e abafado em quase toda a Paraíba. “Na maior parte do dia, o sol deverá predominar. Entre a tarde e noite, áreas de instabilidade atmosférica deverão se formar, o que poderá causar pancadas de chuva”, informou a meteorologista Carmem Becker no Boletim Meteorológico da Aesa.

No domingo (29), de acordo com o gerente de Monitoramento e Hidrometria da Aesa, Alexandre Magno, são esperadas chuvas rápidas no Litoral e isoladas no Sertão. “As imagens de satélite apresentam uma abertura de tempo bom no sábado. Já no domingo pode chover na faixa litorânea e no Brejo, mas de forma moderada. Também devem ser registradas precipitações no interior do estado, principalmente no Cariri, Curimataú e Sertão”, observou.

Confira o prognóstico completo para este sábado na tabela abaixo:

Litoral: Sol entre algumas nuvens Max.: 30°C Min.: 25°C
Brejo: Nebulosidade variável Max.: 29°C Min.: 20°C
Agreste: Nebulosidade variável Max.: 30°C Min.:21°C
Cariri: Sol entre poucas nuvens Max.: 33°C Min.: 20°C
Sertão: Sol entre poucas nuvens Max.: 36°C Min.: 22°C
Alto Sertão: Sol entre algumas nuvens Max.: 35°C Min.: 21°C

Outras informações sobre tempo e clima na Paraíba estão disponibilizadas na internet, no site www.aesa.pb.gov.br.

Banner Coringa Banner Coringa
Banner Segundo Wilson Ricardo

Polícia encontra 74 kg de maconha em porta-malas de carro em Soledade

DEU NO BOIGA DO TIÃO: Comendo o bode de Nininha

Frente Parlamentar da Água visita obras da transposição e realiza audiência na Câmara de Monteiro; veja fotos

Aesa prevê sábado com sol entre poucas nuvens no Cariri Aesa prevê sábado com sol entre poucas nuvens no Cariri Aesa prevê sábado com sol entre poucas nuvens no Cariri Aesa prevê sábado com sol entre poucas nuvens no Cariri Aesa prevê sábado com sol entre poucas nuvens no Cariri Aesa prevê sábado com sol entre poucas nuvens no Cariri

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), por meio da Frente Parlamentar da água, realizou Audiência Pública nesta sexta-feira (27), na cidade de Monteiro, para discutir sobre a situação das obras de transposição do Rio Francisco. Antes disso, os deputados visitaram as obras do túnel que levará as águas até o Cariri Paraibano.

A reunião, que ocorreu na Câmara Municipal de Monteiro, contou com a participação dos deputados João Henrique, Jeová Campos, João Gonçalves e Frei Anastácio. Também estiveram presentes a prefeita da cidade, Edna Henrique, o presidente da Câmara, Bero de Bertino, além de vereadores e prefeitos da região.

Para o presidente da Frente, Jeová Campos, o objetivo da ALPB é lutar para que as obras da transposição possam ser finalizadas. “A nossa razão de estar aqui hoje é porque queremos água e em abundância. Nós precisamos construir alternativas e sabemos a importância que a Transposição tem para amenizar o problema da falta de água”, comentou.

O deputado aproveitou a ocasião para convidar toda a população a conhecer a obra, e denunciar que alguns proprietários estão sendo indenizados na desapropriação para que a Transposição possa ser viabilizada, mas se negam a liberar o terreno para a conclusão das obras.

Já o deputado João Henrique, acredita que até o ano que vem as obras da Transposição sejam finalizadas. “Estamos aqui para visitar e fiscalizar esse projeto. Tenho certeza de que está bem próximo da população do Cariri desfrutar das águas do São Francisco, jorrando água até o açude Boqueirão, em Campina Grande”, ressaltou.

O deputado Frei Anastácio afirmou que segue com a esperança de que a Paraíba terá uma nova realidade depois da transposição. “Essa obra vai amenizar o problema do nosso povo. Tive oportunidade de visitar na semana passada as obras da Transposição que vão beneficiar o Sertão Paraibano e hoje conheci as que vão beneficiar do Cariri. Temos certeza que essa obra vai amenizar e muito o problema do nosso povo”, disse.

O deputado João Gonçalves fez questão de enfatizar que as obras da transposição estão bem avançadas. “Não acreditava que minha neta pudesse ver essa obra concluída, mas hoje vejo que está bem próxima de ser finalizada”, resumiu.

Já a prefeita de Monteiro, Edna Henrique, aproveitou a ocasião para agradecer a ação da ALPB que se desloca até o Cariri para debater sobre o problema de falta de água justamente na semana de celebração do Dia Mundial da Água. “O sonho do nosso povo é ver água correndo por esses canais. Nosso Cariri passa por dificuldades, mas acreditamos em dias melhores. Espero que os deputados levem daqui nosso apelo. Estamos aqui há quatro anos esperando pelas águas da Transposição e o nosso povo não pode mais sofrer”, destacou a prefeita.

O vice-prefeito de Monteiro, Cajó Meneses, também ressaltou sobre a importância de revitalização do açude de Poções, que abastece o município de Monteiro, mas que está seco, e do rio Paraíba. “Estes dois mananciais irão receber águas do São Francisco e é preciso fazer reparos para que quando a obra finalizar as águas possam chegar sem problema”, concluiu.

Vereadores de Monteiro e cidades próximas também participaram da audiência, a exemplo de Antônio Carlos Bezerra, da cidade de Prata, que fez um triste relato do açude público da cidade, que se encontra seco e o abastecimento de água comprometido. “Infelizmente só nos resta rezar por chuva”, enfatizou.

Em Brasília – Durante a Audiência, o deputado Jeová Campos confirmou que no dia 17 de abril haverá uma audiência pública para discutir o problema de falta de água e as obras de transposição com a presença do Ministério da Integração Nacional.

Gestores públicos têm até dia 31 para prestar contas ao TCE-PB

tcepb2Termina na próxima terça-feira (31), o prazo para apresentação das prestações de contas anuais (PCAs) dos prefeitos, secretários estaduais e municipais, presidentes de câmaras municipais e demais unidades da administração direta e indireta estadual e municipal, relativas ao exercício de 2014, em conformidade com a Resolução Normativa RN-TC-03/2010, que estabelece normas para Prestação de Contas Anuais dos Poderes e órgãos da Administração Pública.

Até o momento, segundo informações da Diretoria de Fiscalização, das 223 Prefeituras municipais, obrigadas a enviar as PCAs, 18 já anexaram os arquivos no portal do tribunal. Das 223 Câmaras Municipais, 53 cumpriram a resolução. Das secretarias, apenas 17 secretarias municipais enviaram suas prestações de contas. Na conjuntura da administração, existem 105 órgãos públicos estaduais. Desses, 32 entregaram.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado, conselheiro Arthur Cunha Lima, orientou aos gestores para que respeitem o prazo da resolução. O TCE está à disposição para orientar os gestores com a prestação de contas. “O importante é que os prazos sejam respeitados, inclusive, para evitar multas desnecessárias. Caso haja pendências de ordem técnica, haverá oportunidade para os esclarecimentos necessários. O presidente observou que o TCE-PB não é apenas um órgão de fiscalização, ou mesmo punitivo, tem também sua missão orientadora juntos aos gestores públicos.

Segundo informou o Diretor de Auditoria e Fiscalização, Francisco Lins Barreto Filho, é preocupação do conselheiro presidente, Arthur Cunha Lima, no sentido de que os gestores sejam bem orientados no encaminhamento das prestações de contas e para que não percam os prazos legais. Adiantou que a resolução determina que as prestações de contas anuais deverão ser entregues ao Tribunal de Contas do Estado por meio eletrônico e advertiu que, de acordo com seu parágrafo 3º, o atraso na entrega da PCA acarretará multa no valor de R$ 1.000,00, acrescido de R$ 100,00 por dia de atraso, até o limite da multa prevista. Não existe possibilidade de prorrogação do prazo.

Após a apresentação da Prestação de Contas, o gestor responsável pelo encaminhamento receberá ciência da existência do processo respectivo no ato de recebimento da documentação e será posteriormente intimado por meio do Diário Oficial Eletrônico para apresentação de defesa e demais comunicações processuais, na forma dos artigos 92 do Regimento Interno e 22, §1º, II da Lei Orgânica do Tribunal de Contas do Estado – LOTCE.

SECRETÁRIOS MUNICIPAIS – Em conformidade com a Resolução Normativa RN TC Nº 10/2013, os secretários municipais e demais órgãos da administração direta dos municípios de João Pessoa e Campina Grande serão obrigados a encaminhar as respectivas prestações de contas. A exigência está prevista no parágrafo 3º da Resolução, que prescreve: “Para os municípios com coeficiente individual do Fundo de Participação dos Municípios – FPM, superior a 04 (quatro), aplica-se o art. 11 desta Resolução.”

Terceiro postagens – Câmara Monteiro

Prefeita de Zabelê vistoria obras

irisvistoriaA prefeita de Zabelê, Iris Henrique, tem dividido sua agenda administrativa com visitas em algumas obras que estão em andamento na cidade. Nesta quarta-feira (18), ela esteve ao lado da Secretária de Educação, Marleide Araújo, visitando algumas obras no município.

Inicialmente, a prefeita e a secretária de educação estiveram observando o andamento das obras na Escola Municipal Maria Bezerra da Silva, a primeira foi à construção da Quadra Poliesportiva com vestiários, anexa à escola, um convênio com Fundo de Nacional de Desenvolvimento da Educação, Governo Federal e Prefeitura de Zabelê, orçado em quase meio milhão.

No educandário, a prefeita ainda verificou o andamento da construção de uma sala para os professores iniciada no início do ano e que está em execução.

Na mesma escola, uma terceira obra encontra-se paralisada. Trata-se da construção de um refeitório, cozinha e banheiros, sendo recursos oriundos do Pacto pelo Desenvolvimento Social da Paraíba, uma parceria com o governo estadual, com quase 150 mil reais. Segundo a prefeita, o município recebeu apenas 10% para a execução da obra e que a mesma está paralisada porque desde o ano passado o governo estadual não deposita o restante do dinheiro, e por conta desse atraso, tem prejudicado a obra e tem ocasionado grandes transtornos aos alunos da escola.

Gosto de verificar o que vai ser entregue à população para garantir a qualidade. Escolhemos a Educação para transformar o nosso município e para isso precisamos oferecer uma estrutura adequada ao desenvolvimento da aprendizagem; disse a prefeita ao final da visita à escola.

Em seguida, a prefeita Íris Henrique esteve visitando o andamento da construção de Unidade de Saúde, porte 1, no valor de 408 mil reais. Na unidade de saúde a prefeita observou que a obra está acelerada e que em breve entregará a obra aos cidadãos do município que terão serviços com mais qualidade.

E não parou por aí, a prefeita também esteve na Creche Municipal João Henrique Neto olhando de perto os serviços oferecidos às crianças do município. Estamos acelerando cada vez mais os investimentos em melhoria da qualidade de vida da população. E um dos principais eixos desse avanço está sendo à educação em nossa cidade, contou.

Esta é uma obra já concluída de extrema qualidade e que está sendo tratada com muito carinho por mim e pela Secretaria de Educação Marleide. Estamos trabalhando para garantir um futuro melhor para as crianças de Zabelê, destacou a prefeita.

Governo distribui 760 toneladas de sementes para agricultores familiares

Aesa prevê sábado com sol entre poucas nuvens no Cariri Aesa prevê sábado com sol entre poucas nuvens no Cariri Aesa prevê sábado com sol entre poucas nuvens no Cariri

O Governo do Estado garante a distribuição de 760 toneladas de sementes certificadas para 70 mil agricultores familiares durante o período da safra 2014/2015, com um investimento da ordem de R$ 7,4 milhões do Fundo de Combate e Erradicação da Pobreza no Estado da Paraíba (Funcep-PB).

Nesta semana, foi iniciada a segunda etapa da programação e serão distribuídas 348 toneladas de milho, feijão carioquinha, macassar e sorgo. Entre os dois primeiros meses deste ano, aproveitando as chuvas no Sertão, foram repassadas 412 toneladas.

A distribuição das sementes certificadas foi intensificada pelos escritórios da Emater, empresa integrante da Gestão Unificada Emater/Emepa/Interpa, vinculada à Secretaria do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca (Sedap), atendendo aos agricultores familiares das regiões do Agreste, Brejo e Litoral onde as chuvas começam a se consolidar como período favorável ao plantio. Entre janeiro e fevereiro, foram atendidas as regiões de Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Patos, Pombal, Princesa Isabel, Serrara Branca e Souza.

O Programa Estadual de Distribuição de Sementes Certificadas da Sedap, para a Safra 2014/2015, é executado pela Emater, e segue o cronograma de distribuição que atende ao período de plantio conforme calendário. Segundo o secretário Rômulo Montenegro, a proposta é o atendimento direto aos agricultores familiares por meios de programas de produção de grãos e formação de pastagem.

No total do programa, serão distribuídas nesta safra, 350 toneladas de milho, 250 toneladas de feijão macassar (vigna), 60 toneladas de sorgo e mais 100 toneladas de feijão carioquinha (phaseolus), nas duas etapas. A distribuição e o acompanhamento do plantio são feitos pelos extensionistas da Emater.

Os agricultores devem procurar os escritórios da Emater, que estão encarregados da distribuição. O secretário Rômulo disse que os objetivos do programa é implantar um conjunto de ações articuladas visando aumentar a produção e a produtividade das propriedades rurais, com a consequente ampliação da renda e da segurança alimentar e nutricional das famílias.

O gerente executivo de Abastecimento da Sedap e presidente da Comissão do Programa de Distribuição de Sementes Certificadas, Benelio Francisco de Araújo, também ressaltou o papel dos extensionistas da Emater na distribuição das sementes, fazendo chegar a tempo recorde aos agricultores beneficiados.

Segundo o diretor técnico da Emater, Vlaminck Saraiva, por intermédio dos escritórios da Empresa, as sementes também estão chegando aos assentados da reforma agrária, comunidades indígenas e quilombolas, tudo realizado em parceria com os Conselhos Municipais de Desenvolvimento Rurais Sustentáveis, organizações sociais, secretarias municipais da agricultura, sindicatos rurais.

O assessor estadual Pedro Paulo Bezerra da Silva, designado para acompanhar a distribuição das sementes em nível da Emater, lembrou que se trata de insumos de boa qualidade germinativa que estaria fora do poder aquisitivo dos agricultores. O governo está garantindo acesso às sementes adaptadas ao semiárido e em época apropriada de plantio, fortalecendo a agricultura familiar e o setor produtivo, refletindo significativamente na segurança alimentar das populações em situação de vulnerabilidade social e econômica.

Como acontece em outras regiões administrativas da Emater, na região de Itabaiana, composta por 12 municípios, estão sendo distribuídos 18.000 quilos de sementes de milho, 9.100 quilos de feijão vigna, 1.000 quilos de feijão phaseolus e 3.700 quilos de sorgo.

Secom – PB

Agricultores do município da Prata recebem aração de terra

Prefeitura de Ouro Velho reforma escolas na zona rural do município

Banner boca escancarada

Senador Raimundo Lira recebe prefeitos de Sumé e Itabaiana

Aesa prevê sábado com sol entre poucas nuvens no Cariri Aesa prevê sábado com sol entre poucas nuvens no Cariri

O senador Raimundo Lira (PMDB-PB) tem mantido uma boa relação com os gestores da Paraíba neste começo de mandato, procurando buscar recursos para atender os pleitos dos gestores e, assim, garantir benefícios para os municípios paraibanos. Somente este mês, Lira recebeu em seu gabinete, em Brasília, prefeitos de quatro municípios, além de uma caravana de vereadores e deputados.

Raimundo Lira recebeu na noite da última quarta-feira (25) o prefeito de Itabaiana, Antônio Carlos, acompanhado do vereador Júnior Pacheco; e o prefeito de Sumé, Dr. Neto. Na ocasião, eles conversaram sobre uma ampla agenda em favor dos dois municípios. Lira se comprometeu em articular, junto ao governo federal, convênios para as cidades paraibanas.

Na semana passada o senador paraibano recebeu em audiência o prefeito Hildo Régis do município de Alagoa Grande. Na reunião, ele se comprometeu em lutar para atender aos pleitos do município. Na oportunidade, o peemedebista reafirmou o seu compromisso de trabalhar por Alagoa Grande e pelos demais municípios paraibanos, independente da cor partidária do gestor que estiver à frente da prefeitura.

Raimundo Lira lembrou que, nas audiências que tem mantido – em Brasília ou na Paraíba – com gestores municipais, tem ouvido a todos e recebido pleitos dos mais diversos, em favor dos paraibanos. Entre os pedidos, os mais unânimes tratam de medidas para sanar a falta de recursos hídricos no estado e a melhoria da malha viária paraibana.

Raimundo Lira também recebeu em seu gabinete, na semana passada, a prefeita Denise, o vice-prefeito Júnior Araújo e o ex-prefeito Carlos Antônio, do município de Cajazeiras. Na reunião, o senador se comprometeu em destinar R$ 1 milhão para a Revitalização do Açude Grande e R$ 1 milhão para o IML de Cajazeiras. Ele também detalhou para a comitiva a lista de emendas que já apresentou em favor de cidades do Sertão Paraibano.

Lira também já se reuniu com o deputado estadual Ricardo Barbosa (PSB), com o deputado federal Veneziano Vital do Rego (PMDB-PB), dentre outras lideranças da política paraibana. Também recentemente ele esteve acompanhando o governador Ricardo Coutinho (PSB) em peregrinação por ministérios, para dar encaminhamento a projetos de interesse do Governo da Paraíba.

Vila Olímpica Parahyba vai oferecer 8 mil vagas para comunidade

Aesa prevê sábado com sol entre poucas nuvens no Cariri Aesa prevê sábado com sol entre poucas nuvens no Cariri Aesa prevê sábado com sol entre poucas nuvens no Cariri

Após um investimento de R$ 31 milhões, a Vila Olímpica Parahyba será entregue à população pelo governador Ricardo Coutinho, neste sábado (28), em solenidade que vai contar com a participação de campeões olímpicos, a exemplo de Giba e Vanderlei Cordeiro, e do campeão panamericano de saltos ornamentais, Cassius Duran. O local passa a ser uma opção para sediar grandes torneios em diversas modalidades e pode servir de apoio para preparação das equipes que vão competir no Rio em 2016.

Além disso, a própria população vai poder praticar atividades físicas e participar das escolinhas que serão oferecidas na Vila Olímpica. Na primeira semana, a partir das 6h, o local estará aberto para quem desejar fazer caminhada. As matrículas para as escolinhas serão iniciadas no dia 6 de abril, logo após a Semana Santa.

Antes das obras, o atendimento anual em matrículas chegava a 4 mil. Agora, com a entrega do novo equipamento, a expectativa é de que o número chegue a 8 mil, atendendo desde crianças, a partir de três anos, até a terceira idade. O público terá acesso a natação, natação infantil, natação master, hidroginástica, polo aquático, nado sincronizado, saltos ornamentais, handebol, handebol master, atletismo, atletismo master, futebol, futebol master, handebol de areia, voleibol de areia, futebol de areia, karatê, taekwondo, judô, tênis de mesa, dança terapia, ginástica de academia, além da caminhada “Viva Vila”.

“Um sonho da Paraíba vai se tornar realidade com a entrega da nova Vila Olímpica, que será uma das mais completas do Brasil e a única com piscina exclusiva para o nado sincronizado. O investimento valeu à pena, pois além de atender a comunidade, também servirá para competições e treinamentos”, destacou o secretário de Estado da Juventude, Esporte e Lazer, Tibério Limeira.

Ricardo rebate Cássio e diz que em breve a Paraíba saberá quem é "malandro"

ricardogovernadoresO governador da Paraíba, Ricardo Coutinho (PSB), rebateu as declarações do senador da república, Cássio Cunha Lima (PSDB), que o acusou de “malandragem” ao receber um suposto dinheiro proveniente da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), sem exercer as funções de servidor. Ricardo disse que em breve a Paraíba saberia quem é o verdadeiro “malandro”.

- A Paraíba daqui a pouco tempo vai saber de coisas que não se pode fazer, e vai saber quem é malandro -, disse o governador.

Cássio Cunha Lima, disse no último final de semana, que o discurso de “corte na carne” de Ricardo não condizia com a realidade, já que ele teria, segundo o tucano, aberto mão do aumento de salário como governador para voltar a receber da UFPB, mesmo sem exercer as funções como funcionário efetivo da instituição.

O socialista ainda ressaltou que “não tem muita coisa” e vive de acordo com suas possibilidades.

- Eu vivo conforme as minhas possibilidades. Não tenho muita coisa e nem preciso. Agora, quem faz esse tipo de acusação vai ter que explicar muita coisa -, finalizou.

OLHO VIVO

CAÇADO, CÁSSIO QUER CASSAR


Por Simorion Matos

simorionVotei em Cássio Cunha Lima para governador em 2002, 2006 e 2014 e votaria novamente, por uma questão de simpatia e admiração, mas devo reconhecer que o líder tucano paraibano não vive um bom momento na política.

Em 2009, após julgamento de embargos no T S E, teve seu segundo mandato de governador cassado em definitivo.

Caçou um novo mandato e em 2010 elegeu-se senador com 1.004.183 votos, mas teve o seu registro de candidatura negado com base na Lei Ficha Limpa, ficando impossibilitado de assumir o cargo de imediato. Em 2011 com a decisão do Supremo Tribunal Federal de não retroagir a Lei Ficha Limpa fazendo a mesma valer somente a partir das eleições municipais de 2012, assumiu o Senado Federal.

Em 2014 candidatou-se para mais um mandato de governador da Paraíba e durante a campanha, era considerado como franco favorito para vencer a eleição, liderando a maioria das pesquisas e na qual terminou o primeiro turno como o candidato mais votado, mas foi derrotado no segundo turno pelo seu ex-aliado político e governador candidato à reeleição Ricardo Coutinho.

Caçado nas urnas em 2014, Cássio agora quer cassar o governador Ricardo Coutinho com ações no TRE. Seria reverter no tapetão o resultado da vontade popular, a exemplo do que lhe foi imposto quando era governador.

Pela experiência própria, Cássio deve ter uma noção exata se tem fundamento a cassação que ele está caçando.

PRÉ-CANDIDATURAS EM MONTEIRO

Lideranças admitem que a cidade de Monteiro realmente respira política 24 horas por dia. Por isso, faltando 15 meses para as convenções partidárias, 5 nomes já são comentados no moído como pré-candidatos à Prefeitura Municipal.

Pela oposição cogitam-se os nomes de Carlos Batinga e de Juraci Conrado. Pelo grupo da situação, cita-se o vereador e empresário Paulo Sérgio, a secretária/vereadora Lorena de Doutor Chico e o vice-prefeito Cajó Menezes.

Todos têm histórico político considerável: Batinga foi prefeito e deputado. Conrado, vereador mais votado em 2008. Paulo Sérgio, ex-presidente da Câmara, foi o mais votado em 2012, enquanto Lorena tem como herança o fato de ser filha do ex-prefeito Dr. Chico. Já Cajó Menezes vem de uma linhagem tradicionalmente política. É neto do ex-prefeito Alcindo Bezerra de Menezes, filho do ex-prefeito Jorge Rafael de Menezes e irmão do ex-vice prefeito e ex-presidente da Câmara, Fred Menezes.

DIREITO EM MONTEIRO

Providencial e oportuna a defesa feita pela prefeita Edna Henrique junto ao reitor Rangel Júnior, pela implantação do curso de Direita em Monteiro, pela UEPB.

Uma luta que não deve ser apenas da prefeita e do deputado João Henrique, mas de todas as lideranças de Monteiro e do Cariri, acima das questões partidárias.

UMAS & OUTRAS

Firmo Batista de Lima foi um dos grandes poetas de Monteiro. Vendedor de jóias, brincalhão, sempre que estava numa roda de amigos, ficava contando estórias, geralmente de valentia.

Gostava de mexer com os colegas cantadores, muitas vezes fazendo versos somente para provocá-los. Quando o colega demonstrava estar com raiva, Firmo caia na risada.

Certa vez, por conta de um verso em decassílabo, o poeta quase ia preso. Cantoria na bodega de Serafin, na rua de Campina. Cantavam Firmo Batista e cabo Edésio Vicente, poeta negro que era militar.

A noite era fria, com ameaça de chuva e tinha pouca gente na cantoria. Sonolento por causa do pouco movimento, Serafin já estava doido pra fechar a bodega.

Nisso, chega Severino Bezerra, comerciante e vereador, grande incentivador da poesia popular. Tentando animar o ambiente, Severino colocou um dinheiro na bandeja dos cantadores e pediu um desafio bem malcriado.

Os poucos ouvintes que estavam no salão bateram palmas. Empolgado e sem medir quem estava enfrentando, cabo Edésio ripinicou a viola e terminou o verso dizendo:

“Hoje Firmo Batista vai saber
O poder de um poeta militar”.

A resposta de Firmo foi rápida e suficiente para acabar a cantoria:

“Severino Bezerra vem pagar
Para que eu derrube do trapézio
Esse cabra chamado Cabo Edésio
Que é soldado e inventa de cantar.
Bem mandado, eu vou logo começar
Lhe chamando de nêgo corta-jaca.
Fedorento igualmente uma ticaca
Cujo verso eu recolho no pinico
E empurro uma brasa de angico
Nesse rolo de fumo Arapiraca”

Constrangido, tremendo e branco feito a vela do Santíssimo, o Cabo Edésio levantou-se, encostou a viola e usando a prerrogativa de autoridade, sentenciou:

- Têje preso. Firmo, me respeite que eu sou uma autoridade.

Aí, não houve mais cantoria. E Severino Bezerra foi o conciliador, evitando que um cantador levasse um colega para a cadeia, por causa de um verso malcriado.

Peça “Saga de Daluz” é apresentado no teatro Jansen Filho, em Monteiro

Zabelê recebeu unidade móvel de mamografia do Projeto Amigos do Peito

Orçamento Democrático Estadual prepara regiões para as Audiências Regionais

Aesa prevê sábado com sol entre poucas nuvens no Cariri Aesa prevê sábado com sol entre poucas nuvens no Cariri

As Regiões Geoadministrativas do Estado estão recebendo as primeiras reuniões preparatórias para as Audiências Regionais do Orçamento Democrático Estadual, que se iniciam no próximo dia 10 de abril, com o governador Ricardo Coutinho e seus auxiliares. As reuniões preparatórias estão sendo realizadas nas microrregiões, envolvendo a população dos 223 municípios paraibanos.

Segundo o secretário executivo do OD Estadual, Gilvanildo Pereira, “esse é o momento em que a equipe de articuladores regionais mobiliza a população para a realização de pequenas reuniões com o objetivo de divulgar o ciclo de atividades, explicando como funciona o instrumento de participação, com ênfase para as audiências públicas regionais”, informou o secretário.

O gerente regional de acompanhamento e formação, Geraldo Bernardo, que coordenada às regiões de Cajazeiras (9ª Região) e Sousa (10ª), cidades onde serão realizadas as primeiras audiências públicas, disse que “as reuniões preparatórias na região estão envolvendo a participação de lideranças populares e da sociedade em geral, e que a população deve ficar atenta a este momento ímpar de encontro e diálogo com o governo”, disse.

Anualmente o Governo do Estado realiza 16 audiências públicas regionais, nas 14 Regiões Geoadimistrativas, com a participação e o envolvimento dos 223 municípios paraibanos. É o momento em que a população destas cidades elege as prioridades de investimentos almejados para as suas respectivas regiões para o ano subsequente.

Lançamento do ciclo – O lançamento do ciclo 2015, assim como do calendário completo das audiências regionais em toda a Paraíba, será realizado no dia 6 de abril, a partir das 9h, no Centro de Convenções de João Pessoa. O vento será aberto ao público e direcionado à imprensa.

Saiba mais – A novidade para o ciclo deste ano será a implantação do sistema informatizado para o preenchimento da ficha de prioridade, que até então era realizado manualmente. Cada participante poderá escolher até três obras, ações ou serviços que gostaria que fossem realizadas ou executadas em suas regiões. A população de toda a Paraíba também elegerá, de forma eletrônica e digital, aquelas obras mais significativas e de impacto já concretizadas em suas regiões.

Preparatórias agendadas para Sousa e Cajazeiras – Confira a programação de algumas reuniões preparatórias agendadas até o próximo domingo (29). Mais informações sobre o calendário das reuniões podem ser obtidas através dos articuladores e gerentes regionais de Acompanhamento e Formação das regiões ou através dos telefones do Orçamento Democrático Estadual (83) 3218-4486 ou (83) 3218-4768

Sousa (10ª Região)
27/03 às 17h – Câmara de Vereadores de Lastro
28/03 às 9h – Escola Genésio Araujo, de São José da Lagoa Tapada
28/03 às 15h – Escola Antônio Teodoro Neto, conjunto Mutirão – Sousa
29/03 às 9h – Associação Enéas Gonçalves, bairro Nilton Santos –  Nazarezinho

Cajazeiras (9ª Região)
26/03 às 17h – Sítio Cafundó – Zona rural de Uiraúna
27/03 às 9h – Centro Cultural de Santa Helena
27/03 às 19h – Escola Municipal do Distrito de Várzea da Ema
29/03 às 9h – Associação Comunitária do Sítio Jardineiro – Cajazeiras

Senador propõe que policiais reformados tenham direito ao porte de arma

revolver2Atendendo a solicitação de entidades representativas dos policiais, o senador paraibano Cássio Cunha Lima (PSDB), apresentou projeto de lei (PSL) que altera a Lei nº 10.826, de 22 de dezembro de 2003, para conceder porte de arma de fogo aos policiais e aos bombeiros militares inativos. O objetivo é alterar o Estatuto do Desarmamento para conceder o porte de arma de fogo aos servidores inativos da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal, da Polícia Ferroviária Federal, das Polícias Civis, das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares.

O PSL foi motivado após a recente decisão pela Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça(STJ), ao julgar um Habeas Corpus oriundo de São Paulo, em dezembro de 2014. Pela decisão, “o porte de arma de fogo está condicionado ao efetivo exercício das funções institucionais por parte dos policiais, motivo pelo qual não se estende aos aposentados”. Os Ministros baseiam essa decisão no art. 33 do Decreto nº 5.123/2014, que regulamentou o art. 6º da Lei nº 10.826/2003 (a chamada lei do desarmamento).

Controvérsia – Ocorre, no entanto, que o art. 37 do mesmo Decreto n° 5.123, de 1° de julho de 2004, concede o porte de arma aos policiais e aos bombeiros militares inativos, desde que observados requisitos, como a propriedade da arma de fogo (as armas de fogo da corporação devem ser devolvidas por ocasião da passagem para a inatividade) e a realização de avaliação psicológica a cada três anos.

Nesse sentido, o senador quer através deste projeto evitar que decisões judiciais retirem dos servidores inativos dos órgãos de segurança pública o legítimo direito ao porte de arma.

Para o presidente do Clube dos Oficiais da Paraíba, coronel Francisco de Assis da Silva, a iniciativa do senador Cássio veio em boa hora pois o entendimento da justiça, com base na lei atual, tem sido a de não autorizar que o policial reformado porte uma arma de fogo, “a iniciativa do senador Cássio atende a uma grande preocupação de toda a categoria policial pois passamos 30 anos em confronto com foras da lei e de repente o policial passa a não poder cuidar da sua própria segurança após ir para a reforma.

Cássio destacou que é preciso levar em consideração de que se trata de uma categoria que durante todo o exercício de suas atividades constrói relações que contrariam a ação dos marginais. E depois da reforma, esses profissionais se tornam vulneráveis e sem o mínimo de proteção sendo vítimas frequentes de represálias e vinganças,”, finaliza.

ALPB aprova votação aberta para análise de contas do Governador

Aesa prevê sábado com sol entre poucas nuvens no Cariri Aesa prevê sábado com sol entre poucas nuvens no Cariri

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou por unanimidade, durante a sessão ordinária desta quinta-feira (26), a instituição do voto aberto para a apreciação de contas do Governo do Estado. O projeto de autoria da Mesa Diretora da Casa teve como justificativa o ajuste do regimento interno com a Constituição Estadual e Federal.

Para o presidente da ALPB, Adriano Galdino, a aprovação do projeto de autoria da Mesa Diretora foi um ato histórico. “Nesse dia, por unanimidade, essa Casa faz história. Mostrando para a sociedade paraibana que os deputados não têm medo de assumir suas posições. Os deputados consertaram essa falha do regimento interno que não estava em consonância com a Constituição Federal e Estadual”, afirmou.

Em tramitação na Casa ainda existem duas contas do Governo do Estado para serem apreciadas e já serão votadas em plenário com votação aberta. “Essas contas estão em suas respectivas comissões e quando chegarem à Mesa serão incluídas para apreciação em Plenário de forma imediata”, explicou Adriano Galdino.

Existem ainda outras matérias que versam sobre voto aberto, mas ainda estão em discussão na Casa. De acordo com Adriano Galdino, será criada uma comissão especial para analisar e emitir um parecer sobre a instituição do voto aberto para todas as votações na ALPB.

Também nesta quinta-feira, foi aprovada por unanimidade a Medida Provisória 234/2015 do Governo do Estado que dispõe sobre a aplicabilidade da atualização dos subsídios promovidos pela Lei 10.326 de 22 de janeiro de 2015. A Medida congela a atualização dos subsídios do Governador do Estado, do vice-governador e secretários estaduais até que a realização de receita pelo Estado possibilite ao Poder Executivo cumprir o limite legal de despesa com pessoal nos termos da Lei Complementar 101, de maio de 2000.

Outro Projeto de Lei Ordinária aprovado durante a sessão foi o de número 69/2015 do Governador do Estado. Ele autoriza o remanejamento total ou parcial de dotações orçamentárias para a suplementação até o limite de R$ 214.961.845,00, e foi aprovado por unanimidade. Com a autoria deste projeto será criado um fundo de contingência para onde irão todas as dotações orçamentárias que constavam na Lei Orçamentária Anual (LOA) anterior.

Para o deputado Buba Germano, a aprovação do projeto destravará as ações do Governo em prol da sociedade. “As emendas de remanejamento que totalizavam R$ 88 milhões retornam a seus órgãos de origem e R$ 114 milhões que são emendas de remanejamento estão à disposição através de suplementação que depende do equilíbrio financeiro do Estado. A aprovação confere governabilidade já que os recursos já poderão ser utilizados em prol da sociedade”, afirmou o parlamentar.

Instalação de comissões permanentes

A Assembleia Legislativa já instalou cinco das nove Comissões Permanentes da Casa de Epitácio Pessoa. As outras quatro Comissões estão instituídas, faltando a instalação e escolha dos seus presidentes e vices-presidentes, dentre os integrantes.

Estão constituídas, instaladas e em funcionamento as Comissões de Constituição, Justiça e Redação; Acompanhamento e Controle da Execução Orçamentária; Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional; Direitos Humanos e Minorias; Administração, Serviço Público e Segurança.

A nona comissão, de Legislação Cidadã, está publicada no Diário do Poder Legislativo desta quinta-feira (26), e deverá ser instalada nos próximos dias, bem como as Comissões de Direitos da Mulher; Educação, Cultura e Desportos; e Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente.

[+]   POSTAGENS