Cursos de qualificação profissional são iniciados no município de Sumé

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Sumé deu início na última quarta-feira (26), aos cursos de capacitação do Pronatec. A aula inaugural de Auxiliar de Costura Industrial e Auxiliar Administrativo aconteceu no plenário da Câmara Municipal com a presença do vice-prefeito, Éden Duarte, da secretária de Ação Social, Brígida Xavier, vereador Jeffeson Menezes e secretário de Saúde, Antônio Carlos Sarmento.

Os cursos são uma parceria firmada entre a Prefeitura de Sumé, IFPB e Senai. As aulas tem carga horária de 220 horas e estão matriculados 51 alunos para Auxiliar de Costura e 40 alunos para Auxiliar Administrativo, na maioria, mulheres.

De acordo com o vice-prefeito, Éden Duarte, a gestão municipal tem buscado propiciar oportunidades para que as pessoas possam se qualificar para o mercado de trabalho. “Para isso, buscamos a implantação do Senai que hoje é uma realidade em nossa cidade, oferecendo diversos cursos profissionalizantes e dando a chance para que as pessoas possam se inserir no mercado de trabalho com qualificação”, disse Éden.

A secretária de Ação Social, Brígida Xavier, informou que a Ação Social vai continuar buscando parcerias para aumentar a oferta de vagas e oferecer novas oportunidades. “Hoje estamos disponibilizando cursos por meio do Pronatec e do Cidade Digital. O prefeito doutor Neto está buscando recursos no Governo Federal na ordem de R$ 300 mil para investirmos no Galpão das Costureiras e reativar a produção do local dando oportunidade às pessoas que estão se capacitando”, falou Brígida.

Os próximos cursos a serem ofertados são os de Informações Turísticas e Operador de Computador, além de mais duas turmas que serão iniciadas nos cursos de Auxiliar Administrativo e Auxiliar de Costura.

Os alunos do Pronatec ainda recebem o material e uma bolsa no valor R$ 10,00 por dia de aula assistida, que é entregue no final do mês. No próximo mês de abril, a Prefeitura inicia o curso de Administrador de Banco de Dados, do Programa Cidade Digital.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar