prefeitura
::Governo proíbe carreatas, passeatas e eventos ::Adriano Galdino anuncia campanha da ALPB para incentivar doação de sangue ::Paraíba registra 3ª morte por Covid-19 ::Grupo de oposição de Amparo define chapa majoritária para as eleições ::COLUNA CARIRI – Por Geordie Filho ::Com aval de Júnior Nóbrega, pré-candidato a prefeito de Prata filia-se ao partido Cidadania ::Cidadania anuncia filiação de vice-prefeito, sete vereadores e lideranças políticas em Monteiro ::Ex-vereador Paulo Sérgio anuncia filiação no Cidadania e apoio à reeleição de Anna Lorena ::OURO VELHO: Grupo da prefeita Natália de Dr. Júnior anuncia filiação ao DEM e forma maior grupo político da história do município ::Comércio em cidades com casos de Covid-19 deverão continuar fechados Malves Supermercados

Governo proíbe carreatas, passeatas e eventos

Adriano Galdino anuncia campanha da ALPB para incentivar doação de sangue

Governo proíbe carreatas, passeatas e eventos Governo proíbe carreatas, passeatas e eventos

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, anunciou, neste sábado (04), durante live nas redes sociais, campanha da ALPB para incentivar a doação de sangue no estado. Na ocasião, além de ouvir as demandas da população, Galdino anunciou a realização de novas sessões remotas da Casa Epitácio Pessoa para esta semana, com o intuito de apreciar matérias que tratam de ações de combate à disseminação do novo coronavírus (Covid-19).

A campanha da ALPB será executada através de ações educativas nas redes sociais. Para o presidente Adriano Galdino, é urgente que a população paraibana procure os postos de coleta do estado para efetuar a doação de sangue, visto que, durante o período de isolamento social, os bancos de sangue podem entrar em colapso provocado pela ausência de doadores. Ele destacou ainda que, nesse período de quarentena, o hemocentro está realizando coleta domiciliar em João Pessoa para abastecer os estoques e continuar salvando vidas.

“O objetivo é estimular a doação de sangue nos postos de coleta espalhados no Estado da Paraíba, por meio de campanhas de conscientização, uma vez que esse serviço essencial e importante para a sociedade paraibana não pode parar”, alertou o presidente.

O presidente declarou que a luta contra o Covid-19 é de todos e que o momento é de união. Para ele, vereadores, deputados, lideranças políticas e chefes do Executivo Federal, Estadual e Municipais precisam, ao lado da população, adotar medidas pelo bem comum. “Tá na hora de cada um de nós chamar pra si essa responsabilidade e fazermos a nossa parte. A melhor forma, no momento, é não se pondo em risco e nem colocando em risco as nossas famílias. A melhor maneira de prevenção é fazer o isolamento social”, garantiu o presidente.

Embora reconheça a relevância do isolamento social, o presidente Adriano Galdino lembrou que serviços essenciais não podem parar e destacou que a mudança na rotina da sociedade tem reduzido o estoque de sangue nos postos de coleta. O presidente também encaminhou ao Governo do Estado requerimento solicitando a elaboração de campanha que possa incentivar os paraibanos a doarem sangue e manter os bancos de sangue da Paraíba abastecidos. “Precisamos ter os bancos de sangue equipados para que possamos nos prevenir”, disse.

A diretora geral do Hemocentro, Shirlene Gadelha, agradeceu à ALPB, na pessoa do presidente Adriano Galdino, por apoiar a instituição nesse momento da pandemia do Covid-19, que provocou um grande decréscimo nas doações. “Juntamente com o governador João Azevêdo e com o secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, unimos forças para sensibilizar a população da Paraíba sobre a importância da doação, e esse apoio da Assembleia é importantíssimo, pois as cirurgias de urgências, as transfusões e acidentes continuam acontecendo e precisamos do sangue para salvar vidas”, declarou.

Shirlene Gadelha acrescentou que, apesar da coleta domiciliar, as doações nos postos físicos continuam. Para obter mais informações é só ligar no telefone: (83) 3133-3466.

Sessões remotas

Galdino destacou que embora as atividades presenciais na Casa Epitácio Pessoa estejam suspensas, como medida de prevenção ao Covid-19, o Poder Legislativo continua desempenhando suas atividades e se reunindo de forma remota. Para a próxima semana, Adriano anunciou a realização de sessões virtuais para analisar projetos que possam amenizar os problemas do povo paraibano durante a pandemia. “Iremos promover debates importantes para que possamos apreciar as matérias constantes na nossa pauta. Estamos fazendo a nossa parte”, disse.

A Assembleia, recentemente, doou mil protetores faciais a profissionais que estão atuando na linha de frente no combate ao Covid-19. Para estes mesmos servidores, o presidente da Casa anunciou a doação de novos equipamentos. “Estamos adquirindo 30 mil máscaras e estamos buscando ainda mais. A Assembleia, dentro de suas possibilidades, vem tentando contribuir na luta contra um inimigo que não é só da Paraíba, é do Brasil e do mundo”, afirmou.

Durante a live, o presidente da Assembleia ouviu as preocupações apresentadas pela população e dialogou com lideranças comunitárias e políticas de toda a Paraíba, a exemplos dos prefeitos Jurandi Gouveia Farias, de Taperoá, e Lúcio Flávio de Araújo Costa, de Itabaiana.

Paraíba registra 3ª morte por Covid-19

Banner educação

Grupo de oposição de Amparo define chapa majoritária para as eleições

COLUNA CARIRI - Por Geordie Filho

SOBRE O ‘PRESIDENTO’

O presidento Jair Bolsonaro está conseguindo um feito incrível em pouco mais de 15 meses de mandato, uma rejeição jamais vista em tão pouco tempo à frente do cargo que ocupa. A culpa é dele mesmo, fruto de muita ignorância e prepotência. O homem não escuta ninguém, nem os próprios ministros que o auxiliam. Um exemplo é o ministro da Saúde, Mandetta, que tenta desde o início da pandemia de coronavírus, convencê-lo de que o isolamento social é a única forma de enfrentar o vírus no momento, mas Bolsonaro teima em dizer que isso é besteira e que o povo precisa ir pra rua, já que, segundo ele, estamos enfrentando apenas uma gripezinha.

EM MONTEIRO

Mesmo estando filiada no PL, foi decisivo o empenho da prefeita Anna Lorena para o fortalecimento do partido CIDADANIA em Monteiro, que anunciou neste sábado a filiação do vice-prefeito Celecileno Alves, de sete vereadores, e três ex-vereadores, a exemplo de Inácio Gabriel, Juraci Conrado e Paulo Sérgio. Estes dois últimos, candidatos a prefeito e vice-prefeito nas eleições de 2016, justamente contra a atual prefeita de Monteiro. Esse trabalho de fortalecimento do partido CIDADANIA em Monteiro foi um compromisso da prefeita com o governador João Azevedo. Palavra dada, palavra cumprida.

EM MONTEIRO II

Do outro lado, o grupo do deputado João Henrique e Edna Henrique anunciou que conseguiu o apoio de dois vereadores de Monteiro: Simão do Bolão e Sandro da Ipueira Funda. O apoio foi anunciado pelo grupo neste sábado. O nome escolhido pelo grupo para disputar as eleições ainda não foi divulgado, mas comenta-se que deverá ser o da médica Micheila Henrique, filha do casal.

JORNAL CORREIO

O jornal Correio da Paraíba fechou. Triste fim para um impresso que foi líder de vendas por mais de 60 anos e fez parte da história da maioria dos paraibanos. A era digital que chegou para ficar acabou inviabilizando a existência do jornal. O empresário Roberto Cavalcante segurou as pontas até onde pôde, fez de tudo para manter o projeto vivo, mas teve de se render e anunciar o fim.

JORNAL CORREIO II

Quando trabalhei como repórter no Sistema Correio, entre 2011 e 2013, tive a honra de assinar algumas matérias no jornal, deixando meu registro no mais lido e melhor jornal impresso que a Paraíba já teve. Registro minha solidariedade aos jornalistas, fotógrafos, diagramadores e auxiliares de uma forma geral que acabaram perdendo seus empregos em meio à toda essa crise de saúde e financeira que atinge o planeta.

LÁ EM BOI VÉI

Em Ouro Velho, também conhecido como Boi Véi, o grupo político do médico Doutor Júnior anunciou que conseguiu reunir o maior número de aliados já visto na cidade. A prefeita Natália Lira, que está em seu segundo mandato, deverá anunciar em breve o nome que apoiará para disputar a Prefeitura. Em contato com a coluna, Dr. Júnior revelou que o anúncio só sai em junho.

ELEIÇÕES EM PRATA

O secretário de Agricultura da cidade de Prata, Genivaldo Fernandes, anunciou filiação ao partido do governador João Azevedo, o CIDADANIA. Com o aval do prefeito Júnior Nóbrega, ele confirmou pré-candidatura a prefeito, devendo disputar a Prefeitura contra o candidato da oposição, Felizardo Moura, que foi derrotado nos últimos dois pleitos.

CHAPA FORTE EM ZABELÊ

Para disputar a reeleição em Zabelê, o prefeito Dalyson Neves segue junto com o grupo do ex-prefeito Lucivaldo Vaz e da ex-prefeita Íris Henrique. A chapa, ao que se ventila na cidade, deverá ser ele na cabeça e Íris na vice. Quem achou bom foi Fernando Cabeleireiro, que quando soube, disparou: “com uma chapa forte dessa, não vou precisar trabalhar muito pra ver os dois vencerem”.

PRA DESCONTRAIR

No consultório, o oculista fazia os exames de rotina:

– O que está escrito aqui?

E o paciente responde:

– Não sei.

O médico aponta para uma palavra com letras maiores:

– E agora? O que está escrito aqui?

Ele se esforçou, mas não conseguiu ler nada. O médico aponta então para a palavra com as maiores letras e pergunta:

– O que está escrito aqui?

– Ainda não sei – responde o paciente.

– Bom, só tem um jeito: vamos ter que operar – diz o médico.

Depois da operação, o paciente pergunta ao médico:

– E agora, doutor? O senhor acha que eu vou conseguir ler tudo?

– Claro que sim! A operação foi um sucesso!

E o paciente, todo contente:

– Puxa, doutor, como a medicina está avançada. O senhor acredita que antes da cirurgia eu era analfabeto?

PICADINHAS…

Aumenta a cada dia o número de infectados pelo corona. Deus nos ajude.

Por conta do corona, eleições municipais podendo ser prorrogadas para dezembro.

Será que vão liberar os comícios nas eleições ou vai ser cada um no seu quadrado?

Festas de São João cancelados em todas as cidades do Cariri, para a tristeza dos forrozeiros de plantão.

E lá se foi Valdir Teles. Aos poucos os bons poetas indo embora.

Gás de cozinha só baixou nas refinarias, porque nos depósitos continua mesma coisa. É fumo!

Guga do pipoco em desespero porque não pode mais ir comer o cuscuz com bode e tomar seu ron na feira do gado.

Aperreado tá Fabinho da Farinha, sem puder ir pro bar de quinca.

Murilo e Mauro do Bar é que estão na boa. O estoque em casa é grande.

Chico Mariano no mesmo aperreio em São Sebastião do Umbuzeiro.

Lá em Sumé, quem mais sofre é Forlan com os bares fechados.

Meu amigo Dennys Mayer também valente porque fecharam os cabarés.

O jeito é tomar uma em casa.

Eita corona ruim.

Alfredo Viana teve uma bilôra essa semana, mas passa bem. Disse que foi inventar de papar de beber, acabou aparecendo problema.

E tome chuva.

E tome chifre.

Quer passar na frente da fila onde você estiver? Dê um espirro, não fica ninguém perto.

Fique em casa!

Com aval de Júnior Nóbrega, pré-candidato a prefeito de Prata filia-se ao partido Cidadania

Cidadania anuncia filiação de vice-prefeito, sete vereadores e lideranças políticas em Monteiro

Governo proíbe carreatas, passeatas e eventos Governo proíbe carreatas, passeatas e eventos

O Partido Cidadania, que no estado é liderado pelo Governador João Azevêdo, anunciou neste sábado (04), a filiação do vice-prefeito de Monteiro, Celecileno Alves, e do ex-candidato a prefeito de Monteiro em 2012 e 2016, Juraci Conrado.

Além de Celecileno e Conrado, também ingressaram no partido os vereadores Cajó Menezes (Presidente da Câmara Municipal), Bero de Bertino, Toinho de Nequinho, Nem de Júlia, Bião Nunes, Sargento Farias e Raul Formiga, além do ex-vereador por vários mandatos e ex-presidente da Câmara, Inácio Gabriel, que mais uma vez disputará uma vaga na Câmara Municipal.

O ex-presidente da Câmara e ex-vereador Paulo Sérgio também ingressou no partido e aderiu ao grupo da prefeita Anna Lorena (PL), e vai disputar uma vaga na Câmara. Paulo Sérgio foi candidato a vice-prefeito em 2016, na chapa encabeçada por Conrado.

O Presidente do Cidadania no município, Fred Menezes, afirmou ainda que outras lideranças do município também se filiaram no partido, atendendo um convite da prefeita Anna Lorena (PL). Fred ainda destacou que o partido apoiará a reeleição de Anna Lorena, e fará parte da chapa majoritária, além da certeza de que fará a maior bancada na Câmara de Vereadores.

O Presidente Estadual do Cidadania e secretário Chefe de Gabinete do Governador, Ronaldo Guerra, recebeu as filiações com muito entusiasmo, e agradeceu a todas as lideranças que chegam para fortalecer o partido no Estado, e endossou que o partido e o Governador João Azevêdo apoiam de forma incondicional à reeleição da prefeita Anna Lorena.

O vice-prefeito Celecileno Alves falou em nome de todos os filiados, e disse que o Cidadania é um partido que renasce em Monteiro de forma forte e grande, com a filiação de várias lideranças do município, e agradeceu o convite da prefeita Anna Lorena e também do Governador João Azevêdo, este que sem sido um parceiro de primeira hora da Gestão Municipal.

Banner Câmara

Ex-vereador Paulo Sérgio anuncia filiação no Cidadania e apoio à reeleição de Anna Lorena

 

 

O ex-vereador e ex-presidente da Câmara de Monteiro, Paulo Sérgio, anunciou nesta sábado (04), apoio à reeleição da prefeita Anna Lorena. Paulo Sérgio também se filiou ao Cidadania, para disputar uma vaga na Câmara de Monteiro.

A prefeita Anna Lorena agradeceu o apoio de Paulo Sérgio e de todo seu grupo político, e que sua chegada fortalece ainda mais o grupo político. “A chegada de Paulo Sérgio fortalece ainda mais o nosso grupo, além de defendermos o melhor para Monteiro, o respeito as famílias e o diálogo, sempre em busca do avanço de nossa cidade”, disse a gestora.

Paulo Sérgio justificou sua adesão pelo reconhecimento do trabalho executada pela gestão da prefeita Anna Lorena em toda Monteiro, independentemente de posições políticas.

“Esse projeto comandado pela prefeita Anna Lorena me agrada muito, pela visão que ela tem de como trabalhar em Monteiro, e a capacidade de diálogo com as pessoas. Quando o município cresce, crescemos juntos. Não tenho motivos para votar contra ela, vendo os seus projetos e conhecendo sua gestão, Monteiro está no caminho certo e por isso estou seguindo com Lorena”, afirmou Paulo Sérgio.

Paulo Sérgio foi vereador em Monteiro por dois mandados 2008/2016, e presidiu a Câmara de Monteiro no biênio de 2011/12, e foi candidato a vice-prefeito em 2016, na chapa encabeçada pelo ex-vereador Juraci Conrado.

OURO VELHO: Grupo da prefeita Natália de Dr. Júnior anuncia filiação ao DEM e forma maior grupo político da história do município

Comércio em cidades com casos de Covid-19 deverão continuar fechados

Estado vai contratar agentes para montar barreira sanitárias em postos fiscais nas rodovias

Governo proíbe carreatas, passeatas e eventos Governo proíbe carreatas, passeatas e eventos

A Paraíba vai contratar 30 agentes sanitários para atuar nas barreiras sanitárias que vão ser instaladas nos postos fiscais nas rodovias estaduais que fazem divisa com outros estados. De acordo com a Agência Estadual de Vigilância Sanitária (Agevisa-PB), o processo de seleção dos agentes está em andamento.

A Paraíba já adotou barreira sanitárias no Aeroporto Internacional Castro Pinto, em João Pessoas e também nos terminais rodoviários das cidades que têm linhas interestaduais.

De acordo com a diretora-geral da Agevisa-PB, Jória Viana Guerreiro, as barreiras sanitárias nas rodovias estaduais da Paraíba vão ser instaladas nos postos fiscais que ficam nas divisas com os demais estados. “A previsão é de que as barreiras sanitárias nas rodovias da Paraíba comecem a funcionar na segunda semana de abril”, explicou.

As barreiras sanitárias nas rodovias federais, no entanto, seguem sem perspectiva de começar a funcionar. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal na Paraíba (PRF-PB), ainda faltam insumos para que as barreiras comecem a funcionar nos trechos das BRs que fazem divisa da Paraíba com outros estados.

“Fizemos contato na quarta-feira e estamos aguardando alguns ajustes para começar o funcionamento das barreiras nas rodovias federais na Paraíba. Mas por enquanto, não é possível dar uma previsão”, comentou a superintendente substituta da PRF-PB, Keilla Melo.

As barreiras sanitárias da Paraíba, para enfrentamento da Covid-19, foram definidas pelo governador do estado, João Azevêdo (Cidadania), durante uma reunião realizada com as autoridades de saúde e vigilância sanitária da Paraíba no dia 19 de março. A Paraíba está em calamidade pública desde o dia 21 de março, quando foi publicado o decreto estabelecendo a situação emergencial por conta do coronavírus.

Banner Ecos TV

Governo do Estado mantém expediente suspenso em repartições

Governo proíbe carreatas, passeatas e eventos Governo proíbe carreatas, passeatas e eventos

O governador João Azevêdo prorrogou a suspensão do expediente nas repartições públicas estaduais até o dia 19 de abril. O decreto 40.168 foi publicado na edição deste sábado (4) do Diário Oficial do Estado e representa a continuidade das medidas adotadas pelo governo para evitar a propagação do novo coronavírus no Estado.

Desta forma, os servidores públicos estaduais, da administração direta e indireta, executarão suas atividades de forma remota (home office) e permanecerão de sobreaviso, podendo ser convocados, durante o período do expediente, em caso de necessidade de comparecimento ao local de trabalho. A determinação não se aplica aos servidores das Secretarias de Saúde, Segurança e Defesa Social, Administração Penitenciária, Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa) e Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente “Alice de Almeida” (Fundac) que ficam sujeitos à jornada de trabalho estabelecida pela chefia imediata.

Já os servidores públicos estaduais, da administração direta e indireta, que não puderem exercer suas atividades de forma remota (home office) durante o período, deverão tirar férias antecipadas por decisão dos secretários e gestores dos órgãos estaduais.

O decreto também se estende, no que couber, aos empregados públicos, terceirizados, estagiários e demais agentes que possuam vínculo com os órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

A medida tem como base o Estado de Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional (ESPIN), decretado pelo Ministério da Saúde em virtude da disseminação global da infecção humana pelo coronavírus; a declaração da condição de transmissão pandêmica sustentada da Covid-19; o decreto de situação de emergência na Paraíba; e a necessidade de se estabelecer um plano de resposta efetivo para enfrentamento do problema na Paraíba.

Confirmado caso de coronavírus no Cariri

Governo proíbe carreatas, passeatas e eventos Governo proíbe carreatas, passeatas e eventos

A Paraíba está com 32 casos confirmados de contaminação pelo novo coronavírus, segundo informações da Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgadas nesta sexta-feira (3). Um dos últimos casos confirmados nesta sexta foi em uma mulher, de 86 anos, que mora no município de Junco do Seridó. Ela está internada em um hospital público. O outro foi em um homem, de 55 anos, residente de Serra Branca, que está em isolamento domiciliar.

No início da tarde foi confirmada a infecção por Covid-19 em uma mulher, de 54 anos, residente no município de João Pessoa. De acordo com a SES, ela segue em isolamento domiciliar, acompanhada pela vigilância municipal.

Na quinta-feira (2), oito casos foram confirmados. Deles, seis são mulheres e dois homens, na faixa etária entre os 28 e 88 anos. Todos residem em João Pessoa e em estão em isolamento domiciliar. havia sido confirmado. O último da quinta-feira, confirmado à noite, foi de uma idosa, de 88 anos, que está internada na UTI de um hospital particular de João Pessoa.

Com este resultado, a Paraíba passa a contabilizar 24 casos confirmados da doença em João Pessoa, 2 em Campina Grande, 1 em Cabedelo, 1 em Igaracy, 1 em Junco do Seridó, 1 em Patos, 1 em Serra Branca e 1 em Sousa. Dos casos confirmados, 4 estão hospitalizados, 3 já se recuperaram da Covid-19 e 24 seguem em isolamento domiciliar.

Até o início da tarde desta sexta-feira, 14 pacientes estavam internados em UTI, sendo 10 em estabelecimentos públicos e quatro em hospitais privados, e 92 em leitos de isolamento, seguindo em investigação para Covid-19.

Ainda de acordo com a SES, mais 649 notificações por suspeita de Covid-19 estão em investigação, notificadas pelos municípios mediante suspeita clínica para Síndrome Gripal por Covid-19. Um total de 505 casos notificados já foram descartados por exames laboratoriais para Síndrome Gripal e casos Síndrome Respiratória Aguda Grave por Covid-19.

Na terça-feira (31), o estado registrou a primeira morte causada pelo Covid-19. O paciente que morreu foi um homem, de 36 anos, que morava em Patos, no Sertão do estado, e estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, desde o dia 26, após transferência hospitalar. Ele teve o diagnóstico confirmado na tarde da segunda-feira (30) e tinha histórico de diabetes. A SES segue em investigação de 10 óbitos para Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

Ex-prefeito Fernando Queiroz se filia ao PL e diz que é chegada a hora de debater o futuro de São José dos Cordeiros

NO CARIRI: Polícia identifica suspeito de tentar matar idoso e prende acusado de cometer estupro

Banner Prata

Jornal Correio da Paraíba encerra atividades após 66 anos de história

SUMÉ: Prefeito Éden Duarte anuncia filiação no PL para disputar a reeleição

Prefeita de de Monteiro tem rede social clonada

Paraíba registra 30º caso de Covid-19 e investiga oito mortes suspeitas

A Paraíba registrou, na tarde desta sexta-feira (03), o 30º caso de pessoa infectada pelo novo coronavírus. O mais recente trata-se de uma mulher de 54 anos, residente no município de João Pessoa. De acordo coma Secretaria de Saúde, ela segue em isolamento domiciliar, acompanhada pela vigilância municipal.

A Secretaria confirmou no dia 31/03 a primeira morte pela Covid-19 no Estado. Outros 08 óbitos suspeitos por SRAG por Covid-19 são investigados.

Os casos confirmados estão distribuídos por 6 municípios (João Pessoa, Campina Grande, Cabedelo, Patos, Sousa e Igaracy).

Até esta sexta, 14 pacientes estão internados em UTI (10 em estabelecimentos públicos e 4 em hospitais privados privado) e 92 em leitos de isolamento, seguindo em investigação para Covid-19.

Os demais casos hospitalizados e com resultado não detectável seguem em investigação para demais vírus respiratórios. Dos casos confirmados, 3 encontra-se hospitalizados, 3 já se recuperaram da Covid-19 e 23 seguem em isolamento domiciliar..

Todos os dados acima são de pacientes notificados nos Hospitais para SRAG por Covid-19, no Estado temos mais 649 notificações em investigação de casos suspeitos de Covid notificados pelos municípios mediante suspeita clínica para Síndrome Gripal por Covid-19, anteriormente registrados no sistema Redcap e após análise amostras a serem rodadas para o agravo. Um total de 445 casos notificados já foram descartados por exames laboratoriais para Síndrome Gripal e casos SRAG por Covid-19.

Vice-prefeito e cinco vereadores de Sumé anunciam filiação ao Cidadania

[+]   POSTAGENS