::Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor ::Natália de Dr. Júnior faz entrega de ovos de páscoa em Ouro Velho ::As charges do dia… ::Programa Água para Todos começa a ser executado no município de Prata ::Prefeita de Pombal reafirma apoio a Ricardo ::Vândalos derrubam radar de velocidade em estrada do Cariri ::Dupla suspeita de atirar em ônibus de estudantes é presa em Cubati ::Compositor de Monteiro classifica-se para a 2ª eliminatória do Forró Fest ::Chico de Mariano é reeleito Presidente da Câmara de São Sebastião do Umbuzeiro ::Familiares de Dula Menezes agradecem solidariedade dos amigos e empenho da equipe médica Prefeitura de Prata

Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor

Banner Coringa Banner Coringa

Natália de Dr. Júnior faz entrega de ovos de páscoa em Ouro Velho

Banner Segundo Wilson Ricardo

Programa Água para Todos começa a ser executado no município de Prata

Prefeita de Pombal reafirma apoio a Ricardo

Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor

A prefeita de Pombal, Polyanna Dutra (PT) reafirmou o seu apoio ao projeto de reeleição de Ricardo Coutinho (PSB), após encontro nesta quarta-feira (16) com o governador. “O governador Ricardo Coutinho é muito trabalhador e eu também. Quem quer trabalhar, mostrar serviço e fazer o bem ao povo segue este caminho.”

Polyanna Feitosa afirmou que a parceria com o governo do Estado só vem beneficiando a cidade e lealdade se paga com lealdade. “A cidade só vem ganhando com a gestão de Ricardo Coutinho e eu não tenho motivos para sair desse projeto que vem dando certo para a Paraíba e para Pombal também”, completou.

De acordo com a prefeita, a parceria entre Estado e municípios está sendo muito boa e construtiva para o desenvolvimento dos municípios com inúmeras estradas, adutoras, investimentos em saúde, educação e de acesso à água. “Em Pombal fomos muito beneficiados na saúde com a instalação de um centro de cardiologia que realiza o diagnóstico preciso evitando mortes, além da Casa da Cidadania, matadouro e abertura de poços artesianos”.

O governador Ricardo Coutinho agradeceu a confiança da prefeita Pollyanna e das demais lideranças, destacando que ela é um exemplo de gestora que não mede esforços para dialogar e desenvolver políticas públicas para melhorar a qualidade de vida do povo de Pombal. “Pombal hoje é uma referência e exerce forte influência na região”, completou Ricardo.

Durante a audiência com o governador Ricardo Coutinho, o secretário de Articulação e Desenvolvimento dos Municípios, Carlos Antônio, e o presidente estadual do PSB, Edvaldo Rosas, a prefeita de Pombal esteve acompanhada do presidente da Câmara de Pombal, vereador Rogério Martins (PSB), do ex-prefeito de Brejo do Cruz Francisco Dutra (Barão) e do secretário de Indústria e Comércio do município, Francimar Fragoso que reafirmaram apoio político do grupo a Ricardo Coutinho.

Vândalos derrubam radar de velocidade em estrada do Cariri

Dupla suspeita de atirar em ônibus de estudantes é presa em Cubati

Terceiro postagens – Câmara Monteiro

Compositor de Monteiro classifica-se para a 2ª eliminatória do Forró Fest

forrofestpequenaAtenção, compositores! O Forró Fest já divulgou a lista com as canções escolhidas pelos jurados para a eliminatória de Sousa, no dia 10 de maio. No total, foram doze músicas selecionadas pelo júri presidido por Sérgio Galo e composto pelos artistas Cezzinha, Jubileu Filho, Eduardo Talfic e Zé Hilton.

Na noite de apresentação, que acontecerá na Praça Bento Freire, mais conhecida como Praça da Matriz, os jurados convidados irão escolher, entre as doze composições, quais as três que ganharão vaga na final em Campina Grande, durante o maior São João do Mundo.

Entre as músicas classificadas está “Poeta Matutino”, do monteirense Edney Marçal,

Confira abaixo as músicas selecionadas para a segunda eliminatória:

PRECE DE UM RETIRANTE
Adilson Medeiros

FOI DOMINGUINHO QUE CHEGOU
Antônio Lisboa de Medeiros Lucena

POETA MATUTINO
Edney Marçal

UM GRANDE AMOR NO SERTÃO
Ivando Andrade do Monte

PEDIDO DE CABOCLO
Izildo Manoel Lucena da Silva

FORRÓBOL
João André

MINHA TERRA É MEU LAR
Judman Dias / Vava Dias

SER NORDESTINO É TER PODER
Juscelino Charles Jeronimo Modesto

SOS SERTÃO
Lucas Araújo

AMOR À MINHA TERRA
Luzinaldo André de Oliveira

HERDEIRO DO BAIÃO
Salvio Emanuel Moreira Ribeiro

EITA TEMPO BOM
Sebastião Geovani Terto de Holanda

Chico de Mariano é reeleito Presidente da Câmara de São Sebastião do Umbuzeiro

Familiares de Dula Menezes agradecem solidariedade dos amigos e empenho da equipe médica

Prefeitura de Monteiro faz visita técnica nas áreas de modificação do trânsito

Caririzeiros têm músicas selecionadas para a 1ª eliminatória do Forró Fest

Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor

Dois caririzeiros, um de Monteiro e outro de Serra Branca, tiveram suas composições classificadas para a primeira eliminatória de mais uma edição do Forró Fest, que começa no sábado, dia 3 de maio, na cidade de cabedelo.

A música “Gente Sofrida”, do monteirense Francisco Mariano (Chiquinho de Monteiro- foto) em parceria com Magna Mendonça e o serra-branquense José Gilmar Gonçalves de Brito com a música “De Onde Venho”, estão entre as 12 com posições selecionadas para a abertura do maior festival de música do nordeste.

Depois de várias tentativas, esta a primeira vez que Chiquinho de Monteiro tem uma música classificada para o Forró Fest, enquanto que Gilmar Gonçalves tem pela sexta vez uma música de sua autoria classificada no festival que é promovido pelas TV’s Paraíba e Cabo Branco.

O júri formado pelos artistas Cezzinha, Jubilieu Filho, Eduardo Talfic e Zé Hilton escolheu as doze composições que serão apresentadas ao público cabedelense e que tentarão vaga na grande final, que acontece em Campina Grande, durante o Maior São João do Mundo.

Confira a relação das músicas selecionadas:

A INVENÇÃO DO BAIÃO – (Aldeni Marques de Carvalho)
FORROZEIRO DO AMOR – (Carlos Alexandre da Silva Cavalcanti)
EU VOU BATER NA TUA PORTA – (Eduardo Ferraz Guimarães Novaes)
SONHO DE SERTANEJO – (Francisco de Assis Correia Gomes)
GENTE SOFRIDA – (Francisco Mariano / Magna Cássia Mendonça)
MEI DE FESTA – (Ismênia Thereza Santos Leal)
NO CÉU TAMBÉM TEM FORRÓ – (Jairo Silvino / Fábio Antônio)
DE ONDE VENHO – (José Gilmar Gonçalves de Brito)
DENGO – (José Levi da Silva)
ELEVADO NORDESTE – (Tarciso Alves de Siqueira Júnior)
COR NORDESTINA – (Vicente de Paula Aquino)
SOU NORDESTE – (Wagner Luiz dos Santos Malta)

Casa é arrombada em plena luz do dia na cidade de Juazeirinho

juazeirinhoabandono2Uma casa localizada na travessa Luiz Marinheiro, no Alto da Bela Vista, zona norte da cidade de Juazeirinho, foi arrombada em plena luz do dia na manhã desta terça-feira (15) e diversos objetos foram roubados.

Segundo informações obtidas pelo helenolima.com, a dona da casa, Cláudia, saiu com o marido, Edilson, para realizar uma consulta de pré-natal no posto de saúde do bairro, haja vista que ela está gravida, e quando retornou, encontrou a residência completamente revirada.

Segundo ela, foram roubados um aparelho de celular e outro de DVD, além de sua feira, que ela havia feito para passar o mês.

Várias casas dessa travessa já foram invadidas recentemente.

Heleno Lima

Aesa destaca chuvas e recuperação dos mananciais paraibanos

Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor

A segunda edição do Informativo Hidroclimático da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) destacou a recuperação gradativa dos mananciais paraibanos e a tendência das chuvas se tornarem mais frequentes no Agreste, Brejo e Litoral nos próximos meses. A primeira versão do boletim semanal foi lançada no início do mês, pelo setor de Monitoramento e Hidrometria do Governo do Estado.

De acordo com o Informativo, a previsão é de que até o final de abril a combinação das altas temperaturas e a maior concentração de umidade no ar favoreçam à ocorrência de chuvas no Cariri, Curimataú, Sertão e Alto Sertão. A partir de maio, tem início a estação chuvosa da faixa litorânea.

“Com o início do período mais favorável à ocorrência de chuvas no Brejo, Agreste e Litoral, a tendência é de que gradativamente as precipitações se tornem mais frequentes com o passar dos dias. Isso por conta do transporte de umidade causado pelos ventos oceânicos”, descreveu a meteorologista do Governo do Estado, Carmem Becker.

Açudes – Os índices pluviométricos registrados desde o início do ano contribuíram para a recuperação progressiva dos mananciais, principalmente os localizados no Semiárido paraibano. “Um levantamento feito por nossa equipe revelou que, até o momento, as sub-bacias dos rios Espinharas, Peixe, Piancó e Piranhas foram as mais favorecidas pluviometricamente. No caso da sub-bacia do rio Espinharas, que do início do ano até agora alcançou 604,5 milímetros, o acumulado já é maior que a média histórica do mês de abril, que é de 577,4 milímetros”, comentou o diretor presidente da Aesa, João Vicente Machado Sobrinho.

“Os eventos de chuva registrados no período foram eficientes ao aporte hídrico em alguns reservatórios do Estado, principalmente nas regiões do Alto Sertão e Sertão”, completou o gerente de Monitoramento e Hidrometria, Alexandre Magno, destacando os açudes Coremas (34,4% da capacidade) Mãe D’Água (29% da capacidade).

Por trás da notícia

Por Zizo Mamede

zizomamedeA o site da Carta Capital trouxe neste dia 11 de abril uma entrevista com Paulo Francini, diretor do Departamento de Economia da poderosa Fiesp – Federação das Indústrias do Estado de São Paulo. Paulo Francini, entre empresários brasileiros que ganham espaço na imprensa para falar da conjuntura nacional, é um dos poucos que não tem uma avaliação negativa do governo Dilma Rousseff.

Na entrevista concedida por Paulo Francini destaca-se a objetividade com que analisa a postura da mídia no país. O empresário afirma que “o pensamento econômico dominante na mídia é muito e de instituições financeiras.” Para ele os comentários [na mídia] são pautados por instituições financeiras e que “há interesses envolvidos de grande monta e interesses ideológicos e partidários.”

O decano dirigente da Fiesp relembra que as grandes dificuldades do setor industrial brasileiro começaram desde a década de 1980, mas que se agravaram com a supervalorização do real e a política de juros altos, durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso. – Essa avaliação de Paulo Francini num grande site é uma exceção.

Mas, Paulo Francini também faz duras críticas ao governo da presidenta Dilma Rousseff: “O governo tem sido sempre derrotado pela mídia. A sua capacidade de comunicação é muito baixa.”

Outras exceções

Outro dia a empresária Luíza Trajano, dona do Magazine Luíza, desbancou o mal humorado Diogo Mainardi, em programa do Globo News, rebatendo informações distorcidas publicadas pelo jornalista sobre os índices de inadimplência no Brasil. As palavras da empresária Luíza Helena Trajano foram festejadas por um grande número de internautas.

Em fevereiro de 2014, o empresário Benjamin Steinbruch, destoando da grande do pensamento econômico hegemônico assim de pronunciou: “Recessão, prá que? Há algo muito grave acontecendo no país. Uma avalanche conservadora dominou a opinião pública nos últimos tempos e impôs a ideia de que o Brasil precisa unicamente de austeridade fiscal e arrocho monetário e não pode continuar a pensar em medidas para inventivas o crescimento econômico.” – Essa fala do presidente da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) está na coluna que o empresário assina na Folha de São Paulo.

Essas falas de grandes empresários na contracorrente da linha editorial da maior parte da grande mídia são exceções. Como bem exclamou Paulo Francini da Fiesp em Carta Capital, o que prevalece na mídia brasileira são “interesses ideológicos e partidários”. E arremata: “É um pensamento de oposição ao governo.”

O contraponto: outra narrativa

Quem se der ao trabalho de monitorar as notícias e avaliações da economia brasileira nos circuitos oligopolizados dos chamados mass media, perceberá que prevalece a construção de um pensamento pessimista sobre o Brasil. Os grandes empresários da comunicação estão semeando diuturnamente o desânimo com o futuro do país.

Para quem não concorda com esta narrativa do pessimismo precisa ir além do óbvio, ver criticamente quais são os interesses que estão por trás desses sistemas de comunicação de massas: Não se trata apenas de disputa política com o governo federal. Está em jogo uma disputa entre diferentes projetos políticos para o país.

É preciso encarar a grande mídia e deixá-la nua. Esses sistemas integrados de produção e difusão de informações – televisão, rádio, jornais e revistas impressos, internet – são campos de batalha. Os que veem diferente do pensamento que hegemoniza a grande mídia precisam fazer esta disputa por dentro, pelas frestas e pelas brechas do próprio sistema que continua concentrado nas mãos dos mesmos: os mesmos de sempre, que estão por trás das notícias.

A internet é promissora e revolucionaria exceção na produção democrática da informação. Mas não é suficiente para o contraponto, por mais que seja indispensável. É preciso chegar mais junto do povo com a outra narrativa.

Prefeita de Monteiro e Deputado João Henrique emitem nota pelo falecimento de Dula Menezes e Professora Lauricéia

CDSA realiza ExpoCaatinga e Seminário Regional sobre Bioma Caatinga

Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor

Será realizado de 23 a 25 deste mês de abril, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido e no Núcleo de extensão Cultural da UFCG em Sumé-PB, o I Seminário Regional sobre Potencialidades do Bioma Caatinga (I SERPEC) e a III ExpoCaatinga, evento alusivo às comemorações do Dia Nacional da Caatinga (28 de abril) e que se define pela relevância de referenciar os saberes e práticas evidenciados através dos atores regionais.

O I SERPEC e a III ExpoCaatinga têm como tema “Convivência e Resistência na Terra do Sol. O objetivo é promover uma significativa exposição de conhecimentos voltados para as potencialidades regionais. São abertos à comunidade em geral e como público alvo preferencial pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação, graduação e ensino fundamental e médio, membros de órgãos governamentais e da sociedade civil interessados nos temas abordados.

A realização do I SERPEC e a III ExpoCaatinga tem como finalidade: promover uma exposição de saberes e práticas voltadas para as potencialidades regionais, difundindo estratégias de convivência no Bioma Caatinga; discutir estratégias e propostos subsídios às políticas públicas direcionadas à sustentabilidade regional; promover a interação de alunos, professores e pesquisadores das diversas áreas, ampliando assim a base de conhecimento da Caatinga; oferecer aos participantes, perspectivas de intercâmbio de pesquisas e de socialização de conhecimentos contextualizados; apresentar proposições imprescindíveis para o avanço do processo de desenvolvimento; fomentar um espaço de diálogos acerca do futuro do Bioma em face dos riscos ambientais; desenvolver um espaço de reflexão sobre as práticas de conservação e gestão dos recursos naturais; permitir a integração de especialistas nas questões ambientais; promover a interdisciplinaridade nas ações de pesquisa e projetos e a questão da regionalização.

A organização do I SERPEC e da III ExpoCaatinga, é do Grupo de Pesquisa: Conservação Ecossistêmica e Recuperação de Áreas Degradadas no Semiárido – CERDES e Laboratório de Ecologia e Botânica – CDSA/UFCG que são coordenados pela professora Alecksandra Vieira de Lacerda.

“O evento está dedicado a pessoas de todas as classes sociais e será fortalecido por meio da participação de vários atores locais e regionais, os quais, nos seus saberes e práticas, farão referências às riquezas presentes nos espaços do Bioma Caatinga. Portanto, considerando as significativas potencialidades da Caatinga que devem ser evidenciadas e trabalhadas, torna-se perceptível a real necessidade de maiores investimentos em eventos que busquem expor práticas e saberes dessa região. Nesse sentido, a efetivação deste evento servirá para evidenciar o compromisso e as ações dos parceiros em relação ao desenvolvimento regional”, disse a professora.

Essa será a terceira edição da ExpoCaatinga. O evento teve início em 2012 no município de Sumé-PB e foi idealizado para comemorar o Dia Nacional da Caatinga, que é o dia 28 de abril. Esta ação contou com o envolvimento dos alunos do CDSA/UFCG, produtores agroecológicos, artesãos e membros da sociedade civil, que contribuíram com acervos histórico-cultural. Assim, foi possível proporcionar ao público que compareceu ao Núcleo de Extensão Cultural da UFCG (Local do evento), a oportunidade de entrar na Caatinga e conhecer suas riquezas naturais e culturais. A II ExpoCaatinga foi realizada em 2013, já ampliado, com a realização de exposições em vários ambientes temáticos que ressaltaram as potencialidades do Bioma Caatinga e no CDSA/UFCG com várias palestras, minicursos, oficinas e rodas de conversas.

Mais informações através sítio eletrônico do evento (http://www.serpec-expocaatinga.com), e-mail: serpec.expocaatinga.inscricoes@gmail.com, facebook (https://www.facebook.com/serpec.expocaatinga) ou dos telefones: (83) 3353-1879(83) 3353-1879, 3353-1850 e 9970-2349.

Prefeitura de Monteiro promove evento com estudantes; veja fotos

Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor Prefeita Edna participa do lançamento do espetáculo A Ceia do Senhor

O Programa Saúde na Escola, desenvolvido nas escolas públicas municipais e estaduais de Monteiro, culminou nesta segunda-feira, 14, com uma grande mostra de atividades realizadas pelos alunos.

A mostra que aconteceu na Praça João Pessoa no período da manhã teve como tema: “Práticas corporais, atividade física e lazer numa perspectiva de paz e direitos humanos”.

O objetivo do Programa Saúde na Escola é contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção de saúde, prevenção de doenças e agravos à saúde. O programa em Monteiro é fruto de uma parceria iniciada em 2011 entre os Ministérios da Saúde e da Educação.

O público alvo do programa são estudantes da educação básica, gestores e profissionais da educação e da saúde. Também são atendidos estudantes da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, assim como também o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Participaram do evento as Secretárias de Saúde Ana Lorenna, de Educação Ana Lima, de Administração Maria Beatrice, além da Secretaria Adjunta de Saúde Aline Cristianne, Coordenadora de atenção básica Ana Nóbrega, a professora Márcia Guedes representando as gestoras escolares da rede municipal, e a professora Dezirê Lucia, representando as gestoras das quatro escolas da rede estadual que também apresentaram os seus trabalhos, além de toda a equipe NASF do município.

A rede municipal apresentou trabalhos com temáticas como meio ambiente e sustentabilidade, vivendo a infância, alimentação saudável e obesidade, entre outros. A escola da zona rural premiada foi a Escola Benícia Alves de Santa Catarina com o tema: Acidentes e Trânsito e recebeu um kit de materiais para prática desportiva.

Na zona urbana, foi premiada a Escola Adalice Remígio que tratou sobre Diabetes e Hipertensão Arterial e também ganhou um kit.

Para o Coordenador do NASF Anderson Leite, a qualidade das atividades demonstrou que os temas foram muito bem desenvolvidos nas escolas durante a semana de ações que foi realizada de 07 a 11 de Abril em cada escola entre suas respectivas turmas.

“Tivemos jograis, danças, poesias, repente, paródias, peças de teatro e muita criatividade para tratar de assuntos ligados à nossa saúde, levando conhecimento de forma lúdica a estes alunos. O trabalho foi muito positivo”, comentou.

“As atividades são extra curriculares e vão continuar sendo trabalhadas e aprofundadas nas escolas havendo também a troca de experiências entre as mesmas”, acrescentou a Secretária de Saúde Ana Lorenna.

“Quando há esta interação entre as Secretarias, entre os profissionais, entre as escolas, entre os alunos, é impossível não alcançar objetivos tão exitosos como aconteceu nesta atividade”, encerrou a Secretária de Educação Ana Lima.

[+]   POSTAGENS