prefeitura
::Poeta monteirense faz apelo em redes sociais pedindo o fim da morosidade no judiciário ::Ricardo critica a reforma da Previdência: “aumenta a pobreza e não atende as necessidade do povo” ::Sumé promove 6ª Conferência Municipal de Saúde ::ANA regulariza mais 400 usuários que utilizam água de Boqueirão para irrigação ::Bandeira tarifária da conta de luz continua verde em março ::TCE-PB aprova contas de 2017 da Câmara de São Sebastião do Umbuzeiro ::Bolsonaro autoriza PB contratar empréstimo de US$ 50 milhões ::Prefeito de São João do Cariri pede licença do cargo para tratamento de saúde ::Raio atinge cerca e acaba matando quatro bois em fazenda no Sertão do Estado ::IMPERDÍVEL: Banda Magníficos lançará novo projeto no próximo dia 14 Malves Supermercados

CDSA de Sumé oferece vagas pelo Sisu para seis cursos de graduação

(23/01/2019)
CDSA de Sumé oferece vagas pelo Sisu para seis cursos de graduação CDSA de Sumé oferece vagas pelo Sisu para seis cursos de graduação

Está aberto até a próxima sexta-feita (25), o processo de seleção para os cursos da Universidade Federal de Campina Grande pelo Sistema de Seleção Unificada – Sisu, para entrada neste ano de 2019.

O Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (CDSA), Campus Sumé da UFCG, oferece pelo Sisu, vagas para os cursos de graduação em Engenharia de Biossistemas, Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos, Engenharia de Produção, Tecnologia em Agroecologia, Tecnologia em Gestão Pública e Licenciatura em Ciências Sociais. São oferecidas anualmente 50 vagas para cada curso.

Conheça os cursos que o CDSA oferece:

Engenharia de Biossistemas – O Curso de Bacharelado em Engenharia de Biossistemas é voltado para o estudo de sistemas ambientais que favoreçam a produção sustentada de alimentos, fibras e energia, mediante o uso de tecnologias inovadoras. A Engenharia de Biossistemas surge como uma modernização e ampliação dos estudos em Engenharia englobando os aspectos biológicos e as estruturas relacionadas ao beneficiamento, processamento ou tratamento dos produtos agropecuários. Portanto, nesta grande área estão incluídos os estudos de grãos, fibras, outros produtos de origem biológica, microorganismos responsáveis por fermentações e tratamentos de efluentes. Para que este sistema biológico seja estudado é necessário um suporte em outras áreas da Engenharia como energia, estruturas, eletricidade, automação e agricultura de precisão. O egresso deste curso tem um campo de atuação relacionado à pesquisa e desenvolvimento dos processos de especialização do sistema produtivo da agricultura e agroindústria de origem familiar além do agronegócio, determinados não somente pelo potencial de uma região, mas, em grande parte, pela agregação de tecnologia na produção.

Mais informações sobre o curso: Telefone: (83) 3353-1884 – E-mail: engbiossistemas@ufcg.edu.br.

Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos – Processos em que a natureza poderia levar centenas de milhares de anos são agora realizados de um dia para outro com o auxilio da engenharia genética e da biologia molecular. Essas transformações induzem reestruturações importantes nas áreas da agricultura, medicina e farmácia, produção animal, meio ambiente, entre outras. Dentro deste contexto, a Biotecnologia se destaca como uma das atividades científicas, econômicas e tecnológicas mais promissoras deste século.

O campo de atuação do profissional formado em Engenharia de Biotecnologia e Bioprocessos abrange os setores industriais (alimentício, farmacêutico, químico), agroindustrial e agrícola, além de empresas vocacionadas para o desenvolvimento de produtos por intermédio da biotecnologia. A preservação ambiental associada ao desenvolvimento sustentável, traço marcante do CDSA, também serão considerados na formação acadêmica do egresso.

Mais informação sobre o curso: Telefone: (83) 3353-1850 Ramal 61900.

Engenharia de Produção – O curso tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar diretamente na redução de custos e melhoria da qualidade dos produtos, cuidando da distribuição e da gestão dos processos produtivos de forma geral com o objetivo maior de proporcionar condições para um desenvolvimento de forma sustentável para o Semiárido, e com isso tendo uma forte preocupação com os sistemas agroindustriais. Desta forma, o engenheiro de produção possui como característica principal a atuação na produção propriamente dita, ou seja, enquanto as outras engenharias trabalham na fase de invenção dos produtos, dos processos e da tecnologia que serão colocados em prática na produção; o engenheiro de produção entra em cena muito mais para reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos sem desprezar as condições básicas da ergonomia, higiene e segurança no trabalho, além de cuidar da distribuição e da gestão dos processos produtivos de forma geral. Os egressos deste curso poderão atuar em setores relacionados às tecnologias de apoio a produção agropecuária e agroindustrial em diferentes regiões do país no intuito de garantir o desenvolvimento sustentável, atuando numa interface entre as áreas das engenharias e das ciências da administração. Informações: Telefone: (83) 3353-1883 – E-mail: engproducao@ufcg.edu.br.

Tecnologia em Agroecologia – O Curso objetiva formar profissionais para planejar, analisar, executar e monitorar sistemas de produção agropecuária, considerando os aspectos de sustentabilidade econômica, ambiental, social e cultural de modo integrado promovendo o manejo ecológico de sistemas de produção e da agrobiodiversidade, processos de certificação de sistemas agroecológicos, gestão, processamento e comercialização da produção agropecuária ecologicamente correta, utilização de metodologias participativas na organização da produção e da pesquisa. O conhecimento da produção agropecuária e de ecossistemas, legislação ambiental, a visão crítica das relações sociais de produção, a aplicação metodológica de princípios do desenvolvimento sustentável, trabalho em equipe, sensibilidade e ética são requisitos à atuação desse tecnólogo.

O profissional da Agroecologia pode atuar interdisciplinarmente em programas e projetos agroecológicos, em propriedades rurais, em processos agroindustriais e na certificação de produtos, e em pesquisas científicas. Uma área de atuação que também se apresenta para este profissional é a da educação ambiental. Sua atuação tanto pode ser a de consultor autônomo quanto à de especialista vinculado a órgãos públicos, empresas particulares ou organizações não-governamentais.

Outras informações: Telefone: (83) 3353-1868 (Secretaria da UATEC) – E-mail: agroecologia@ufcg.edu.br.

Tecnologia em Gestão Pública – O Curso objetiva propiciar atividades de ensino, pesquisa e extensão sobre gestão pública, proporcionando uma formação teórica e metodológica nas áreas que compõem este campo científico. O Tecnólogo em Gestão Pública tem como área de atuação as instituições públicas, nas esferas federal, estadual ou municipal. Suas atividades centram-se no planejamento, implantação e gerenciamento de programas e projetos de políticas públicas. Com sólidos conhecimentos sobre as regulamentações legais específicas do segmento, esse profissional busca a otimização da capacidade da administração pública. O trato com pessoas, a visão ampla e sistêmica da gestão pública, a capacidade de comunicação, trabalho em equipe e liderança são características indispensáveis a esse tecnólogo.

Informações pelo telefone (83) 3353-1880 e pelo e-mail: coord.gestao.cdsa@gmail.com.

Licenciatura em Ciências Sociais – O Curso objetiva formar professores de Sociologia para a Educação Básica e Superior, bem como pesquisadores nesta área de conhecimento estratégica para o desenvolvimento sustentável e proporciona aos alunos uma visão crítica dos processos sócio-culturais históricos e contemporâneos e oferecerá uma sólida formação teórica e metodológica nas áreas que compõem este campo científico – a Sociologia, a Antropologia e a Ciência Política – habilitando-os para o trabalho interdisciplinar e multiprofissional, de maneira que eles possam desenvolver relações produtivas com a pesquisa, a docência e a prática social.

O egresso do Curso de Ciências Sociais poderá atuar como professor em instituições públicas e privadas de Educação Básica, especialmente do Ensino Médio, e estará preparado para ingressar em Cursos de Pós-Graduação, o que poderá habilitá-los a atuarem no Ensino Superior, desenvolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão. Ele poderá atuar também em atividades de planejamento, consultoria, formação e assessoria junto a instituições e empresas públicas ou privadas, organizações não-governamentais e governamentais, partidos políticos, movimentos sociais e setores similares.

Saiba mais sobre o curso pelo telefone (83) 3353-1887 e e-mail: cdsa.cienciassociais.n@ufcg.edu.br.

O Sisu

Podem participar do Sisu 2019.1, os estudantes que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2018) e que obtiveram nota acima de zero na prova de redação. Confira aqui a página do Sisu.

A primeira chamada, com os nomes dos candidatos classificados, será divulgada no dia 28 de janeiro. O cadastramento acontece na UFCG nos dias 30 e 31 de janeiro e 1 e 04 de fevereiro na coordenação do curso para o qual o candidato foi classificado.

Os candidatos não classificados na primeira chamada e que desejam participar da lista de espera devem manifestar o interesse no site do Sisu no período de 28 de janeiro a 04 de fevereiro. As convocações dos candidatos em lista de espera, na UFCG, começam dia 07 de fevereiro. Estão previstas cinco chamadas.

Para mais detalhes e informações, acesse:

Edital SiSU/UFCG 2019.1

Resolução Nº 14/2018 (com número de vagas na UFCG)

Faça seu comentário



Possui atualmente : Nenhum comentário em CDSA de Sumé oferece vagas pelo Sisu para seis cursos de graduação