::Saúde do Congo adquire novos equipamentos para ambulâncias do município ::Ministro vai propor substituir cubanos por médicos formados pelo Fies ::Ricardo não descarta disputar prefeitura de João Pessoa ::TCE-PB emite alerta a Prefeitura do Cariri por comprometimento orçamentário ::Feriado em Monteiro tem Copa Dr. Chico de Futebol com vários gols ::Alto preço do milho da Conab sacrifica produtor rural, alerta secretário ::As charges do dia… ::Jovem é assassinado com vários tiros na cidade de Monteiro ::Paulo Maia recebe apoio de professores e garante mais investimentos na Nova ESA ::Humorista Zé Lezin fará show em Monteiro neste sábado Malves Supermercados

Boqueirão atinge 29% da capacidade hídrica após chuvas do fim de semana

(16/04/2018)
Boqueirão atinge 29% da capacidade hídrica após chuvas do fim de semana Boqueirão atinge 29% da capacidade hídrica após chuvas do fim de semana

O açude Epitácio Pessoa, mais conhecido como Boqueirão, acumulou quase 15 milhões de metros cúbicos de água depois das chuvas registradas na região do Cariri no último fim de semana e atingiu o índice de 29% de toda sua capacidade hídrica. Segundo os dados de monitoramento da Agência Executiva de Gestão das Águas do Estado da Paraíba (Aesa), o reservatório acumula nesta segunda-feira (16) o total de 119,4 milhões de metros cúbicos de água.

O manancial acumulava no sábado (14) o número de 104,7 milhões de metros cúbicos de água, o equivalente a 25% de seu volume total. Dos quase 15 milhões de metros cúbicos de água recebidos, 13 milhões foram registrados últimas 24 horas.

Na região do Sertão, o açude Coremas que abastece uma população de quase 300 mil pessoas também aumentou o volume hídrico após receber cerca de 14 milhões de metros cúbicos de água. Com a recarga, o manancial ultrapassou a marca de 101,5 milhões, o equivalente 17% de sua capacidade total. O açude acumulava no sábado (14), o volume de 87,0 milhões de metros cúbicos de água.

Já o reservatório de Mãe D’Água que forma o Complexo Mãe D’Água/Coremas ultrapassou a marca de 8% e acumula nesta segunda-feira o número 46,2 milhões de metros cúbicos de água. O manancial registrava em janeiro deste ano, segundo dados da Aesa, menos de 20 milhões de metros cúbicos de água, menos de 3% de sua capacidade total.

O açude Engenheiro Ávidos em Cajazeiras, também no Sertão, mais que dobrou o volume de água considerando o período da primeira semana do mês de abril. Nesta segunda-feira, o manancial acumula 59,2 milhões de metros cúbicos de água, 23,2% de sua capacidade hídrica total. No início do mês, o reservatório registrava pouco mais de 22 milhões de metros cúbicos de água, cerca de 8% de sua capacidade.

Mais chuva
Segundo a meteorologista da Aesa, Marle Bandeira, as chuvas devem permanecer durante toda semana sobre o estado da Paraíba. “A expectativa é de mais chuva para esta semana, uma vez que a previsão indica a condição favorável para formação de nuvens e precipitações. São chuvas localizadas podendo ser registradas em determinados locais e outros não”, explicou.

Faça seu comentário



Possui atualmente : Nenhum comentário em Boqueirão atinge 29% da capacidade hídrica após chuvas do fim de semana