::Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos ::Gurjão distribui 30 doses de vacina contra Aftosa para cada criador do município ::Monteiro realiza trabalho de recuperação de estradas e perfuração de cacimbas ::Aprovada PEC que permite retorno de policias afastados há mais de 20 anos ::Caravana do Cine Sesi chega a Sumé e Monteiro nesta sexta-feira ::Campeonato de Veteranos de Monteiro define semi finalistas neste domingo ::Governo prorroga campanha de vacinação contra pólio e sarampo até dia 12 ::Deputado diz que oposição de Monteiro vive de politicagem e não tem projetos ::LASCÔ: Guilherme Fontes terá que pagar R$ 71 milhões à União por ‘Chatô’ ::Em Brasília, Ricardo defende que partido construa agenda positiva para o país Prefeitura de Prata

Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos

Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos

Dono de frases antológicas como “ninguém tem paciência comigo” e “não contavam com a minha astúcia”, que marcaram gerações de fãs em toda a América Latina, Roberto Gómez Bolaños, criador dos seriados “Chaves” e “Chapolin”, morreu nesta sexta-feira (28) aos 85 anos. Bolanõs foi humorista, escritor, ator, produtor de cinema, televisão e teatro.

A causa da morte, ocorrida às 14h30 (horário do México) em casa em Cancún, não foi confirmada. Em fevereiro deste ano, quando Roberto Bolaños completou 85 anos, um parente confirmou à agência de notícias Efe que a saúde dele era “frágil” e que ele permanecia quase o tempo todo na cama, com acompanhamento 24 horas por dia.

Segundo a CNN mexicana, o ator Edgar Vivar, que interpretou o Senhor Barriga, disse que o corpo do comediante será levado à Cidade do México, onde será velado.

A última mensagem divulgada pelo perfil oficial de Bolaños no Twitter foi: “Todo meu amor para o Brasil”. Ele escreveu em resposta a uma fã brasileira no microblog.

Edgar Vivar, que interpretou o senhor Barriga em “Chaves”, informou à CNN do México que o corpo do comediante será levado à Cidade do México, onde será velado.

Vivar deu seu depoimento à rede de TV mexicana Televisa (que produziu a maior parte dos programas de Bolaños): “Estou em estado de choque. Não pensei que me fosse afetar tanto. Meu telefone não para de tocar. Um abraço compartilhado com milhões de pessoas do mundo. Vou lembrar dele sempre com sorriso e com ânimo. Temos que agradecer a Deus. Seu bom humor é a maior lembrança.”

“Roberto, você não vai, permanece em meu coração e em todos os corações de tantos a quem fez feliz. Adeus Chaves para sempre”, disse no Twitter Edgard Vivar.

“Obrigado por fazer tanta gente feliz e por todos os momentos maravilhosos que compartilhamos no grupo. Descanse em paz, Roberto”, disse Maria Antonieta de Las Nieves, que interpretou a Chiquinha.

“O México perdeu um ícone, cujo trabalho transcendeu gerações e fronteiras”, disse o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto.

“Foi um bom companheiro, amigo, irmão e um dos melhores escritores dos últimos tempos no México”, disse Ruben Aguirre, que interpretou o professor Girafales.

Trabalho reconhecido no mundo
“Chaves” foi o programa mais visto da televisão mexicana e foi dublado em 50 idiomas, segundo a Televisa.

“Talvez o meu mérito foi conseguir, sem tentar, abordar um ambiente que existe no mundo inteiro”, refletiu Bolaños sobre o sucesso de Chaves em uma entrevista à agência de notícias Reuters.

“Trabalhei muito neste personagem, que tem qualidade”, explicou ele, “mas a resposta exata eu não sei”.

Além disso, Bolaños escreveu roteiros de 50 filmes no México e atuou em 11. No Twitter, ele tinha mais 6 milhões de seguidores.

Trajetória
Roberto Bolaños tirou seu apelido do dramaturgo William Shakespeare, cujo diminutivo em espanhol era “Chespirito”. Há alguns anos, ele se mudou para Cancún, no México, junto com a mulher Florinda Meza, a Dona Florinda da série.

Bolaños nasceu na Cidade do México em 21 de fevereiro de 1929. Estudou engenharia, mas nunca exerceu a profissão. Praticou boxe e era um fanático torcedor do clube de futebol América. Começou sua carreira profissional na publicidade, onde começou a trabalhar em roteiros.

Casou-se pela primeira vez com a escritora Graciela Fernández, com quem teve seis filhos. Só em 2004 oficializaria seu casamento com a atriz Florinda Meza, a Dona Florinda.

Aos 80 anos, perguntaram a ele sobre a sua relação de décadas com a atriz Florinda Meza. “Já estamos há 30 anos casados”, respondeu. “Temos um casamento sólido que só a morte acabará com ele… ou a Shakira!”.

Ganhou o apelido de Chesperito do diretor de cinema Agustín P. Delgado por causa do 1,60 de altura.

Foi só em 1968 que começou sua carreira de ator, na emissora TIM, em séries como “Los Supergenios de la Mesa Cuadrada” e “El Ciudadano Gómez”, em espaços de 30 minutos de duração aos sábados.

Foi só na década de 1970 que começaram a ser exibidos as séries que fizeram de Bolaños um gigante do humor: “Chespirito”, “Chapolin” e “Chaves”. A partir de 1973, quase todos os países da América Latina tinha na programação de TV episídios dos programas.

O jornal mexicano “Excelsior” cita a seguinte declaração de Bolaños a um TV espanhola sobre seu personagem mais famoso no Brasil: “Chaves, ainda que carecendo de quase tudo, é otimista, aproveita a vida, brinca, se emociona e tem o maravilhoso dom que é a vida”

No começo da década de 1990, Bolaños decidiu aposentar “Chaves” e “Chapolin” e resolveu apostar em “Los Caquitos”, em que interpretava o ladrão Chómpiras (que ganhou no Brasil o nome de Chaveco).

Chaves era um dos personagens e segmentos do programa “Chespirito” que começou a ser exibido no México em 1971. O primeiro capítulo de “El Chavo del Ocho” (como era conhecido o personagem nos outros países de língua espanhola) foi transmitido em 20 de junho de 1971.

O sucesso das histórias do menino sardento de 8 anos que vive dentro de um barril foi tanto que seu programa era transmitido para quase todos os países da América Latina já em 1973. Chaves foi dublado para mais de 50 idiomas e transmitido em países distantes do Tailândia, China, Japão e Grécia.

A série foi produzida originalmente entre 1971 e 1980, como programa independente, e entre 1980 e 1992 como esquete do programa de variedades “Chespirito”, que Bolaños estrelou na rede de TV Televisa. Foram mais de 300 episódios, segundo a rede Televisa.

A série “Os Simpsons” homenageou Bolaños com o personagem Pedro Chespirito, que aparece sempre vestido de abelha e fala frases em espanhol.

Roberto ficou conhecido no México pelo nome de Chespirito. Mas foram os programas “Chaves” e “Chapolin”, ainda exibidos pelo SBT, que ficaram mais famosos no Brasil.

Distante da televisão, Bolaños explorou a sua veia literária com um livro de poemas e uma autobiografia, “Sem Querer Querendo”.

Em um dos seus livros, “O Diário de Chaves”, revela alguns dos mistérios da série. Ele conta, por exemplo, que Chaves não morava dentro de um barril, mas no apartamento número oito, e que o recipiente era apenas para se esconder quando estava triste ou era perseguido.

Apesar de ter vivido em concubinato com Florinda por 27 anos, os valores de Bolaños eram conservadores. Inclusive, chegou a participar de uma campanha contra a legalização do aborto na Cidade do México.

Nunca escondeu suas convicções políticas e apoiou a campanha do conservador Vicente Fox, cuja eleição em 2000 rompeu com mais de 70 anos de governo do Partido da Revolução Institucional.

Apaixonado por futebol, Bolaños chegou a se encontrar com o astro argentino Diego Maradona, que o agradeceu por tê-lo divertido com os seus personagens e ele aproveitou para retribuir por tê-lo deleitado com suas proezas dentro do campo.

(Com agência Reuters)

Banner Coringa Banner Coringa

Gurjão distribui 30 doses de vacina contra Aftosa para cada criador do município

Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos

A Prefeitura Municipal De Gurjão realiza mais uma vez a campanha de vacinação contra a febre aftosa do município, colocando a disposição a vacina e o vacinador para todos os criadores com até 30 animais no seu rebanho. O critério para avaliação do número de animais por criador leva em consideração o rebanho declarado na primeira campanha de vacinação de 2014, em maio. Vale ressaltar que na primeira campanha a prefeitura ainda promoveu a chamada “casadinha”, vacinando todo o rebanho bovino contra febre aftosa e também raiva.

A Prefeitura, através da Secretaria De Agricultura Do Município, com o acompanhamento do escritório local da ULSAV (Unidade Local de Sanidade Animal e Vegetal), realiza a vacinação contra febre aftosa nas duas etapas anuais e ainda o acompanhamento e a vacinação do rebanho de bezerras de 3 a 8 meses, no que diz respeito a vacinação de brucelose. A Prefeitura disponibilizou veterinária no acompanhamento da vacinação de brucelose em todas as bezerras do município.

Esta ação vem acontecendo desde o início da gestão do Prefeito Ronaldo Ramos de Queiroz que resolveu inovar no cuidado da saúde animal com a vacinação contra brucelose e raiva e o aumento significativo do número de doses distribuídas por criador (de 10 nos anos anteriores para 30 a partir de 2013). Segundo o Secretário de Agricultura, Orlando Júnior, essa iniciativa reflete o cuidado que a gestão tem com o seu povo, “O Prefeito Ronaldo entende que cuidar da saúde animal é cuidar também da saúde das pessoas que passam a consumir produtos de origem animal com uma qualidade de sanidade animal melhor do que a qualidade existente antes da instalação do governo Amor De Cidade, que tem como objetivo maior a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, defendeu.

Segundo dados repassados pela Secretaria De Agricultura, no ano de 2013 foram vacinados mais de 2 mil animais bovinos contra aftosa e raiva e neste ano de 2014 o número já ultrapassa os 2,5 mil, com o acréscimo da vacinação contra brucelose.

Monteiro realiza trabalho de recuperação de estradas e perfuração de cacimbas

Banner Segundo Wilson Ricardo

Aprovada PEC que permite retorno de policias afastados há mais de 20 anos

Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos

Acordar cedo, colocar a farda e sair para mais um dia de trabalho. Esta é a ação que se repete na vida dos policiais militares. Na Paraíba, há pelo menos 20 anos esse direito de exercer a profissão foi interrompido para cerca de 500 soldados. Na década de 90, devido aos baixos salários e à procura de uma alternativa para conseguir o sustento da família, centenas deles pediram afastamento de suas funções. Para muitos a decisão de seguir por caminhos diferentes da corporação durou pouco tempo e logo os licenciados solicitaram o retorno ao Comando Geral da PM. O pedido foi negado e desde então a categoria, que criou uma associação, trava uma batalha para conseguir vestir novamente o uniforme da Polícia Militar, que é considerada por eles “uma segunda pele”.

“A maioria dos colegas caminhou com a gente todo esse tempo porque acreditou que pode voltar a colocar o uniforme. Nós nos arrependemos de pedir a licença. O uniforme da polícia é a segunda pele da gente. Então é um orgulho a gente voltar a vestir a farda da gloriosa Polícia Militar. A gente não sabe fazer outra coisa a não ser trabalhar no serviço de polícia”, descreveu o presidente da Associação dos Policiais Militares Licenciados da Paraíba, Valter Lima.

Depois de duas décadas de luta, reuniões com sucessivos governadores e audiências com deputados estaduais, retomar a rotina da polícia está próximo para esses licenciados. No dia 21 de outubro deste ano, a Assembleia Legislativa da Paraíba aprovou, por unanimidade em dois turnos, a PEC 31/2014, de autoria do deputado estadual Janduhy Carneiro (PTN). A Proposta de Emenda a Constituição (PEC), permite que integrantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros em regime de licença sejam reintegrados à corporação. A lei passou a vigorar no dia 30 de outubro com sua promulgação feita pelo presidente da Casa, deputado Ricardo Marcelo (PEN) e publicação no Diário Oficial do Estado.

O autor da PEC, Janduhy Carneiro, aguarda que os policiais sejam reintegrados. “Depois de muita luta, audiências com os policiais licenciados, com os deputados e com a sociedade conseguimos aprovar por unanimidade a PEC 31/2014, que permite o retorno desses trabalhadores que estão desde a década de 90 afastamos do trabalho. A nível de Assembleia já foi resolvido, agora eles devem se apresentar ao Comando da Policia Militar para receber as orientações de como devem proceder”, esclareceu. Para o parlamentar, a aprovação do projeto irá proporcionar mais segurança ao Estado, ao viabilizar a presença de mais policiais nas ruas.

Com a validade da lei, o comandante geral da Polícia Militar, Coronel Euller Chaves, recebeu, ainda no dia 30 de outubro, cerca de 500 requerimentos de licenciados com o pedido de reintegração. A partir dessas solicitações o comandante enviou uma consulta à Procuradoria Geral do Estado (PGE) para que seja emitido parecer e uma postura administrativa seja adotada, convocando os policiais que se enquadram dentro do que estabelece a PEC 31/2014. “Estou aguardando o parecer. Se houver a autorização da Procuradoria Geral eu vou poder colocar em prática a emenda”, explicou o coronel Euller Chaves.

O procurador geral do Estado, Gilberto Carneiro, confirmou que a consulta já está sendo analisada. “O comandante coronel Euller Chaves solicitou o estudo, uma análise sobre a constitucionalidade da emenda está sendo desenvolvida. Designei um procurador para fazer esse levantamento e dar um parecer. É um estudo amplo da juridicidade da emenda e da contabilidade constitucional”, elucidou.

Apesar de não estipular a data para entrega do parecer, ele deve ser finalizado até o fim do mês, já que o prazo para responder os requerimentos é de 30 dias. O trâmite seguinte será a publicação de um edital pelo Comando Geral convocando os licenciados que se enquadram nas regras estabelecidas pela PEC 31. Os aprovados passarão por um curso de reciclagem para poder retomar efetivamente ao trabalho na Polícia Militar.

Arrependimento e luta

Com esperança de logo voltar a servir a segurança do Estado, Valter Lima, conta que apenas três meses depois se arrependeu de ter pedido licenciamento da PM. “Eu pedi licença por dois anos, que era o período permitido para que você depois pudesse retornar à corporação, mas eu me arrependi e tentei voltar, porém não consegui. Na época, nós ganhávamos muito pouco. Os salários eram tão baixos que a gente não conseguia fazer um crediário. Então eu queria tentar a vida no comércio, mas não aguentei por muito tempo e me arrependi”, lembrou ele, que começou a exercer a função como soldado em 1990 e se afastou em 1993.

Assim como o presidente da Associação dos Policiais Licenciados, outros soldados se arrependeram e tentaram o regresso. Com as barreiras impostas, alguns tentaram e conseguiram exercer o cargo novamente através ordens judiciais, os demais continuaram na batalha e apelaram a Assembleia Legislativa para uma emenda na constituição que viabilizassem a reintegração.

Em 2003, eles se juntaram e criaram a associação. “Desde 98 eu e alguns amigos vínhamos conversando com os governadores. Em 2003, tivemos a necessidade de criar a associação para organizar nossa luta. Em 2004, ficamos quatro meses acampados na frente do Palácio da Redenção no governo de Cássio Cunha Lima. Com ele foi feito um acordo e nós fomos relocados para trabalhar como agentes penitenciários. Em 2012, devido ao concurso público, fomos exonerados e começamos a procurar os deputados para escutar e atender nossa causa”, relembrou.

“O deputado Major Fábio entrou em contado com o deputado Janduhy Carneiro, para que fosse criada essa PEC. O papel da Assembleia foi importantíssimo. Tivemos muito apoio dos deputados e só temos a agradecer. Essa foi nossa grande vitória”, comemorou satisfeito.

Além de poder exercer o trabalho pelo qual é apaixonado, Valter Lima conta que sua vida econômica irá melhorar e celebra a conquista no Legislativo. “Eu saí do Sistema Penitenciário e tenho dois filhos, sou separado e pagava pensão e agora estou estão sem poder fazer esse pagamento. Esse retorno será de uma maravilhosa hora, porque meus filhos poderão receber pensão. Tivemos uma grande vitória no Legislativo e vamos poder servir a sociedade novamente, que é nossa vocação”.

Portal Correio

Caravana do Cine Sesi chega a Sumé e Monteiro nesta sexta-feira

Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos

O projeto da caravana do Cine Sesi Cultural chega aos municípios de Sumé e Monteiro, no Cariri pariabano, nesta sexta-feira (28) e segue até o domingo (30). A caravana, que tem como objetivo levar cinema gratuito para locais que não possuem sala de projeção, como é o caso dessas duas cidades, vai exibir seis filmes, sendo três curtas e três longa metragens. As exibições vão acontecer a partir das 18h30 em praças locais com distribuição gratuita de pipoca.

Na cidade de Monteiro, as sessões vão acontecer na Praça João Pessoa e, em Sumé, os filmes serão exibidos na Praça José Américo. Os espectadores assistirão aos curtas “Pimenta”, “A Menina Espantalho” e “Leonel Pé de Vento”, além dos longas “Cine Holliúdy”, “A Busca” e A Era do Gelo 4″, sendo exibido um curta e um longa por noite, todos gratuitamente.

Segundo a organização do projeto, a caravana será uma ótima opção para os moradores dos municípios, já que eles não têm grandes oportunidades de frequentar salas de exibições. Por este motivo, será uma chance de acompanhar projeções de filmes que estão em lançamentos ou clássicos. Em 13 edições, o projeto já passou por mais de 600 cidades de 12 estados e já proporcionou a experiência de ir ao cinema a mais de 4 milhões de pessoas.

Confira a programação do Cine Sesi Cultural:

Sexta-feira (28) – “Pimenta” e “Cine Holliúdy”
Sábado (29) – “A Menina Espantalho” e “A Busca”
Domingo (30) – “Leonel Pé de Vento” e “A Era do Gelo 4″

Campeonato de Veteranos de Monteiro define semi finalistas neste domingo

Governo prorroga campanha de vacinação contra pólio e sarampo até dia 12

vacinagotinha2O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai prorrogar a campanha de vacinação contra pólio e sarampo por mais 15 dias. A campanha, que inicialmente se encerraria nesta sexta-feira (28), vai até o dia 12 de dezembro. A orientação de prorrogar a campanha partiu do Ministério da Saúde, já que nenhum estado do país atingiu a meta de 95% do público-alvo.

De acordo com dados do Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunizações, até a manhã desta sexta (28), a Paraíba imunizou 199.465 (76,13%) crianças contra a pólio e 61.982 (87,61%) contra o sarampo. Os números nacionais estão em 9.300.287 (73,13%) de crianças contra a pólio e 631.501 (88,85%) contra o sarampo.

De acordo com a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga, é importante que seja realizado um trabalho por parte dos municípios para alcançar a meta. “Embora, na vacinação contra a pólio, por exemplo, estejamos à frente do Brasil, essa situação ainda não é confortável. Por isso, pedimos que os municípios intensificassem as ações, fizessem a busca ativa daqueles que ainda não foram vacinados, casa à casa, e procurassem estratégias para que, nesses 15 dias de prorrogação, possamos atingir a meta”, explicou.

Isiane Queiroga lembrou ainda que é importante que a Paraíba continue com altas coberturas vacinais para que se possa evitar problemas. “É sabido que, nesse momento, estados vizinhos registram surto do sarampo e pessoas vêm e vão o tempo todo, o que pode propagar a doença, por isso é importante que as crianças estejam imunizadas”, alertou.

Campanha – A Campanha de vacinação contra pólio e sarampo foi aberta oficialmente no dia 8 de novembro. A meta é vacinar contra a pólio 262.008 crianças com idade entre seis meses e cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias) e contra o sarampo, 233.567 crianças de um a cinco anos (quatro anos, 11 meses e 29 dias).

“O objetivo de unir as campanhas é resgatar os menores de cinco anos não vacinados e corrigir falhas primárias de vacinação, garantindo altas coberturas vacinais e mantendo o estado de eliminação do sarampo no país”, explicou Isiane.

Números – Entre 2013 e 2014, foram registrados 596 casos da doença no país, com maior concentração nos estados do Ceará (365) e Pernambuco (224). Na Paraíba, neste ano, até agora, não houve registro de nenhum caso. Já em 2013, foram 33 casos suspeitos, desses, um foi confirmado.

Desde 1990 não são registrados casos de poliomielite, em todo país. Por conta disso, em 1994 o Brasil recebeu a Certificação de área livre de circulação do poliovírus selvagem, juntamente com os demais países das Américas.

A vacina está sendo oferecida em todas as Unidades de Saúde da Família dos 223 municípios paraibanos. Isiane lembra aos responsáveis pelas crianças que levem o cartão de vacina para ser avaliado e colocado em dia, caso haja vacina atrasada.

Terceiro postagens – Câmara Monteiro

Deputado diz que oposição de Monteiro vive de politicagem e não tem projetos

joaoentrevistaO deputado João Henrique (DEM) comentou na manhã desta quinta-feira, 27, uma notícia divulgada ontem sobre um possível encontro do deputado Carlos Batinga com o governador Ricardo Coutinho, no qual, segundo fontes ligadas a Batinga, o governador teria afirmado não aceitar qualquer tentativa de reaproximação política por parte do parlamentar democrata, por conta do seu apoio à candidatura do senador Cássio Cunha Lima ao governo.

“Não rompi com o governador em maio deste ano, conforme divulgam meus opositores. Demonstrei minha insatisfação com o governo deste março de 2011, através de ofício, por não concordar com alguns atos e comportamento de auxiliares do governo. Mesmo insatisfeito, no entanto, continuei votando favoravelmente as matérias de interesse da Paraíba, porque esta é a minha missão. Com a chegada do período eleitoral eu teria que fazer a minha opção, o que o fiz, porque não sou de ficar em cima do muro, conforme algumas pseudo lideranças que, por isto, não se elegem e têm que amargar uma suplência”, comentou João Henrique.

A respeito de informações de que teria se beneficiado da estrutura do governo, João Henrique afirmou: “Pelo contrário. Nós é que bancamos, na eleição de 2010, a campanha de governador em todo Cariri, e as lideranças políticas da região sabem disso, pena existir quem ignore. Fui eleito 3 vezes consecutivas e, agora em 2014, mesmo sem o governo, fui consagrado como o 3º deputado mais votado no estado, graças à confiança de mais de quarenta e cinco mil (45.178) paraibanos. Em Monteiro, minha terra natal, depois de derrotar meus adversários por duas vezes na disputa pela Prefeitura, elegendo a minha esposa Edna Henrique em 2008 e reelegendo em 2012, este ano derrotamos para deputado o nosso principal adversário por 1.000 votos, o qual não conseguiu eleger-se e ficou a reboque de uma suplência”.

Concluindo, João Henrique lamentou o que considera mesquinhez por parte dos seus adversários em Monteiro: “Eles deveriam estar preocupados com o abastecimento dágua na região, com o atraso no repasse de recursos da UPA e do SAMU. Poderiam incentivar e viabilizar parcerias entre o Estado e o Município, em vez de ficar fazendo politicagem”.

LASCÔ: Guilherme Fontes terá que pagar R$ 71 milhões à União por ‘Chatô’

guilhermefontes

O Tribunal de Contas da União (TCU) negou recurso apresentado pelo ator e diretor Guilherme Fontes contra decisão que o condenou a ressarcir os cofres públicos por irregularidades no uso de dinheiro captado para a filmagem de “Chatô, o rei do Brasil”, longa-metragem dirigido por ele nos anos 1990. Fontes foi condenado a devolver R$ 66,2 milhões, além do pagamento de R$ 5 milhões em multas. Ele ainda pode recorrer na Justiça.

De acordo com o tribunal, o ator e sua empresa, a Guilherme Fontes Filmes, se valeram de leis de incentivo à cultura para captar R$ 8,6 milhões para a produção do filme, que nunca foi entregue. O ator chegou a apresentar uma versão de “Chatô” ao Ministério da Cultura, mas ela não foi considerada pelo TCU como prova de conclusão do trabalho.

A corte determinou a ele que devolva à União os R$ 8,6 milhões corrigidos, que hoje somam R$ 66,2 milhões. Além disso, por ir

regularidades verificadas no uso dos recursos, Fontes e sua empresa foram multados em R$ 2,5 milhões cada. Portanto, o valor total do ressarcimento é de 71,2 milhões, e o prazo para pagamento é de 15 dias após notificação.

Em 2012, Fontes já havia sido condenado pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJ-RJ) a pagar uma indenização de mais de R$ 2,5 milhões à Petrobras Distribuidora e à Petrobras S/A, com correção monetária e juros. O ator recebeu das empresas recursos para realizar o filme.

“Chatô, o rei do Brasil” foi baseado no livro de mesmo nome, escrito por Fernando Morais. A obra conta a história de Assis Chateaubriand, jornalista e empresário que nos anos 1920 fundou os Diários Associados, grupo de mídia que engloba jornais, emissoras de rádio e de TV.

Procurado pelo G1, o ator Guilherme Fontes sugeriu que irá recorrer da decisão. “Este é o segundo processo sobre o mesmo assunto. Já ganhei o primeiro e cedo ou tarde ganharei este também”, afirmou. “Insistir que o filme não existe é de uma maluquice sem tamanho”.

“Aos amigos e aos fãs respondo mais uma vez: lutarei contra toda e qualquer violência contra minha pessoa. E esta me parece ser mais uma. Mas vamos falar de flores: antes do Natal iniciaremos o lançamento do filme. A partir de dezembro inicio o primeiro dos 10 previews oficiais que faremos em todo o Brasil. O filme mais falado e aguardado de todos os tempos, contra tudo e contra todos, vai acontecer. E desculpe estou muito feliz com isso”, disse ele em nota.

Em Brasília, Ricardo defende que partido construa agenda positiva para o país

Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos

O governador Ricardo Coutinho (PSB), membro da executiva nacional do PSB, participou da reunião nesta quinta-feira (27), em Brasília, em que o partido decidiu por ampla maioria adotar uma posição de independência propositiva em relação ao governo Federal. Ricardo afirmou que o partido aponta para uma linha esperada e construída no sentido de se mobilizar na construção de uma agenda positiva para o país que não pode ficar limitado a escândalos de corrupção.

Em sua fala, Ricardo destacou que é necessário retirar o Brasil dessa dicotomia nefasta de uma oposição ressentida com a derrota e que tenta a todo o custo inviabilizar o país. “O partido não pode se tornar um apêndice de uma oposição atrasada, de origem Udenista, e que não têm o que contribuir para o Brasil. É necessário uma apuração rigorosa do caso da Petrobrás pela Polícia Federal e a Justiça, mas não dá para limitar a pauta da oposição, do governo e do Congresso a isso”.

Ele acrescentou que, por outro lado, demonstra que o partido socialista tem diferenças com o atual governo e apresenta para a sociedade e para o próprio governo um conjunto de medidas nas áreas da reforma política, pacto federativo, política econômica, saúde, educação e segurança que podem aproximá-los ou distanciá-los.

“O PSB que tem a 4ª maior bancada no Congresso Nacional terá um papel importante nesta difícil conjuntura que será de dialogar com o país sem necessariamente ser uma oposição ou situação. É uma posição difícil que exigirá muito diálogo interno e responsabilidade para construir uma agenda para que o Brasil siga adiante”, completou Ricardo.

A reunião da executiva nacional do PSB foi liderada pelo presidente Carlos Siqueira e contou com a presença dos três governadores eleitos Ricardo Coutinho (Paraíba), Paulo Câmara (Pernambuco) e Rodrigo Rollemberg (Brasília), dos seis senadores eleitos, deputados federais e prefeitos membros da executiva nacional.

Ao final do encontro foi divulgado um documento que define que o partido adotará uma postura de independência propositiva em relação ao governo Dilma Rousseff e a disposição de adotar medidas que se aproximem do programa partidário e sejam positivas e de interesse do Brasil. O partido também decidiu não ocupar cargos de confiança no atual governo Dilma, como forma de garantir a unidade, independência e identidade política.

Mulher pede para a Justiça obrigar o marido a mostrar mensagens do zap zap

whatsapppDesconfiada de traição, uma mulher entrou na justiça de Santa Catarina para tentar obrigar o marido a mostrar as mensagens de Whatsapp. O caso inusitado apareceu no plantão de fim de semana do juiz Alexandre Morais da Rosa, na 4ª vara criminal do TJSC.

De acordo com o magistrado, o processo é de violência doméstica e corre em segredo de justiça. “Houve uma discussão com agressões, por parte do marido, porque a mulher queria saber com quem ele estava falando nas mensagens do celular”, explicou o juiz, em entrevista ao Correio.

Hoje, o WhatsApp tem mais de 600 milhões de usuários em todo o mundo, o suficiente para ser protagonista de muitas brigas, como a que ocorreu em Santa Catarina. Na Itália, por exemplo, o aplicativo é citado em 40% das provas de infidelidade, em processos de divórcio e adultério. Os dados são da Associação Italiana de Advogados Matrimoniais (AMI).

“Os amantes agora podem trocar fotos picantes de si mesmo e temos visto adúlteros usando o serviço para manter três ou quatro relações simultâneas”, comentou o presidente da entidade, Gian Ettore Gassani, ao The Times.

Sessão discute sobre prevenção e tratamento do câncer de mama na Paraíba

Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou sessão especial, na tarde desta quinta-feira (27), para debater sobre o câncer de mama no Estado. A discussão teve como tema: “Problemas e Soluções – Quem Tem Peito Vai”.

A sessão foi proposta pela deputada Daniella Ribeiro (PP) e teve a participação de mastologistas, representantes de ONGs e de mulheres que foram vítimas do câncer.

De acordo com Daniella Ribeiro, é importante discutir problemas existentes no rastreamento da doença e no tratamento, em busca de soluções.

“Temos debatido o tema e orientado as mulheres, pois não podemos parar e ficar satisfeitas. Apontamos políticas públicas e debatemos soluções, cumprindo a nossa função na Casa Legislativa”, ressaltou a deputada.

No início da sessão, a mastologista Eulina Helena Ramalho proferiu palestra e mostrou as dificuldades enfrentadas em todas as etapas do câncer de mama.

“As mulheres necessitam ter acesso a informações sobre a doença, pois ainda temos muitos problemas. O Sistema Único de Saúde oferece o tratamento, mas precisa repassar mais informações às vítimas para que elas saibam onde podem se tratar”, disse a médica.

O procurador da República, José Godoy Bezerra de Souza, parabenizou o Poder Legislativo pela dedicação no combate à doença. “Sabemos da necessidade e das dificuldades existentes para lutar contra o câncer, que ainda mata tantas mulheres. Parabenizo a ALPB e me comprometo a continuarmos juntos no enfrentamento da doença”, destacou.

Segundo as estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), 750 mulheres paraibanas foram ou devem ser diagnosticadas com câncer de mama apenas neste ano. Em João Pessoa são 250. “O diagnóstico precoce é a principal arma no combate à doença”, ressaltou Daniella Ribeiro.

Monteiro promoverá curso de unhas

Heleno Lima, o perigoso, recebe voto de aplausos em São João do Cariri

helenolimafiscalisaA Câmara de Vereadores aprovou um voto de louvor para o jornalista, Heleno Lima, que faz a cobertura jornalística diária da região do Cariri.

Devido a sua destacada atuação na cobertura jornalística da região, tanto online, quanto impresso e radiofônico, Heleno também foi contemplado com um voto de aplauso recentemente pela Câmara Municipal de Santo André.

Já no Curimataú, onde apresenta o programa jornalístico TRIBUNA LIVRE nas tarde de sábados pela 89,1 FM ao lado do amigo e sócio, Ernandes Gouveia, Heleno também recebeu menção honrosa da Câmara de Cuité e, além disso, junto com o seu companheiro, foi contemplado com um Título de Cidadão neste município.

Além de Heleno, o legislativo sãojoãoense também deu votos de louvor para outras personalidades, que serão homenageados neste sábado (29) durante sessão especial marcada para o clube Municipal a partir das 19 horas.

Gabinete de João Henrique desmente tentativa de reaproximação com Ricardo

Morre em Sumé o professor Rafael

Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos Morre Roberto Gómez Bolaños, criador dos eternos Chaves e Chapolin; veja fotos

Faleceu na madrudaga desta quinta-feira (27), no Hospital Alice de Almeida, na cidade de Sumé, o professor e desportista Robson Rafael, aos 57 anos de idade, vítima de um câncer no fígado.

Referência no esporte regional, Robson Rafael exerceu várias atividades profissionais, sendo coordenador de esporte da 5ª Região de Ensino, Diretor de Esportes da Prefeitura de Sumé, Diretor do Ginásio de Esportes O Netão e esteve à frente por muitos anos de uma escolinha de futebol para crianças.

Amante do esporte, Robson Rafael também comandou o programa esportivo Papo de Craque, na Rádio Cidade de Sumé.

O corpo de Robson Rafael está sendo velado no Cemitério Municipal e o seu sepultamente acontece no final da tarde desta quinta-feira.

Todas as Escolas de Sumé, estadual, municipal e particulares suspenderam as aulas no dia de hoje.

Prefeitura emite nota de pesar

É com profundo pesar que a Prefeitura Municipal de Sumé comunica o falecimento do seu funcionário e amigo, professor Robson Rafael, 57 anos.

Com os sentimentos de solidariedade à família e amigos do professor, a Prefeitura informa que seu corpo está sendo velado na Central de Velórios do Município e o seu sepultamento ocorrerá hoje (27) às 17h.

Robson faleceu na madrugada desta quinta-feira, no Hospital de Sumé, acometido de um câncer. Atualmente, ele coordenava o Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), nos últimos cinco anos coordenou o Departamento de Cultura e Esporte do município e por muitos anos lecionou a disciplina de Educação Física em muitas escolas da cidade, estando no momento aposentado do cargo.

Robson sempre se dedicou ao desenvolvimento do esporte de Sumé, bem como da região do Cariri, manteve escolas de futebol e de outros esportes para crianças e jovens, onde, além das modalidades esportivas, incentivava seus alunos aos estudos, às boas maneiras e à disciplina.

Pessoa muito presente na comunidade sumeense e dedicado aos problemas sociais da cidade. Exerceu suas funções com dedicação e zelo, deixando o exemplo da determinação, garra e solidariedade.

Robson era casado e pai de uma filha.

Todos que fazem a Prefeitura Municipal de Sumé lamentam profundamente a sua morte

Francisco Duarte da Silva Neto – Prefeito
Éden Duarte Pinto de Sousa – Vice-prefeito
27/11/2014

DANOU-SE!: Vereadora tira calcinha na tribuna

Grupo explode caixas eletrônicos de Correios e agência bancária no Cariri

bancocamalauexplosaoCriminosos explodiram caixas eletrônicos de um prédio dos Correios e de uma agência bancária no município de Barra de São Miguel, no Cariri paraibano, nesta quinta-feira (27). De acordo com o relatório do Centro Integrado de Operações Policiais (Ciop), testemunhas informaram que o crime aconteceu por volta das 2h (horário local).

Segundo relatório da Polícia Militar, vários indivíduos se aproximaram dos locais em caminhonetes e motocicletas. As dinamites foram implantadas no caixa eletrônico de um banco privado, em seguida, na agência dos Correios, ainda de acordo com a polícia.

A polícia não informou se algum dinheiro foi levado dos equipamentos. Até as 7h (horário local), policiais militares continuavam realizando buscas em toda a região, mas nenhum suspeito tinha sindo localizado nas rondas.

De acordo com o levantamento do Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários da Paraíba, já foram registrados 109 ataques a bancos este ano no estado. Foram 51 explosões, 24 arrombamentos e 14 assaltos.

Prefeitura de Ouro Velho antecipa pagamento do mês de Novembro

MONTEIRO: Prefeitura e SESI promoverão cinema de graça a partir desta sexta

cine_culturaA cidade de Monteiro será palco no final desta semana de mais uma edição do Projeto Cine SESI Cultural que é realizado em uma parceria entre o SESI e a Prefeitura Municipal.

O projeto exibirá produções cinematográficas voltadas para todos os públicos, principalmente para a família. Nessa edição, as exibições acontecerão de 28 a 30 de Novembro, na Praça João Pessoa, e ainda distribuição de pipocas gratuitas.

Três filmes serão exibidos:

CINE HOLLIÚDY- As mirabolantes histórias do proprietário de um cinema, parta salvá-lo da falência após a chegada da televisão

A BUSCA- A busca de um médico pelo seu filho que desaparece misteriosamente no dia do seu aniversário.

A ERA DO GELO 4- Um trio de animais pré-históricos embarcam em uma aventura, em desenho animado, após seu continente ficar sem rumo no mar.

As exibições acontecerão sempre a partir das 18h30, na sexta-feira, 28, contará com a participação da Banda Filarmônica Sebastião de Oliveira Brito.

[+]   POSTAGENS