prefeitura
::Monteirense Anniele Maracajá é destaque da Revista Sexy do mês de maio ::Bode na Rua 2019 será lançado no próximo sábado, em Gurjão ::Bandidos invadem residência e levam objetos e carro em cidade do Cariri ::IFPB de Monteiro oferece 20 vagas para Curso Técnico em Instrumento Musical ::Conselheiro do TCE-PB é alvo de nova fase da Operação Xeque-Mate ::Polícia desarticula quadrilha envolvida em tráfico de drogas em Juazeirinho ::Câmara de Monteiro recebe abertura da 7ª Semana de Enfermagem de Monteiro ::Agrovila começam a receber água 2 anos após retirada de terras para transposição ::Duas agências bancárias são explodidas na madrugada, na Paraíba ::Governo recua e publica novo decreto sobre armas Malves Supermercados

Cabaceiras é referência na gestão de recursos hídricos, diz ministra da Agricultura

(17/02/2019)
Cabaceiras é referência na gestão de recursos hídricos, diz ministra da Agricultura Cabaceiras é referência na gestão de recursos hídricos, diz ministra da Agricultura

A cidade de Cabaceiras, no Cariri paraibano, é uma referência no gerenciamento de recursos hídricos em períodos de seca e pode ser modelo para ações de enfrentamento à estiagem no Nordeste, segundo a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina. A ministra esteve na cidade neste domingo (17), finalizando uma viagem que passou pelos estados do Piauí, Rio Grande do Norte e Ceará.

“Cabaceiras é um case de sucesso que a gente pode replicar para todo o Nordeste com políticas integradas do Governo Federal com os estados, municípios, órgãos de apoio e cooperativas”, disse Tereza durante uma visita na Cooperativa dos Curtidores e Artesãos em Couro de Ribeira de Cabaceiras (Arteza).

Segundo a ministra, as ações realizadas na cidade conseguiram driblar a falta de chuvas – em 2018 choveu 377,9 mm na cidade, segundo os dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) – e converteram o desafio em emprego.

“Eu estou conhecendo uma coisa diferente. Para mim, que sou da região Centro Oeste, foi muito importante essa visita para ver enfim o que temos de sucesso aqui. A caprinocultura, como motor, a bovinocultura, o curtume, cooperativas de leite de cabra, fazendo queijos. O município de Cabaceiras é referência. As pessoas que saíram daqui no passado hoje estão voltando porque aqui tem emprego, qualidade de vida, aqui se produz”, falou.

“Estou conhecendo projetos exitosos que podem trazer renda e emprego. Eu não conhecia a agricultura do Nordeste e está sendo uma surpresa pra mim. Cada dia que vamos andando pelos estados, vamos vendo estes projetos e aprendendo com eles”, disse durante discurso.

Participam também do ato o prefeito Tiago Castro (PSB), os deputados estaduais João Gonçalves (Podemos), João Henrique (PSDB), Cabo Gilberto (PSL), Moacir Rodrigues (PSL), os federais, Efraim Filho (DEM), Edna Henrique (PSDB), Jullian Lemos (PSL), o secretário de Agricultura do Estado, Efraim Morais (DEM), representando o governador João Azevêdo (PSB). Além de vários prefeitos da região do cariri paraibano.

Faça seu comentário



Possui atualmente : Nenhum comentário em Cabaceiras é referência na gestão de recursos hídricos, diz ministra da Agricultura