prefeitura
::Prefeita de Monteiro se reúne com secretário estadual e presidente da ALPB ::UFCG oferece 50 vagas para o curso Pré-Vestibular Solidário em Sumé ::Assembleia Legislativa retorna às atividades no plenário na terça-feira ::Bombas da Transposição do Rio São Francisco voltam a ser ligadas ::Éden luta por fábrica de ração animal para o município de Sumé ::TCE-PB bloqueia contas de Prefeitura por ‘inconsistências’ ::Câmara de Monteiro tem debates sobre cálculo da taxa de iluminação e pedidos ao Estado ::Vereador Bonílson apresenta PL que beneficia a classe dos advogados em Sumé ::Monteiro realiza mais uma edição do Campeonato de Vôlei de Areia de Duplas e de Quarteto ::Prefeito de São João do Cariri deverá pedir licença do cargo para tratamento de saúde Malves Supermercados

Aesa registra chuva em 71% dos municípios da PB em janeiro de 2018

(01/02/2018)
Aesa registra chuva em 71% dos municípios da PB em janeiro de 2018 Aesa registra chuva em 71% dos municípios da PB em janeiro de 2018

Dos 223 municípios da Paraíba, 160 deles (71,7%) tiveram o registro de chuvas neste mês de janeiro, segundo os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). As cidades com os maiores registros de chuvas neste mês ficam no Sertão paraibano. Entre elas, a maior precipitação foi em Itaporanga, no Alto Sertão paraibano, registrando 305,7 mm de chuva.

De acordo com a Aesa, o volume de chuvas em Itaporanga foi 368,3% maior que o previsto para o mês de janeiro. Segundo a agência, a média histórica no município é de 83 mm. Dos 305,7 mm registrados em Itaporanga, apenas no dia 27 de janeiro a Aesa registrou 212 mm em uma única chuva, que deixou a cidade alagada em vários pontos.

A segunda cidade que mais teve registro de chuvas em janeiro de 2018 na Paraíba foi Carrapateira, também no Sertão do estado. Segundo a Aesa, no município choveu 217 mm entre os dias 1º e 31 de janeiro. A média histórica de chuvas para o município em janeiro não foi divulgada.

A terceira cidade que mais teve chuvas em janeiro deste ano foi Cajazeirinhas, também no Sertão, que teve 155 mm de chuvas em todo o mês de janeiro. A médica histórica também não foi divulgada pela Aesa.

Além destas três cidades, Alhandra (150,9 mm), Serraria (150,4 mm), Curral Velho (149 mm), Serra Grande (183,3 mm), São José de Piranhas, (136,8 mm), Mari (134,8 mm) e Condado (133 mm), completam a lista das 10 cidades com os maiores volumes registrados.

Pior média histórica
Considerando as médias históricas de chuvas para o mês de janeiro nos municípios da Paraíba, Triunfo teve o pior índice. Segundo a Aesa, para o mês, a média de chuva esperada era de 90,2mm. Entretanto, neste janeiro de 2018 só choveu 5mm em todo o mês, ou seja 94,5% a menos que a média esperada.

Faça seu comentário



Possui atualmente : Nenhum comentário em Aesa registra chuva em 71% dos municípios da PB em janeiro de 2018