prefeitura
::“Quem não tem mandato não pode dar conselho a quem tem”, diz Efraim Morais ::Em visita ao DER, vereador recebe confirmação de pavimentação da estrada de Malhada de Roça ::Municípios da Paraíba recebem R$ 24,9 mi do FPM nesta sexta ::CAPS de Sumé continua com atividades do Setembro Amarelo ::Goleiro caririzeiro é convocado para seleção brasileira ::Lojas Americanas conta com apoio do SINE Monteiro para processo seletivo ::Líder anuncia que prefeita de Monteiro receberá comissão de servidores para para discutir insalubridade ::Alunos da rede municipal de ensino recebem atendimento oftalmológico em Monteiro ::Governo Federal tem dívida de R$ 25 mi em repasse para as obras do canal Acauã-Araçagi ::Prefeitura de Sumé, Banco do Brasil e empresários se reúnem para tratar sobre a agência Malves Supermercados

ALPB e Câmaras discutem a transposição no Cariri

(16/08/2019)
ALPB e Câmaras discutem a transposição no Cariri ALPB e Câmaras discutem a transposição no Cariri

A Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta quinta-feira (15), audiência pública, em conjunto com as Câmaras de Vereadores de Taperoá e outras cidades da região do Cariri paraibano, para discutir a perenização do Rio Taperoá.

A sessão, que ocorreu na Câmara Municipal de Taperoá, reuniu diversas autoridades locais para discutir a criação de um projeto para transposição para levar água às cidades da região.O deputado Moacir Rodrigues, coautor da propositura, destacou que, além de amenizar a seca, a vinda de água para o Rio Taperoá vai gerar mais desenvolvimento econômico para população do Cariri.

Uma das possibilidades apresentada na audiência pública foi a expansão da Adutora do Pajeú, que já atende municípios dos estados do Pernambuco e Paraíba, para o Rio Taperoá. “Em primeiro lugar, nós precisamos que seja feito o projeto. Já foram feitos tantos projetos na Paraíba, como o canal Acauã-Araçagi para levar água para a zona da mata. Por que não deixar um pouco de água no Cariri? É um esforço de prefeituras, estados e Governo Federal. Todos unidos em prol da população”, afirmou.

Ainda de acordo com o deputado, o objetivo do projeto chamado de “Ramal do Cariri”, que prevê a perenização de rios e açudes, envolve mobilizar as cidades do Cariri paraibano para a construção de uma transposição de água que passe por diversas cidades da região, como Monteiro, Sumé, Serra Branca, Livramento e Taperoá.

Para o vereador de Taperoá, Aílton Paulo, que também foi coautor da propositura, a perenização do Rio Taperoá vai contribuir para o fortalecimento da agricultura e pecuária da região. “As pessoas do campo, que moram na zona rural, não têm mais como permanecerem lá. Além de existir o risco de estarem expostas [a doenças], tem o risco financeiro. Então, o que nós estamos querendo fazer é promover emprego e renda. E só vamos conseguir isso, numa região semiárida, se existir água”, explicou.

O prefeito de Taperoá, Jurandir Gouveia, destacou que a união dos representantes de Poderes municipais e estaduais é fundamental para a concretização do projeto.

“Hoje, estamos numa luta muito grande pela interligação com a Adutora do Pajeú, para que Taperoá também seja contemplada. Eu tenho certeza que através dos deputados, da força política, do presidente Birino, dos vereadores, a prefeitura, junto com o deputado Moacir e outros companheiros, vamos conseguir em breve a conclusão desse projeto de grande importância não só para Taperoá, mas para toda a região”, declarou.

De acordo com presidente da Câmara Municipal de Taperoá, o vereador Birino, a realização da obra vai resolver o acesso da população à água no município. “É muito importante essa audiência, porque Taperoá já tem uma situação difícil com o problema de água. A gente tem um açude aqui, mas não podemos dizer que temos água garantida. Então, se conseguirmos chegar a executar essa obra, a cidade ficará despreocupada com o problema de água”, concluiu.

Faça seu comentário



Possui atualmente : Nenhum comentário em ALPB e Câmaras discutem a transposição no Cariri