::Contas das prefeituras de Prata e São João do Cariri estão na pauta do TCE ::TCU aceita legalidade de contratação de advogados por inexigibilidade ::Veneziano agradece apoios pela conquista do 1º lugar para o Senado ::Bandidos roubam celular e moto de vítima no Cariri ::Ricardo Coutinho faz mudanças em cargos do governo ::Wellington vê tempos difíceis mas ainda acredita na vitória de Haddad ::Justiça Eleitoral divulga Carta à Nação Brasileira sobre urnas ::MP recomenda retirada de barracas e entulhos das vias públicas de Serra Branca ::Petrobras reduz preço de gasolina nas refinarias a partir desta terça-feira ::Fernando Haddad chama Bolsonaro de ‘soldadinho de araque’ Malves Supermercados

Caririzeira de Sumé é destaque no Prêmio Professores do Brasil

(10/10/2018)
Caririzeira de Sumé é destaque no Prêmio Professores do Brasil Caririzeira de Sumé é destaque no Prêmio Professores do Brasil

A professora de Matemática, Shirlene de Souza Aragão Bernardo, da Escola Gonçala Rodrigues de Freitas, em Sumé, foi destaque no Prêmio Professores do Brasil, categoria do 6º a 9º ano do ensino fundamental II. Vale ressaltar que esta foi a etapa Estadual.

O projeto elaborado e trabalhado que tem o título: Brincando e Aprendendo Matemática, e faz a utilização de jogos no ensino de matemática. Desta forma, tem desenvolvido as capacidades dos alunos em cada fase que se encontram. Aplicando os jogos de forma coerente, a professora tem alcançado seus objetivos explorando o lúdico. Desta forma, está sendo uma maneira inteligente e criativa de promover a superação de obstáculos no ensino de matemática.

“Após analisar os livros didáticos para as minhas aulas, notei que precisava sofrer algumas alterações para a realidade nordestina dos alunos. Pensava que desta forma eles conseguiriam associar melhor os conhecimentos da disciplina. Senti a necessidade de aprender algumas gírias características da região e desta forma cativar meus alunos que achavam engraçado meu “chiado carioca” com sotaque nordestino. Daí nasceu meu projeto. Implantar jogos, músicas software lúdicos nas minhas aulas de matemática propiciando condições muito mais agradáveis e favoráveis ao ensino matemático. Uma vez que, com esse tipo de metodologia, o meu aluno seria motivado a trabalhar e pensar tendo por base o material concreto, descobrindo, reinventando, criando senso de inclusão e companheirismo. Deixaria para trás a metodologia arcaica de só receber informações sem praticar os conhecimentos adquiridos’’, disse a professora em entrevista ao Cariri Ligado.

A professora faz parte de outros projetos na escola, como “A Matemática está em tudo”, projeto de leitura “Ler mais um minuto por dia”, projeto “Água que te quero bem”, dentre outros.

O Prêmio Professores do Brasil é uma iniciativa do Ministério da Educação juntamente com instituições parceiras que busca reconhecer, divulgar e premiar o trabalho de professores de escolas públicas que contribuem para a melhoria dos processos de ensino e aprendizagem desenvolvidos nas salas de aula.

Em respeito a legislação eleitoral o CARIRI LIGADO não publicará os comentários dos leitores. O espaço para interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições 2018 se encerrem.