prefeitura
::SUMÉ: Éden confirma que disputará reeleição ::Adriano Galdino rechaça fala de Bolsonaro: “desserviço às relações federativas” ::Caminhoneiros se mobilizam após nova tabela de frete rodoviário ::Homem morre após colidir moto na traseira de caminhão no Cariri ::Governadores do NE cobram posicionamento de Jair Bolsonaro ::Programa de pós-graduação em ciências da nutrição da UFPB realiza pesquisa em Sumé ::S. S. do Umbuzeiro recebe Pesquisador da UFPB sobre as potencialidades do Leite de Cabra ::‘Daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão’, diz Bolsonaro ::Presidente da APIPD parabeniza prefeita Anna Lorena e equipe pela atenção aos deficientes ::Edna Henrique destina meio milhão de reais para construção do Parque de Exposição de Monteiro Malves Supermercados

SUMÉ: Éden confirma que disputará reeleição

Banner Coringa Banner Coringa

Adriano Galdino rechaça fala de Bolsonaro: “desserviço às relações federativas”

Caminhoneiros se mobilizam após nova tabela de frete rodoviário

Banner asfalto

Homem morre após colidir moto na traseira de caminhão no Cariri

Governadores do NE cobram posicionamento de Jair Bolsonaro

SUMÉ: Éden confirma que disputará reeleição SUMÉ: Éden confirma que disputará reeleição

Governadores da Região do Nordeste divulgaram uma carta pedindo explicações ao presidente Jair Bolsonaro sobre declaração feita em coletiva. “Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional”.

Em conversa com o ministro da Casa Civil, Ônix Lorenzoni, durante uma coletiva com jornalistas da imprensa internacional, na última sexta-feira (19), Bolsonaro afirmou que “desses governadores de ‘Paraíba’, o do Maranhão é o pior. Não tem que ter nada com esse cara”.

A carta cobra explicações ao presidente, uma vez que ele afirmou que restringiria recursos para os Estados nordestinos.

“Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população”, diz o comunicado.

Leia a carta na íntegra:

Carta dos Governadores do Nordeste

19 de Julho de 2019

Nós governadores do Nordeste, em respeito à Constituição e à democracia, sempre buscamos manter produtiva relação institucional com o Governo Federal.

Independentemente de normais diferenças políticas, o princípio federativo exige que os governos mantenham diálogo e convergências, a fim de que metas administrativas sejam concretizadas visando sempre melhorar a vida da população.

Recebemos com espanto e profunda indignação a declaração do presidente da República transmitindo orientações de retaliação a governos estaduais, durante encontro com a imprensa internacional.

Aguardamos esclarecimentos por parte da presidência da República e reiteramos nossa defesa da Federação e da democracia.

Programa de pós-graduação em ciências da nutrição da UFPB realiza pesquisa em Sumé

S. S. do Umbuzeiro recebe Pesquisador da UFPB sobre as potencialidades do Leite de Cabra

Banner Câmara

'Daqueles governadores de 'paraíba', o pior é o do Maranhão', diz Bolsonaro

SUMÉ: Éden confirma que disputará reeleição SUMÉ: Éden confirma que disputará reeleição

O presidente Jair Bolsonaro disse nesta sexta-feira (19) que, “daqueles governadores de ‘paraíba’, o pior é o do Maranhão; tem que ter nada com esse cara”. O uso de um termo pejorativo para se referir aos nordestinos provocou a reação de governadores da região, que manifestaram “espanto e profunda indignação”.

A fala do presidente foi durante uma conversa informal com o ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) assim que se sentou na mesa para dar início a um café da manhã com jornalistas da imprensa estrangeira no Palácio do Planalto, em Brasília.

A conversa foi registrada pela TV Brasil e viralizou nas redes sociais à tarde.

Os governadores do Maranhão e da Paraíba também se manifestaram nas redes sociais. “Como conheço a Constituição e as leis do Brasil, irei continuar a dialogar respeitosamente com as autoridades do governo federal e a colaborar administrativamente no que for possível. Eu respeito os princípios da legalidade e impessoalidade (artigo 37 da Constituição)”, disse Flávio Dino (PC do B), do Maranhão.

João Azevêdo (PSB), da Paraíba, disse condenar “qualquer postura que venha ferir os princípios básicos da unidade federativa e as relações institucionais deles decorrentes. A Paraíba e seu povo, assim como o Maranhão e os demais estados brasileiros, existem e precisam da atenção do governo federal independentemente das diferenças políticas existentes. Estaremos, neste sentido, sempre dispostos a manter as bases das relações institucionais junto aos entes federativos, vigilantes à garantia de tudo aquilo a que tem direito”.

A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto informou que não irá comentar.

Presidente da APIPD parabeniza prefeita Anna Lorena e equipe pela atenção aos deficientes

SUMÉ: Éden confirma que disputará reeleição SUMÉ: Éden confirma que disputará reeleição

O presidente da Associação Paraibana da Inclusão da Pessoa com Deficiência – APIPD, Geraldo Souza, parabenizou a prefeita Anna Lorena e sua equipe de secretários e diretores durante a sessão especial da Câmara de Vereadores voltada para a população deficiente de Monteiro.

Durante sua fala, Geraldo Souza, fez questão de frisar todo o trabalho quem vem sedo desempenhado pela Prefeitura visando uma melhor qualidade de vida, inclusão e criação de políticas públicas para as pessoas com diversos tipos e níveis de deficiência.

“Nossos Agradecimentos à Prefeita Anna Lorena pela atenção e apoio ao seguimento da Pessoa com Deficiência. Parabenizar as Secretárias Rosa Aleixo, Ana Lima e demais Secretários que nos apoiam na jornada, a todos os funcionários que se fizeram presentes, a Equipe Técnica e Operacional da Secretarias Educação e Desenvolvimento Social, as Equipes do CER II representada na pessoa do Diretor Técnico Sr. Felipe, NASF representada na pessoa da Sra. Magda e em especial a Equipe Técnica da Câmara de Vereadores. Agradecer a direção da Escola Municipal Maria Lauriceia de Freitas na pessoa da Sra. Amélia e aos funcionários pelo apoio”.

Ainda participando de uma agenda ligada à prefeitura, o presidente da APIPD, participou da cerimônia onde tomou posse no Conselho Municipal de Educação, onde este representa os interesses dos estudantes portadores de deficiência.

No momento também agradeceu à prefeita pelo apoio e ainda teceu elogios aos professores e equipes que acompanham as crianças no NAPe, no CERII, salas de AEE e salas de aula na rede municipal de ensino, destacando o avanço das atividades que incluem esta parcela da sociedade.

Associação Paraibana da Inclusão da Pessoa com Deficiência – APIPD acolhe e luta pelos interesses da pessoa com qualquer tipo de deficiência e está situada na Rua R. Cel. João Santa Cruz.

Edna Henrique destina meio milhão de reais para construção do Parque de Exposição de Monteiro

20ª edição do Bode na Rua é aberto oficialmente

Banner Zabele

Polícia recupera moto roubada em Serra Branca

Prefeitura de Camalaú abre edital de Processo seletivo

João Pessoa está entre os 10 destinos mais procurados em 2019

SUMÉ: Éden confirma que disputará reeleição SUMÉ: Éden confirma que disputará reeleição

O buscador online de passagens aéreas Voopter apontou que João Pessoa foi o 10º destino brasileiro mais procurado pelos viajantes em consultas feitas no período de 1º de janeiro a 16 de julho deste ano. Os dados apontam ainda que São Paulo liderou o número de buscas para o Destino Paraíba, seguido pelo Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Goiânia. O menor ticket médio das passagens aéreas foi o de Brasília (R$ 683,62), enquanto que o mais caro foi o de Goiânia (R$ 864,59).

De acordo com a presidente da Empresa Paraibana de Turismo (PBTur), Ruth Avelino, os dados do primeiro semestre indicam que as ações de capacitações de agentes de viagens e operadores de turismo, intensificadas desde o final de 2018 até a semana passada, estão tendo resultado bastante positivo. “Fizemos um trabalho muito forte junto aos profissionais de vendas das agências de viagens dessas cidades e temos que comemorar o resultado”, disse Avelino.

Os números do buscador Voopter refletem os dados apurados pela Diretoria de Economia e Fomentos da PBTur, referente ao período de janeiro e junho deste ano, comparados com o mesmo período de 2018. O estado de São Paulo foi o maior emissor de turistas para a Paraíba, com um crescimento de 13,82%. Porém, Paraná, com 18,20% e Rio Grande do Sul, com 10,76%, foram os estados que registraram maior crescimento no envio de turistas para a capital paraibana no período.

Ruth Avelino enfatiza que os dados devem ser ainda melhores nos próximos meses, tendo em vista o trabalho realizado a partir de março até julho deste ano nas principais operadoras de turismo do país, a exemplo da CVC, Visual e FRT. As ações da PBTur, em parceria com a Associação Brasileira da Indústria Hoteleira, seccional Paraíba (ABIH-PB), Fecomércio e hoteleiros, passaram por estados como São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Goiânia, entre outros.

Outro ponto que pode estar diretamente relacionado ao crescimento do número de consultas de passagens para João Pessoa são as ações de incentivo às mídias espontâneas, com a publicação de diversas reportagens sobre os roteiros pela Paraíba, produzidas por jornalistas que estiveram no estado a convite da PBTur. “Tivemos reportagens excelentes nos principais veículos de comunicação, como a Folha de São Paulo, UOL, O Globo, além de diversos sites especializados na área”, indica Avelino.

Anunciada mais três atrações para a Expocose 2019

Banner Prata

Câmara de Monteiro promove sessão itinerante para debater demandas das pessoas com deficiência

SUMÉ: Éden confirma que disputará reeleição SUMÉ: Éden confirma que disputará reeleição

A Câmara Municipal de Monteiro realizou na noite desta quinta-feira (18), uma sessão itinerante especial sobre um tema bastante importante: As demandas das pessoas com deficiência de Monteiro.

A sessão aconteceu no auditório da Escola Lauricéia de Freitas, e contou com um grande público, entre vereadores, secretários municipais, lideranças comunitárias, representantes e entidades de classe, imprensa e o público alvo das discussões, as pessoas com deficiência.

De acordo com o vereador Cajó Menezes, o evento foi um marco do novo momento de relacionamento do poder legislativo com o povo e sua atenção às demandas importantes da sociedade.

O presidente da Associação Paraibana da Inclusão da Pessoa com Deficiência Geraldo Souza emitiu uma nota nesta sexta feira, agradecendo o empenho da Câmara, naquele momento em que o mesmo considerou histórico para a luta pelos direitos das pessoas com deficiência de Monteiro.

Confira a nota:

A Associação Paraibana da Inclusão da Pessoa com Deficiência, vem parabenizar a Câmara Municipal de Vereadores na pessoa do Presidente Cajó Menezes pela brilhante Sessão Itinerante Acessível às Pessoas com Deficiência realizada no dia 18/07/2019.

Agradecer a todos os Vereadores pelo o acolhimento e apoio às Propostas de Sugestão que são demandas do segmento da Pessoa com Deficiência.

Agradecer aos Associados que puderam se fazer presentes e aqueles que justificaram suas ausências.

Nossos Agradecimentos à Prefeita Anna Lorena pela atenção e apoio ao seguimento da Pessoa com Deficiência.

Parabenizar as Secretárias Rosa Aleixo, Ana Lima e demais Secretários que nos apoiam na jornada, a todos os funcionários que se fizeram presentes, a Equipe Técnica e Operacional da Secretarias Educação e Desenvolvimento Social, as Equipes do CER II representada na pessoa do Diretor Técnico Sr. Felipe, NASF representada na pessoa da Sra. Magda e em especial a Equipe Técnica da Câmara de Vereadores.

Agradecer a Direção da Escola Municipal Maria Lauriceia de Freitas na pessoa da Sra. Amélia e aos funcionários pelo apoio.

Bolsonaro sanciona lei que inclui autistas no Censo 2020

SUMÉ: Éden confirma que disputará reeleição SUMÉ: Éden confirma que disputará reeleição

O Diário Oficial da União publica em sua edição desta sexta-feira (19) a Lei nº 13.861/2019, sancionada nessa quinta-feira (18) pelo presidente da República, Jair Bolsonaro. Ela trata da inclusão de informações específicas sobre pessoas com autismo, nos censos demográficos realizados a partir deste ano pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). As informações são da Agência Brasil.

“Atendendo à necessidade da comunidade autista no Brasil e reconhecendo a importância do tema, sancionamos hoje a Lei 13.861/2019 que inclui dados específicos sobre autismo no Censo do IBGE. Uma boa tarde a todos!”, escreveu o presidente da República, em sua conta no Twitter.

A lei sancionada pelo presidente altera a Lei nº 7.853, de 24 de outubro de 1989, para incluir as especificidades inerentes ao transtorno do espectro autista nos censos demográficos. Atualmente, não existem dados oficiais sobre as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) no Brasil.

A expectativa inicial era que presidente vetasse o texto e tentasse incluir eventuais questionamentos sobre os autistas na PNAD (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios). Pelo Twitter, Bolsonaro chegou a compartilhar, na semana passada, um vídeo da presidente do IBGE, Susana Guerra, em que ela defendia a inclusão dos autistas na PNAD e não no censo demográfico.

Os dois levantamentos são organizados pelo IBGE, mas o censo é realizado a cada dez anos e apura a totalidade dos dados demográficos. Nesta quinta-feira pela manhã, no Palácio do Alvorada, o presidente chegou a dizer, a um grupo de pessoas que pediam a sanção do projeto, que seguiria a orientação de sua equipe, favorável ao veto.

Autismo

O Transtorno do Espectro Autista resulta de uma desordem no desenvolvimento cerebral e engloba o autismo e a Síndrome de Asperger, além de outros transtornos, que acarretam modificações na capacidade de comunicação, na interação social e no comportamento. A estimativa é que existam 70 milhões de pessoas no mundo com autismo, sendo 2 milhões delas no Brasil.

Secretaria de Agricultura de Monteiro realiza manutenção de estradas da zona rural

Petrobras baixa gasolina e diesel nesta sexta

SUMÉ: Éden confirma que disputará reeleição SUMÉ: Éden confirma que disputará reeleição

A Petrobras anunciou, nesta quinta-feira (18), uma redução no preço do litro da gasolina de R$ 0,0360 e no litro do diesel de R$ 0,0444. Os valores são referentes aos preços médios dos combustíveis vendidos pelas refinarias aos distribuidores e valem a partir da meia-noite desta sexta-feira (19).

O presidente Jair Bolsonaro informou, em sua conta no Twitter, que a redução [média] foi de 2,1% na gasolina e de 2,2% no diesel.

Os preços variam segundo cada refinaria da estatal, nos diversos estados brasileiros. Os menores valores da gasolina são praticados em São Luís (MA), R$ 1,51; Itacoatiara (AM), R$ 1,55; e Manaus (AM), R$ 1,58. Os maiores valores da gasolina estão nas refinarias de Brasília, R$ 1,81; Senador Canedo (GO), R$ 1,80; e Uberaba, R$ 1,80.

Os menores preços do diesel S500, mais vendido nas estradas, estão em Itacoatiara (AM), R$ 1,93; São Luís, R$ 1,94; Guamaré (RN), R$ 1,96; e Manaus (AM), R$ 1,96. Os maiores valores são os praticados em Senador Canedo (GO), R$ 2,17; Brasília, R$ 2,17; e Uberaba (MG), R$ 2,17.

Segundo a estatal “os preços para a gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras têm como base o preço de paridade de importação, formado pelas cotações internacionais destes produtos mais os custos que importadores teriam, como transporte e taxas portuárias”.

Combustíveis tipo A

A gasolina e o diesel vendidos às distribuidoras são diferentes dos produtos no posto de combustíveis. São os combustíveis tipo A, ou seja, gasolina antes da sua combinação com o etanol e diesel também sem adição de biodiesel. Os produtos vendidos nas bombas ao consumidor final são formados a partir do tipo A misturados a biocombustíveis. Os preços divulgados pela estatal se referem aos produtos tipo A.

Sobre esses valores, vão incidir a margem de lucro das distribuidoras e dos postos de combustíveis, os impostos, que variam de um estado para outro, o custo da mão de obra, entre outras variáveis. A tabela completa com os valores pode ser conferida no site da Petrobras.

TCE vê regularidade na contratação de advogados nas Câmaras Municipais

SUMÉ: Éden confirma que disputará reeleição SUMÉ: Éden confirma que disputará reeleição

O Pleno do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB) aprovou, sem ressalvas, a prestação de contas das Câmaras Municipais de São Miguel de Taipu e de Pilar no exercício de 2018, nesta quinta-feira (18), discordando do posicionamento do relator que apontava como única irregularidade a contratação de escritórios de advocacia e contabilidade por inexigibilidade.

“A decisão da maioria dos conselheiros nestes dois casos mostra que a Corte mantém o seu posicionamento firme com relação a contratação de advogados por inexigibilidade e reforça o entendimento que a advocacia e a contabilidade municipalista são atividades completamente legais e regulares”, comentou Marco Villar, presidente da Associação Paraibana de Advocacia Municipalista (APAM).

Em ambos os processos, a auditoria do Tribunal e o entendimento do relator Conselheiro Substituto Renato Sergio, apontaram ressalvas na aprovação das contas das Câmaras Municipais, justamente por compreenderem que a contratação de contadores e advogados não poderia ter acontecido por meio da modalidade de inexigibilidade de licitação.

Contudo, após defesa realizada pelos advogados durante julgamento nesta quinta-feira (18), os conselheiros, divergindo do voto do relator, Antônio Nominando Diniz Filho e Fernando Rodrigues Catão, votaram pela regularidade das prestações de contas analisada, descartando qualquer imputação de débito ou ressalvas.

“Seguimos caminhando, dia a dia, com vitórias que apontam para o completo reconhecimento da contratação de advogados por parte de Prefeituras e Câmaras. Não temos dúvidas que em breve, os que têm entendimento contrário, que já são minoria, estarão convencidos da regularidade da nossa atuação”, completou Villar.

A Associação Paraibana de Advocacia Municipalista – Apam, é a primeira entidade do País com foco voltado para a promoção da melhoria das condições de trabalho dos advogados que atuam na defesa das gestões municipais. Ela foi criada em janeiro de 2018.

[+]   POSTAGENS