Boqueirão chega a 15% da capacidade, mesmo com medidas do Estado

O açude de Boqueirão está com 15% da capacidade o que equivale a 62 milhões de metros cúbicos para abastecer Campina Grande e outras 18 cidades da região. A informação foi apresentada nesta sexta-feira (2) pelo presidente de Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), João Fernandes, durante uma audiência pública na Câmara Municipal de Campina Grande para tratar sobre a crise hídrica.

O gestor elencou as medidas já tomadas para reverter o problema da falta de água. “Interrompemos o uso da água para irrigação e, juntamente com a Cagepa, diminuímos a vazão que era retirada para abastecimento. As projeções feitas pelos engenheiros da Aesa indicam que, mesmo que não haja nenhuma recarga das chuvas, em janeiro de 2016 o açude Boqueirão ainda terá mais de 20 milhões de metros cúbicos. Estamos gerindo esta água da melhor maneira possível para garantir o abastecimento de Campina e região.”, informou João Fernandes.

Quem também participou da audiência pública foi o secretário executivo do Ministério da Integração Nacional, Carlos Vieira. Ele disse que a conclusão do eixo leste da Transposição do rio São Francisco está prevista para janeiro de 2017. “As águas do São Francisco podem até chegar um pouco antes na Paraíba, talvez em dezembro de 2016. Até lá o Governo Federal vai ajudar o Estado com diversos projetos para minimizar os efeitos causados pela estiagem”, observou.

Para minimizar os efeitos da estiagem, o presidente da Aesa disse que, nesta sexta-feira (2), foi entregue a primeira Unidade Simples de Dessalinização de Água do Programa Água Doce, em Serra Branca. Ele falou ainda que está sendo assinada a ordem de serviço para construção de mais 280 barragens subterrâneas, com um investimento de aproximadamente R$ 3,2 milhões.

A audiência pública realizada na Câmara Municipal de Campina Grande foi proposta pela Assembleia Legislativa do Estado e presidida pela deputada Daniela Ribeiro. Também participaram do evento, o prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues; o presidente da Fiep, Francisco Buega Gadelha; o presidente da Frente Parlamentar da Água, deputado Buba Germano; diretores da Cagepa e Aesa e vereadores de Campina Grande e Boqueirão.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar