Extinção de cidades pode atingir oito partidos no Cariri; PSB é o que mais perderia

O PSB pode perder 4 prefeituras no Cariri da Paraíba caso a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Pacto Federativo, apresentada no início do mês — que prevê a extinção de municípios com menos de cinco mil habitantes e que não conseguem arrecadar sozinhos 10% de sua renda total — seja aprovada no Congresso Nacional. A legenda é seguida pelo DEM que perderia 3 prefeitos.

PTB, PSDB, PDT e DEM perderiam dois prefeitos cada na região do Cariri, enquanto o PSD e PSC perderiam um prefeito cada. Confira a lista abaixo.

No Brasil, as quatro legendas com mais prefeituras na lista — MDB, PSDB, PP e PSD — dominam 57% da relação. Também há impacto significativo sobre o PT, que poderia passar a ficar com o menor número de municípios dos últimos 20 anos.

O levantamento sobre o impacto político da medida foi elaborado com base em listagem divulgada pela Confederação Nacional dos Municípios (CNM) e em dados da Justiça Eleitoral.

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), já disse que é preciso discutir com seriedade a forma de financiamento dos municípios, mas destacou o fato de o governo não ter debatido com parlamentares.

De acordo com projeção da CNM, ao menos 1.217 municípios podem deixar de existir. Localizados em 22 estados, a maior parte deles está nas regiões Sul (432), Sudeste (360) e Nordeste (224), com possíveis perdas também no Centro-Oeste (128) e no Norte (73).

Confira a lista:

PSB
Jefferson Roberto – São José dos Cordeiros
José Josemar – Parari
José Silvano – Caraúbas
José Maucélio – São João do Tigre

DEM
Inácio Luiz – Amparo
Adriano Jeronimo – São Sebastião do Umbuzeiro
Fivaldo Limeira – Coxixola

PSDB
Inara Marinho – São Domingos do Cairi
Sebastião Dalyson – Zabelê

MDB
Antonio da Costa – Prata
Hélder Trajano – São João do Cariri

PTB
Luiz Oliveira – Assunção
Josevaldo Costa – Riacho de Santo Antônio

PSD
Natalia Carneiro – Ouro Velho

PDT
Silvana Fernandes – Santo André
Joaquim Quirino – Congo

PSC
Ronaldo Ramos de Queiroz – Gurjão

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar