::Prefeitura de Sumé abre Processo Seletivo para professor do Proeja ::Assessor técnico do FIDA visita produtores de caprinos no Cariri paraibano ::Cagepa é multada em R$ 12 milhões por vazamento de soda cáustica ::EM SOLEDADE: Bandidos assaltam casa e deixam mulher baleada ::Com insistência de Maranhão em ser candidato, deputados decidem deixar o MDB ::Paraíba registra redução de 25% nos casos suspeitos de dengue em 2018 ::Boa Vista está entre as que mais cresceram no Turismo Brasileiro ::Com escola reformada, Rede de Ensino de SSU inicia ano letivo 2018 ::Pescador é preso após agredir companheira no Cariri ::Prefeita de São Domingos do Cariri declara apoio à reeleição de Lira Malves Supermercados

Açude do Boqueirão sobe mais de 2 milhões de m³ em janeiro

(01/02/2018)
Açude do Boqueirão sobe mais de 2 milhões de m³ em janeiro Açude do Boqueirão sobe mais de 2 milhões de m³ em janeiro

O nível do açude Epitácio Pessoa, que fica localizado na cidade de Boqueirão, continua subindo. Segundo levantamento feito pela Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) somente no mês passado o ganho foi 2.556.125 m³. O reservatório abastece Campina Grande e outras 18 cidades do compartimento da Borborema e está com 10,28% da capacidade máxima (42.326.032 m³).

De acordo com o presidente da Aesa, João Fernandes da Silva, desde o encontro das águas do rio São Francisco com o açude Epitácio Pessoa, em abril do ano passado, o aporte foi de mais de 30 milhões de metros cúbicos.

“O nível vem subindo gradativamente graças ao Velho Chico e ao trabalho que vem sendo feito pelo Governo do Estado. Estamos em contato com o Ministério da Integração Nacional e com a Agência Nacional das Águas para garantir uma boa vazão. Além disso intensificamos a fiscalização no curso do rio Paraíba”, informou.

Na manhã desta quinta-feira (1), a vazão medida pela plataforma de coleta de dados do Portal das Águas, em Monteiro, foi 3,57 m³/s. Este monitoramento é feito em tempo real pela Aesa, que utiliza cinco plataformas instaladas ao longo do curso do rio Paraíba. Os dados estão disponíveis no site da Aesa.

Açudes – Dos 127 reservatórios monitorados pela Aesa, 63 estão com menos de 5% da capacidade. Outros 33 estão com menos de 20%, 29 açudes têm mais que 20% e 2 estão sangrando. Os níveis de cada barragem também estão no site da Aesa.

Faça seu comentário



Possui atualmente : 1 comentário em Açude do Boqueirão sobe mais de 2 milhões de m³ em janeiro


  • Que maravilha ver Boqueirão recebendo mais água, pena que aqui na minha cidade a água não chega às torneiras da população.