::Contas das prefeituras de Prata e São João do Cariri estão na pauta do TCE ::TCU aceita legalidade de contratação de advogados por inexigibilidade ::Veneziano agradece apoios pela conquista do 1º lugar para o Senado ::Bandidos roubam celular e moto de vítima no Cariri ::Ricardo Coutinho faz mudanças em cargos do governo ::Wellington vê tempos difíceis mas ainda acredita na vitória de Haddad ::Justiça Eleitoral divulga Carta à Nação Brasileira sobre urnas ::MP recomenda retirada de barracas e entulhos das vias públicas de Serra Branca ::Petrobras reduz preço de gasolina nas refinarias a partir desta terça-feira ::Fernando Haddad chama Bolsonaro de ‘soldadinho de araque’ Malves Supermercados

Frente Nacional de Defesa dos Jumentos faz manifestação na PB

(13/10/2018)
Frente Nacional de Defesa dos Jumentos faz manifestação na PB Frente Nacional de Defesa dos Jumentos faz manifestação na PB

A Frente Nacional de Defesa dos Jumentos faz uma manifestação nacional neste domingo (14) em diversas cidades do Brasil. Em João Pessoa, o evento acontece no Busto de Almirante Tamandaré, na orla, às 15h.

A Frente busca junto às administrações públicas informações quanto à existência de abate de jumentos e, em caso positivo, que as autoridades operem de imediato o encerramento dos abates, bem como que sejam implementados santuários para esses animais.

Objetivos
Entre os objetivos da Frente estão promover a disseminação entre a população sobre o que vem ocorrendo com os jumentos no Brasil, buscando sensibilizar e ampliar a adesão da sociedade sobre a temática no sentido de fortalecer o movimento contra o abate de jumentos no Brasil; e demonstrar ao poder público o posicionamento da sociedade contrario à prática de abate dos jumentos no Brasil, de modo a fortalecer as demais ações empreendidas pela Frente de Defesa dos Jumentos.

Segundo a Frente, a Constituição Federal protege os animais e veda, na forma da lei, práticas que coloquem em risco a função ecológica, provoquem a extinção de espécies e ou submetam os animais à crueldade.

“Essa prática envergonha o Brasil diante dos demais países que cada vez mais reconhecem os animais não humanos como sujeitos de direito; precisamos que se cesse imediatamente o abate desses animais e sejam criados e implementados, pelo poder público, além de santuários para acolher os jumentos”, diz o movimento.

Frente Nacional
A Frente Nacional de Defesa dos Jumentos é um movimento constituído por Organizações de Defesa dos Direitos dos Animais e ativistas da Causa Animalista, profissionais de diversos campos de atuação. O objetivo é garantir a proteção da integridade física e psíquica dos jumentos, em virtude de ocorrência de abate de jumentos em diversas localidades do Brasil.

Segundo a Frente, o jumento é um símbolo do Nordeste, é importante para o ecossistema brasileiro, não há necessidade de inclusão de mais essa matriz alimentar no cardápio brasileiro, não há no Brasil cultura de abate de jumentos nem de consumo desse animal, a sociedade deseja a manutenção da vida dos jumentos e repudia o abate dos jumentos e o abate dos jumentos levará à extinção da espécie.

A Frente foi criada em 2016 quando o governador da Bahia autorizou o abate de jumentos naquele estado. A Frente é constituída por entidades e ativistas de diversas áreas profissionais, advogados, pedagogos, sociólogos, veterinários, dentre outros, em Defesa dos direitos dos jumentos. “Ressalta-se que a Frente é abolicionista e não é anuente com nenhuma ação nem movimentos que não sejam condizentes com a proposta de abolição dos animais”, afirmam os organizadores.

Em respeito a legislação eleitoral o CARIRI LIGADO não publicará os comentários dos leitores. O espaço para interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições 2018 se encerrem.