::PRF apreende caminhão transportando madeira de forma ilegal no Cariri ::Comarca de Serra Branca aumenta em 124,5% número de processos arquivados após agregação ::Governo da Paraíba é vítima de fake news sobre operação Calvário ::Juiz julga improcedente ação movida pela Coligação de Micheila contra Coligação de Lorena ::MPE pede deferimento da candidatura de Dr. Augusto em Ouro Velho ::LIVRAMENTO: Anchieta desiste de candidatura e anuncia Braz Anastácio como candidato ::Polícia Federal, Gaeco, CGU e MPF deflagram nona fase da Operação Calvário em João Pessoa ::SERRA BRANCA: Com candidatura indeferida, Zizo Mamede recorrerá ao TRE-PB ::Deputado Branco Mendes assume candidatura em Alhandra com apoio de Renato Mendes ::EM SUMÉ: Caminhão causa acidente e deixa população sem energia e internet Malves Supermercados

Integrantes do MST invadem fazenda e provocam terror em Casserengue

(25/03/2014)
Integrantes do MST invadem fazenda e provocam terror em Casserengue Integrantes do MST invadem fazenda e provocam terror em Casserengue Integrantes do MST invadem fazenda e provocam terror em Casserengue Integrantes do MST invadem fazenda e provocam terror em Casserengue

A propriedade rural Serrote de Imbiguda, localizada no município de Casserengue–PB, foi palco de um ataque violento, nesta segunda-feira (24), às 2h30 da madrugada, por cerca de 40 integrantes do movimento MST.

De acordo com informações do delegado de Solânea, Diógenes Chaves, que atendeu a solicitação, bem como de familiares e pessoas que testemunharam o ocorrido, o proprietário da terra, Leonardo Jardelino, que estava dormindo no interior de sua residência juntamente com um casal e respectivos filhos, dentre eles uma criança de 6 anos, foi surpreendido por tiros, ameaças físicas e incêndio patrimonial. O veículo Fiat Uno, de placa MNO 2396, foi completamente destruído pelo fogo.

No momento da invasão o proprietário foi baleado nos dois pés, instante no qual se manteve refugiado no banheiro da residência, já perdendo sangue, solicitando socorro policial e médico. As ameaças por parte dos invasores não cessaram.

A Polícia Militar chegou ao local por volta das 4h45, escoltando o proprietário e demais vítimas que se encontravam no interior da casa. O SAMU socorreu Leonardo Jardelino às 6h, aproximadamente, transportando-o para o Hospital de Trauma de Campina Grande.

Os invasores permanecem na sede da propriedade, em que pese à decisão de Reintegração de Posse (Processo 0029135-26.2013.815.2001) concedida recentemente pela Vara de Feitos Especiais de João Pessoa.

Entenda o caso:

A propriedade Serrote da Imbiguda sempre se destacou na produção de cereais e criação de animais de corte, tendo sido durante muitos anos parceira da EMEPA no programa de produção de sementes melhoradas.

Em que pese ser uma propriedade evidentemente produtiva, o Serrote da Imbiguda foi vistoriado pelo INCRA, oportunidade na qual foi emitido laudo concluindo pelo inteiro caráter produtivo da mesma.

No ano de 2012 o proprietário Leonardo Jardelino aderiu ao programa de Reforma Agrária pelo Crédito Fundiário, coordenado pelo INTERPA, pelo qual produtores rurais de agricultura familiar adquirem glebas através de financiamento do governo federal.

É importante salientar que sua adesão foi aprovada por uma Câmara Técnica constituída por todas as instituições relacionadas ao setor fundiário, dentre elas FETAG, INCRA, EMEPA, EMATER, FAEPA etc., tendo cumprido, pois, todos os requisitos do programa.

Quando o referido processo já se encontrava em vias de conclusão e as terras na iminência de serem distribuídas às famílias de agricultores, a propriedade foi invadida no dia 28/07/2013 pelo MST, que, saliente-se, é totalmente contrário à prática deste modelo de reforma agrária.

Este incidente gerou a Ação de Reintegração de Posse nº 0029135-26.2013.815.2001 que tramita na Vara de Feitos Especiais da Comarca de João Pessoa, tendo sido concedida uma liminar de reintegração ao proprietário. Durante a tramitação deste processo, ocorreu a suspensão do programa de reforma agrária do INTERPA, prejudicando todas as 72 famílias envolvidas no referido financiamento e impedindo Leonardo Jardelino de qualquer atividade.

No dia 28/01/2014, 180 dias após a invasão, a polícia, atendendo à ordem judicial, reintegrou a posse da propriedade. A partir de então o programa foi retomado.

Cientes de que o processo de financiamento caminhava para sua finalização, o MST, em flagrante descumprimento de decisão da Justiça, invadiu novamente à propriedade de maneira violenta, com participantes fortemente armados.

Faça seu comentário



Possui atualmente : 1 comentário em Integrantes do MST invadem fazenda e provocam terror em Casserengue


  • Muito obrigada pelo comprometimento com a VERDADE!