Ação Social de Sumé realiza caminhada em prol das pessoas com deficiência

A Secretaria Municipal de Ação Social de Sumé, realizou na manhã desta quinta-feira, 25, uma caminhada de conscientização contra a violência a pessoas portadoras de deficiência física.

A concentração aconteceu na Escola Zélia Braz, na Várzea Redonda, percorrendo as ruas Hugo Santa Cruz, Marceano de Oliveira e Avenida 1⁰ de Abril, encerrando-se na Praça José Américo.

O movimento foi organizado pelo Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS) e teve à frente a secretaria de Ação Social, Brígida Xavier. Também participaram alunos da rede municipal de ensino, a equipe do NASF, CAPS, dos Serviços de Convivência e a empresa júnior dos estudantes de Gestão Pública ACCOUNT.

A caminhada teve por objetivo alertar a população quanto à defesa dos direitos das pessoas portadoras de deficiência. “O Estado deve dar maior atenção para com as pessoas portadoras de deficiência, assim como também a sociedade. A denúncia contra esse tipo de violência deve ser estimulada junto à sociedade, principalmente porque muitas vezes o portador de deficiência não tem condições de fazê-la”, disse a coordenadora do CREAS, Iris Guimarães.

Ela informou que o CREAS é o órgão que atua no combate a este tipo de violência e de garantia de direitos. Quando recebidas as denúncias, o órgão faz as visitas domiciliares e dependendo da violação de direitos, a maioria dos casos são encaminhados ao Ministério Público. O CREAS trabalha com total sigilo quanto às denúncias recebidas. Outro meio disponível para denunciar é o Disque 100.

A secretária Brígida Xavier, mostrou-se satisfeita com o manifesto e disse que as pessoas realmente atenderam ao convite da Ação Social para conscientizar a população.

“Essa caminhada é mais uma etapa. Estamos trabalhando isso todos os dias no CREAS, no CRAS, no CAPS, nos Serviços de Convivência, conversando com a comunidade sobre o problema e recebendo as pessoas, as famílias, fazendo a acolhida, a escuta, orientando e encaminhando essas pessoas em defesa dos seus direitos”, disse Brígida.

Foram distribuídos 2.000 mil panfletos informativos e após o evento foi oferecido um café da manhã aos participantes. Brígida informou que no próximo dia 1⁰ de outubro a Secretaria estará em mais uma mobilização, comemorando o Dia Nacional de Luta pelo Direito dos Idosos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar