::COLUNA CARIRI ::Prefeitura de Monteiro cria programa de Renda que beneficia famílias carentes ::PLAY NO VERÃO: Banda Magníficos lança projeto de verão no Lovina, neste sábado ::TCE inaugura Centro Cultural Ariano Suassuna construído com apoio do Estado ::ACABOU A BOQUINHA: Fifa proíbe empresas de comprar jogadores ::Pinto do Monteiro – Um cantador sem Parelha ::Secretaria de Saúde de Zabelê realiza confraternização com funcionários ::Prefeitura de Monteiro promove palestra e confraternização com funcionários ::Cássio vai integrar comitiva do Senado pela liberação do Canabidiol ::É O FRACO!: Nomeação de Vitalzinho para ministro do TCU é assinada por Dilma Prefeitura de Prata

COLUNA CARIRI

BATEU SAUDADE

Por Geordie Filho
feiramonteironovAcordei saudoso dos bons momentos vividos nas antigas, quando o tempo parecia não passar. Para completar, hoje é dia de feira na nossa querida Monteiro. Com o olhar de hoje, parece até que a feira era um grande evento cultural com tanta coisa boa que se via e outras que ainda se vê: tapioca no meio da rua; Carlos e os meninos vendendo picolé; aquela senhora toda lorde arrastando o neto pelo braço; Pedro Jararaca com suas poesias; menino com baleeira; um mala vendendo patuá; outro vendendo pomada que cura até olho grande; a alfazema comendo no centro; uma beata rezando; alfinim; radiola; festa no Clube Municipal; corte de cabelo no meio da rua; caminhada no cruzeiro; Fazenda Cacimbinha e Cacimba Nova; Geordie pai cortando bode; o cuscuz de Dona Dolores; o corte de cabelo em Zé Coió; os telefonemas na Telpa; a jubiraca do vô João Boneco; a Rural de seu João; a véia da maletinha assombrando a molecada no colégio; o bar de Seu Adjar; as farmácias de Jorge Menezes e Paulo Figueiredo; a Socremo dando show no Feitosão; Chã fazendo gol; Simorion no rádio; a feira de troca; o Grande Hotel; a Tukaya de Ronaldo; o banho na barragem São José; o video game de Naelson, a banca do bicho; Pinincha na sinuca; o bar do créu; pegar piaba na pinguela; bila no meio da rua; Dr. Chico receitando em mesa de bar ao lado de Fred Menezes; Piaza vereador; o bar de Louro; o corêto de Chico; Pinto de Monteiro e Cabo Edésio; bar de Mauro; Geraldo no I Love You e até do avião de Toinho de Santu. É por isso que amanhã pego descendo pra Capital do Cariri.

VITAL NO TCU
O senador Vital do Rêgo será empossado esta semana como ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). O ato foi publicada no Diário Oficial da União. Ele ocupará a vaga do ministro José Jorge de Vasconcelos, que se aposentou. O primeiro suplente de senador, o empresário Raimundo Lira irá ocupar o seu lugar no senado. O cargo de Vital é vitalício.

BOATO NA PRATA
O prefeito do município de Prata, Júnior Nóbrega, disse que não existe nenhuma aproximação com o ex-prefeito da cidade, Marcel Nunes, após um boato criado para tentar sabe-se lá o que. Júnior afirmou que as informações que circulam na cidade são inverídicas, e que ele não se abalou com estes boatos.

O CACETE COMEU
Uma confusão movimentou a cidade de Sumé na última quarta-feira. O ex-vereador Ivandro Produções está acusando o radialista Lindemberg de ter invadido sua casa para tentar entrevista-lo a força. Segundo Ivandro, ao sofrer uma agressão do radialista, revidou e quebrou o pau nele, que após levar alguns petelecos, saiu correndo da casa do ex-vereador. O caso foi registrado na Delegacia de Polícia local.

PERIGO SOB RODAS
Os acidentes de moto continuam tirando a vida de muitos caririzeiros que trafegam pelas estradas do Cariri, muitos deles sem nenhum controle de segurança. Fica o alerta para que as autoridades competentes reforcem a fiscalização para punir os que circulam em veículos defeituosos e sem o devido uso de itens de segurança.

PICADINHAS…

A prefeita Edna Henrique e o vereador Bero de Bertino acertaram na mosca com o Programa Renda Mínima. Aquele arremedo de empresário pira!

Geraldo Santa Cruz quer ser candidato a prefeito de Monteiro em 2016. Padinha cotado para a vice.

Dudu Torreão pagando R$ 4 mil de aluguel para andar em carro de luxo não é novidade. Quase todo prefeito faz isso e tem deles que paga até mais.

Expedito Tenório, o ‘Ditinho’, foi pra Salvador comer acarajé.

Terça a branquinha dá na canela no show do Reis Roberts Carls. Todo ano o Samu encosta na casa de Galego de Nelson.

E a Cagepa dando show de desmantelo no Cariri. Se fosse o governador eu privatizava e ponto final.

A política se renovando e Ciço Lucena se despedindo dela. Deu xau ao Senado.

Como sonhar não paga nada, o caririzeiro Napoleão Maracajá estaria querendo ser prefeito de Campina Grande.

Açude do Congo com 9% e o de Camalaú com pouco mais de 20%. Se não for o fim do mundo, tá perto.

Em janeiro vou pescar no açude de Camalaú. Separa a melancia, Aguiar.

O Governo do Estado começou a distribuir sementes para o plantio dos roçados de agricultores. Tomara que São Pedro colabore.

Encontrei Manoel Júnior comprando tinta pro cabelo na farmácia.

Roubaram uma moto em frente ao cemitério de Monteiro. Estão dizendo que foram as almas.

Sucesso a cerimônia de entrega de Título de Cidadã Monteirense à Promotora Dra. Claudia Bezerra Viegas.

Batinga dizendo que inseriu o chapéu panamá no finado Luciano Agra. Pronto, descobriu o Brasil!

E Quintans, é candidato a prefeito de Sumé em 2016? Tão dizendo por ai.

Segunda-feira tem pirão de corredor no bar de Quinca e Pepêta.

ACESSE TAMBÉM: WWW.VITRINEDOCARIRI.COM.BR

Banner Coringa Banner Coringa

Prefeitura de Monteiro cria programa de Renda que beneficia famílias carentes

PLAY NO VERÃO: Banda Magníficos lança projeto de verão no Lovina, neste sábado

Banner Segundo Wilson Ricardo

TCE inaugura Centro Cultural Ariano Suassuna construído com apoio do Estado

COLUNA CARIRI COLUNA CARIRI

A cidade de João Pessoa ganhou nesta sexta-feira (19) mais um equipamento destinado à arte, à cultura e ao conhecimento. Com apoio do Governo do Estado, que cedeu o terreno, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) construiu e inaugurou o Centro Cultural Ariano Suassuna, localizado no bairro de Jaguaribe e anexo à sede do tribunal.

O governador Ricardo Coutinho foi representado na solenidade de inauguração pelo secretário de Comunicação, Luís Tôrres, que recebeu a homenagem do TCE pelo reconhecimento à parceria firmada. Na ocasião, ele destacou a iniciativa do Tribunal de Contas do Estado em dedicar importante espaço à cultura e à arte. “Este espaço estará aberto à sociedade e o governador Ricardo Coutinho, que em sua gestão tanto investiu na estrutura e na reforma de equipamentos culturais a exemplo do Espaço Cultural José Lins do Rego, não poderia deixar de participar de um espaço tão importante para a cidade e que presta justa homenagem ao grande paraibano Ariano Suassuna”, disse Luís.

O secretário de Estado da Cultura, Chico César, observou que o TCE presta homenagem ao paraibano que lutou a vida inteira por uma cultura brasileira e pelas raízes nordestinas. “É um espaço que deve ser ocupado pela população a começar por Jaguaribe, um bairro que tem uma vida cultural muito intensa. Toda homenagem a Ariano Suassuna é muito bem vinda”, declarou.

Emocionada, a viúva de Ariano Suassuna, Dona Zélia, agradeceu a homenagem. “Está tudo muito lindo, estou comovida”. O filho do casal, Manoel Dantas Suassuna, também participou da solenidade.

O presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), ministro Augusto Nardes, declarou que o TCU também já prestou homenagem a Ariano Suassuna, adiantando que “o povo que não cultiva suas raízes é um povo sem horizonte. Devemos manter a cultura para que se mantenha sua identidade”.

O presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), conselheiro Fábio Nogueira, agradeceu aos parceiros do projeto que resultou na construção do Centro Cultural Ariano Suassuna, em especial ao governador Ricardo Coutinho, que autorizou a liberação do terreno para que fosse erguida a obra. “É um verdadeiro elo entre o Tribunal de Contas e a sociedade paraibana. A homenagem a Ariano Suassuna é porque ele é unanimidade”, destaca o presidente do TCE.

O equipamento possui um auditório, que recebeu o nome de “Celso Furtado”, com 420 lugares, o Salão de Exposições “Lynaldo Cavalcanti”; a Escola de Contas “Otacílio Silveira”; e a biblioteca “Otávio de Sá Leitão”. A Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) será a curadora do novo ambiente cultural.

ACABOU A BOQUINHA: Fifa proíbe empresas de comprar jogadores

Secretaria de Saúde de Zabelê realiza confraternização com funcionários

Terceiro postagens – Câmara Monteiro

Prefeitura de Monteiro promove palestra e confraternização com funcionários

Cássio vai integrar comitiva do Senado pela liberação do Canabidiol

cassiosenadoaguaDurante sessão no Senado Federal e fazendo eco à intervenção do senador Magno Malta, o senador Cássio Cunha Lima (PSDB-PB) pediu o engajamento do Senado para agilizar o processo de regulamentação do uso do Canabidiol para fins terapêuticos. “Precisamos resolver esta questão para ontem” – ilustrou, para enfatizar a urgência da matéria.

O presidente do Senado, senador Renan Calheiros (PMDB-AL), atendeu ao pedido e assinou o Ato nº 25/2014, que instituiu a Comissão de Acompanhamento dos procedimentos referentes à legalização e a reclassificação da substância Canabidiol como medicamento. Renan designou os senadores Cássio Cunha Lima, Magno Malta e Waldemir Moka para integrar a comissão.

Apesar de o Conselho Federal de Medicina ter permitido que médicos receitem a substância, o Canabidiol continua classificado pela Anvisa como de “uso proscrito” (proibido). Isto significa que o medicamento só pode ser importado com autorização especial concedida pelo diretor da agência. Pacientes têm de apresentar prescrição médica e uma série de documentos e o pedido leva, em média, uma semana para ser avaliado pela agência. “Não podemos permitir que vidas se percam em meio a entraves burocráticos” – afirma Cássio.

O QUE É – O Canabidiol é uma substância química encontrada na maconha que, segundo estudos científicos, é útil para tratar de diversas doenças neurológicas. É utilizado para alívio de crises epilépticas, esclerose múltipla, câncer e dores neuropáticas (associadas a doenças que afetam o sistema nervoso central).

É O FRACO!: Nomeação de Vitalzinho para ministro do TCU é assinada por Dilma

Vereador Val vai comandar a Câmara de Gurjão até 2016

vereadorvalCom 6 votos, o vereador Edivaldo Moraia, conhecido como Val (DEM), foi eleito na noite desta quinta-feira (18), o novo presidente da Câmara Municipal para o biênio 2015/16.

Para chegar ao comando do legislativo Gurjãoense, além do seu, Vau contou com ainda com os votos de Diogo (PTB), Elizete (PSD), Neta (PR), Robson (PSC) e Selminha (PT).

O outro candidato a presidente foi Marcelo Farias (PSDB), que obteve 3 votos: o dele próprio e os de Edvan Santos (PT) e Zé Tela (PV).

A população compareceu em peso e lotou as dependências da Câmara para acompanhar o processo eleitoral.

Com essa vitória de Vau, o prefeito, Ronaldo Queiroz (PSC), se fortalece mais ainda politicamente no município, pois ele participou ativamente da articulação para a formação da nova mesa diretora do legislativo e passa a ter uma maioria qualificada.

Vau vai tomar posse como presidente da Câmara de Gurjão no dia 1º de janeiro de 2015.

Heleno Lima

Câmara de Vereadores de Monteiro aprova criação do Programa Renda Mínima

COLUNA CARIRI COLUNA CARIRI

Na reta final dos trabalhos legislativos de 2014, os vereadores que compõem a Câmara Municipal de Monteiro aprovaram o Requerimento de nº 245/2014, de autoria do vereador e presidente do Poder Legislativo, Bero de Bertino, que autoriza a criação de um dos mais importantes programas sociais da história do município, o Garantia de Renda Mínima de Monteiro.

De acordo com a justificativa do vereador Bero, esse programa será destinado a pessoas ou famílias que se encontram em situação precária social e/ou em situação de risco social, que não sejam beneficiárias de outro Programa Social similar, em especial o programa “Bolsa Família” do Governo Federal, de acordo com os dados constantes dos registros do CADÚNICO deste Município.

São consideradas em situação de vulnerabilidade as famílias ou pessoas que se encontram em situação de fragilidade pessoal e social por decorrência da impossibilidade de geração de renda e por mudanças de vida natural ou social, expostas às situações de violação de seus direitos, caracterizando risco social.

O requerimento foi aprovado por unanimidade e agora fica a cargo do poder executivo, a criação do Programa, que com certeza mudará para melhor o panorama social, das famílias mais carentes da cidade de Monteiro.

CONFRATERNIZAÇÃO

Ainda nesta quinta-feira, após o encerramento dos trabalhos legislativos de 2014, os vereadores, tanto de situação quanto de oposição, em clima de extrema harmonia se confraternizaram ao lado de familiares, funcionários da Câmara e imprensa local em uma pizzaria local.

O Vice-prefeito Cajó Menezes também participou do evento e parabenizou os vereadores pela excelente atuação durante o ano que está chegando ao fim.

Chuvas serão irregulares no Cariri, Sertão e Curimataú durante 2015

COLUNA CARIRI COLUNA CARIRI

Meteorologistas da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) apresentaram, nesta quinta-feira (18), a previsão climática para os meses de janeiro, fevereiro e março de 2015. A síntese do relatório mostra que não há previsão de um período “extremamente chuvoso” ou “extremamente seco” no primeiro trimestre de 2015.

Ainda de acordo com o documento, as perspectivas climáticas para as regiões do Alto Sertão, Sertão, Cariri e Curimataú indicam que as chuvas serão irregulares, tanto espacial quanto temporalmente. Mas, a tendência é que a pluviosidade fique em torno da média histórica. “Não podemos fazer nenhum prognóstico definitivo nesse momento. Dependemos de vários fatores meteorológicos que, certamente, vão interferir nas chuvas para esse período”, salientou Marle Bandeira, meteorologista da Aesa.

O presidente da Aesa, João Vicente Machado, afirmou que o órgão tem feito um bom trabalho de gestão dos recursos hídricos e que, por isso, o Estado está preparado, mesmo se as chuvas ficarem abaixo da média. “Podemos afirmar que a Paraíba está preparada para enfrentar chuvas abaixo da média – o que esperamos que não aconteça. Estamos preparados para enfrentar esses fenômenos naturais, mesmo que adversos”, garantiu.

Para o presidente da Cagepa, Deusdete Queiroga, a reunião de hoje foi fundamental para que o estado possa atuar na prevenção de possíveis fenômenos climáticos adversos. “Mesmo com a imprecisão – por conta dos fatores meteorológicos que mudam constantemente – é necessário que estejamos a par do que pode acontecer e, assim, poderemos atuar em conjunto com a Secretaria de Recursos Hídricos e da própria Aesa, que tem feito um excelente trabalho no sentido de preservar os recursos hídricos que temos, como a desobstrução de canais, recuperação de leitos”, salientou.

“O governo do estado tem investido maciçamente em obras de saneamento, construção de adutoras para que possamos ampliar a distribuição de água para a população paraibana. Por isso, não tenho dúvidas de que estamos na vanguarda de ações que visem atenuar ou até mesmo evitar que a população venha sofrer com a falta d’água, sobretudo na zona rural”, completou o presidente da Cagepa.

Prognóstico – A previsão climática para o primeiro trimestre de 2015, divulgada nesta quinta-feira, foi o resultado da reunião técnica realizada nas dependências da Universidade Federal de Campina Grande na terça-feira (16). Na ocasião, além da Aesa, participaram meteorologistas da Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) e da Unidade Acadêmica de Ciências Atmosféricas da UFCG. A Fundação Cearense de Meteorologia (Funceme) enviou dados para subsidiar as análises.

Em pauta, as mais recentes condições oceânico-atmosféricas globais com influência nos índices pluviométricos da Paraíba. Os cenários previstos por vários modelos meteorológicos de previsão climática também foram avaliados.

Com a irregularidade apontada para as chuvas do Alto Sertão, Sertão, Cariri e Curimataú, algumas localidades poderão receber uma previsão de chuva maior que outras. Marle Bandeira explica que a distribuição de chuvas dependerá dos sistemas meteorológicos , como os vórtices ciclônicos em ar superior. “Não dá para prevermos ainda de que modo esses sistemas vão se comportar. Porém, o que podemos afirmar é que, quando bem posicionados e desenvolvidos, provocam chuvas intensas em várias áreas”.

Setor leste – De acordo com a Aesa, as regiões do Litoral, Agreste e Brejo têm o quadrimestre mais chuvoso nos meses de abril a julho. Por isso, a previsão para essas regiões devem ser divulgadas em março do próximo ano.

Vice e vereadores de Monteiro comprovam descaso da CAGEPA e vão acionar o MP

Médico Dr. Marinho é pré-candidato a prefeito de Juazeirinho

doutor_marinhoApós ouvir o clamor de uma parte significativa da população, que pede mudanças urgentes no cenário político local, o renomado médico, dr. Marinho, mais conhecido como o salva vidas do Cariri, tem confidenciado a interlocutores próximos que seu nome está a disposição como um possível pré-candidato a prefeito do município de Juazeirinho.

Juazeirinho vive um momento turbulento, pois seus dois principais líderes políticos, Fred Marinheiro e Bevilacqua Matias, ambos ex-prefeitos do município, enfrentam problemas na Justiça e tão cedo não podem mais disputar cargos eletivos.

Já a prefeita licenciada, Carleusa Castro Marques (PTB), não pretende disputar a reeleição. Ela, que fora colocada na disputa faltando apenas um dia para a eleição porque o seu marido, Fred, não conseguiu o registro junto ao TRE, não se adaptou a vida pública e, em menos de 2 anos, já tirou duas licenças de 6 meses, passando o cargo para o vice-prefeito, Jonilton Fernandes (PSB), que é inexpressivo na política local devido a sua pouca densidade eleitoral e também pela péssima administração que realiza a frente da Prefeitura.

Além disso, dr Marinho, homem simples e sem orgulho, sempre administrando para os que mais precisam e que já governou Santo André por 8 anos (de 2001 a 2008), é bastante querido pela população juazeirinhense devido aos seus relevantes serviços prestado na medicina no decorrer de vários anos.

A prova disso é que na eleição deste ano, quando disputou o cargo de deputado Estadual, dr Marinho, mesmo sem ter nenhuma liderança lhe apoiando no município, obteve cerca de 700 votos, sendo o terceiro mais bem votado rumo à Assembléia Legislativa, ficando atrás apenas de Genival Matias (PTdoB) e Dunga Junior (PSDB), que contaram com grandes estruturas de campanha.

Dr Marinho foi convidado a se candidatar a prefeito de Juazeirinho por um importante político da cidade e o médico, atendendo ao clamor das ruas, prontamente aceitou colocar o seu nome a disposição da população.

Heleno Lima

Monteiro realiza audiência pública para debater plano sobre Resíduos Sólidos

MEU NOME É XAU: Ciço Lucena se despede do Senado Federal

cicero2“Ponto a ponto, fio a fio, / enfrentei o desafio / de cerzir tempos puídos”. Foi com versos do falecido senador e poeta Ronaldo Cunha Lima que o senador Cícero Lucena (PSDB-PB) iniciou sua despedida do Senado, nesta quinta-feira (18). Seu atual mandato de senador encerra-se em 31 de janeiro de 2015.

O ex-governador da Paraíba e ex-prefeito de João Pessoa lembrou seus oito anos na Casa, elencando projetos e relatórios apresentados, participação em comissões, pronunciamentos, missões internacionais e atividades como a de primeiro secretário da Mesa do Senado durante a última Presidência de José Sarney. Ele agradeceu o apoio da família e de toda a população de seu estado.

— Renovo meu compromisso com a política, com a Paraíba, com os paraibanos e com o Brasil — disse.

Cícero Lucena lembrou que iniciou sua carreira política, em 1990, como vice-governador da Paraíba na gestão de Ronaldo Cunha Lima. O senador foi também secretário de estado e ministro do governo Fernando Henrique Cardoso.

Nos oito anos como senador, disse Cícero Lucena, foram 200 proposições apresentadas, 498 relatorias, participação em 194 comissões ou subcomissões, 23 missões internacionais, dez missões nacionais e 293 discursos na tribuna do Senado.

Como destaque, o senador citou propostas apresentadas por ele na área da educação, como o ensino fundamental no período integral; padronização dos uniformes estudantis fornecidos pelo Poder Público; desoneração de softwares educacionais e livros eletrônicos; a distribuição de tablets para todos os estudantes carentes; valorização da fluência oral em disciplina de língua estrangeira; políticas de melhoria da alimentação oferecida pelas escolas; criação de institutos e centros federais de educação na Paraíba; reserva de vagas e bônus no processo seletivo de vestibular para estudantes carentes; entre outros.

Na área da saúde, Cícero Lucena destacou suas propostas para assegurar o fornecimento de medicamento de uso continuado aos pacientes; inclusão, no Programa Bolsa Família, de famílias cujos membros tenham sido acometidos por neoplasia maligna; regulamentação dos suplementos alimentares e nutricionais; desoneração dos medicamentos e equipamentos hospitalares adquiridos por órgãos públicos; entre outros.

Cícero Lucena enumerou ainda propostas apresentadas nas áreas de previdência, transporte e mobilidade urbana e meio ambiente.

— Foram oito anos de obstinada atividade parlamentar, que cobra-nos um preço demasiadamente alto. Não foram poucas as horas roubadas à Lauremília, à Janine, ao Mercinho, ao Matheus, a Luizinho e aos meus netos, Laura, Davi, João e Pedro. Não foram poucos os dias longe de minha casa. Não é pequena a renúncia à vida pessoal que nos impõe a dedicação à causa pública — registrou.

Em apartes, os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), Ruben Figueiró (PSDB-MS), Ana Amélia (PP-RS), Antonio Aureliano (PSDB-MG), Eduardo Suplicy (PT-SP), Rodrigo Rollemberg (PSB-DF), Flexa Ribeiro (PSDB-PA) e Casildo Maldaner (PMDB-SC) despediram-se do colega elogiando seu desempenho no mandato.

Flexa Ribeiro e Cícero Lucena disseram que se tornaram “verdadeiros irmãos” nos últimos oito anos. Flexa Ribeiro também elogiou a gestão de Cícero Lucena no Ministério da Integração do governo Fernando Henrique e classificou o colega como obstinado e determinado em bem representar o estado da Paraíba.

Figueiró destacou o “espírito público e firmeza de posições políticas” de Cícero Lucena. Ana Amélia afirmou que o colega deixa “uma contribuição valiosa em projetos muito importantes”. Antonio Aureliano ressaltou a “inteligência, patriotismo e força democrática” de Cícero Lucena.

Suplicy disse que o colega deu “contribuições significativas em defesa do interesse do povo da Paraíba, do interesse do povo brasileiro e do interesse público”. Rollemberg elogiou a atuação de Cícero Lucena como membro da Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA).

Dilma Rousseff é diplomada pelo TSE

COLUNA CARIRI COLUNA CARIRI

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Dias Toffoli, afirmou nesta quinta-feira (18) que “não haverá terceiro turno” nas eleições de 2014. A declaração foi dada durante discurso na cerimônia de diplomação da presidente Dilma Rousseff e do vice Michel Temer.

Mais cedo, o PSDB protocolou na Corte Eleitoral pedido para cassar o registro de candidatura de Dilma e Temer e para que o senador Aécio Neves (PSDB-MG), derrotado no segundo turno da eleição, seja diplomado presidente da Presidência da República.

“As eleições de 2014, para o Poder Judiciário, são uma página virada. Não haverá terceiro turno na Justiça Eleitoral. Que especuladores se calem. Já conversei com a Corte, e esta é a posição inclusive do nosso corregedor-geral eleitoral, com quem conversei, e de toda a composição. Não há espaço para, repito, terceiro turno que possa cassar o voto destes 54.501.118 eleitores”, afirmou Toffoli.

Em seu pronunciamento após ser diplomada, Dilma fez referência ao período da campanha eleitoral e disse que “eleição não é uma guerra” e, por isso, “não produz vencidos”. Segundo ela, “cumprir a vontade popular é uma missão generosa que, em vez de oprimir, liberta e, em vez de enfraquecer, fortalece”.

Petrobras
Dilma também afirmou em sua fala que a Petrobras vai superar a atual crise e que sua “renovação” será convertida em “energia transformadora” para o país. Durante seu discurso, ela voltou a se comprometer com o combate à corrupção, antes de falar sobre a estatal.

“A Petrobras vai continuar sendo nosso ícone de eficiência […] Estamos enfrentando essa situação com destemor e vamos converter a renovação da Petrobras em energia transformadora do nosso país”, afirmou a petista após ser diplomada para novo mandato no Tribunal Superior Eleitoral.

Ela disse que a estatal já vinha passando por “vigoroso processo de aprimoramento”, especialmente em seus mecanismos de controle e governança para coibir irregularidades. Em seguida, defendeu a continuidade das investigações, que já revelaram pagamento de propina a políticos na assinatura de contratos com empreiteiras.

“Tempos que apurar tudo de errado que foi feito, temos que criar mecanismos para que fatos como esse não possam se repetir. O saudável empenho de justiça deve também nos permitir reconhecer que a Petrobras é a empresa mais estratégica para o Brasil e que a que mais contrata e investe”.

[+]   POSTAGENS