prefeitura
::EM SUMÉ: Dró e Dr. Neto visitam zona rural e reafirmam apoio a reeleição de Éden Duarte ::Justiça multa em R$ 25 mil a coligação do candidato Juan Pereira por evento irregular ::Secretaria Municipal de Saúde de Monteiro informa sobre 12 novos casos de Covid ::Inmet emite alertas de baixa umidade para 97 municípios da Paraíba ::Sandro Môco tem candidatura deferida pela Justiça Eleitoral e é o único apto para a disputa em Camalaú ::Justiça determina retirada de vídeo publicado por candidato a vereador da oposição em Sumé ::OURO VELHO: Dr. Augusto emite nota de esclarecimento sobre tentativa de impedir sua candidatura ::Pesquisa Datavox: Gestão João Azevêdo é aprovada por 70,8% em Monteiro ::Paraíba segue na faixa vermelha com índice de 27% de mortes causadas pela Covid-19 ::Brasil tem 147,9 milhões de eleitores aptos a votar, aponta TSE Malves Supermercados

CDSA realiza ExpoCaatinga e Seminário Regional sobre Bioma Caatinga

(15/04/2014)
CDSA realiza ExpoCaatinga e Seminário Regional sobre Bioma Caatinga CDSA realiza ExpoCaatinga e Seminário Regional sobre Bioma Caatinga

Será realizado de 23 a 25 deste mês de abril, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido e no Núcleo de extensão Cultural da UFCG em Sumé-PB, o I Seminário Regional sobre Potencialidades do Bioma Caatinga (I SERPEC) e a III ExpoCaatinga, evento alusivo às comemorações do Dia Nacional da Caatinga (28 de abril) e que se define pela relevância de referenciar os saberes e práticas evidenciados através dos atores regionais.

O I SERPEC e a III ExpoCaatinga têm como tema “Convivência e Resistência na Terra do Sol. O objetivo é promover uma significativa exposição de conhecimentos voltados para as potencialidades regionais. São abertos à comunidade em geral e como público alvo preferencial pesquisadores, professores e estudantes de pós-graduação, graduação e ensino fundamental e médio, membros de órgãos governamentais e da sociedade civil interessados nos temas abordados.

A realização do I SERPEC e a III ExpoCaatinga tem como finalidade: promover uma exposição de saberes e práticas voltadas para as potencialidades regionais, difundindo estratégias de convivência no Bioma Caatinga; discutir estratégias e propostos subsídios às políticas públicas direcionadas à sustentabilidade regional; promover a interação de alunos, professores e pesquisadores das diversas áreas, ampliando assim a base de conhecimento da Caatinga; oferecer aos participantes, perspectivas de intercâmbio de pesquisas e de socialização de conhecimentos contextualizados; apresentar proposições imprescindíveis para o avanço do processo de desenvolvimento; fomentar um espaço de diálogos acerca do futuro do Bioma em face dos riscos ambientais; desenvolver um espaço de reflexão sobre as práticas de conservação e gestão dos recursos naturais; permitir a integração de especialistas nas questões ambientais; promover a interdisciplinaridade nas ações de pesquisa e projetos e a questão da regionalização.

A organização do I SERPEC e da III ExpoCaatinga, é do Grupo de Pesquisa: Conservação Ecossistêmica e Recuperação de Áreas Degradadas no Semiárido – CERDES e Laboratório de Ecologia e Botânica – CDSA/UFCG que são coordenados pela professora Alecksandra Vieira de Lacerda.

“O evento está dedicado a pessoas de todas as classes sociais e será fortalecido por meio da participação de vários atores locais e regionais, os quais, nos seus saberes e práticas, farão referências às riquezas presentes nos espaços do Bioma Caatinga. Portanto, considerando as significativas potencialidades da Caatinga que devem ser evidenciadas e trabalhadas, torna-se perceptível a real necessidade de maiores investimentos em eventos que busquem expor práticas e saberes dessa região. Nesse sentido, a efetivação deste evento servirá para evidenciar o compromisso e as ações dos parceiros em relação ao desenvolvimento regional”, disse a professora.

Essa será a terceira edição da ExpoCaatinga. O evento teve início em 2012 no município de Sumé-PB e foi idealizado para comemorar o Dia Nacional da Caatinga, que é o dia 28 de abril. Esta ação contou com o envolvimento dos alunos do CDSA/UFCG, produtores agroecológicos, artesãos e membros da sociedade civil, que contribuíram com acervos histórico-cultural. Assim, foi possível proporcionar ao público que compareceu ao Núcleo de Extensão Cultural da UFCG (Local do evento), a oportunidade de entrar na Caatinga e conhecer suas riquezas naturais e culturais. A II ExpoCaatinga foi realizada em 2013, já ampliado, com a realização de exposições em vários ambientes temáticos que ressaltaram as potencialidades do Bioma Caatinga e no CDSA/UFCG com várias palestras, minicursos, oficinas e rodas de conversas.

Mais informações através sítio eletrônico do evento (http://www.serpec-expocaatinga.com), e-mail: serpec.expocaatinga.inscricoes@gmail.com, facebook (https://www.facebook.com/serpec.expocaatinga) ou dos telefones: (83) 3353-1879(83) 3353-1879, 3353-1850 e 9970-2349.

Faça seu comentário



Possui atualmente : Nenhum comentário em CDSA realiza ExpoCaatinga e Seminário Regional sobre Bioma Caatinga