prefeitura
::Zabelê está entre os 10 municípios com melhor índice de transparência pública na PB ::Incêndio destrói loja em Monteiro ::Curta-metragem gravado no Cariri é selecionado pra Mostra nacional do SESC ::Lucélio Cartaxo tem melhora em quadro de saúde e deixa UTI ::SUMÉ: Éden confirma que disputará reeleição ::Adriano Galdino rechaça fala de Bolsonaro: “desserviço às relações federativas” ::Caminhoneiros se mobilizam após nova tabela de frete rodoviário ::Homem morre após colidir moto na traseira de caminhão no Cariri ::Governadores do NE cobram posicionamento de Jair Bolsonaro ::Programa de pós-graduação em ciências da nutrição da UFPB realiza pesquisa em Sumé Malves Supermercados

Janeiro Branco foi repleto de atividades e Monteiro realiza o “Dia D”

(01/02/2019)
Janeiro Branco foi repleto de atividades e Monteiro realiza o “Dia D” Janeiro Branco foi repleto de atividades e Monteiro realiza o “Dia D” Janeiro Branco foi repleto de atividades e Monteiro realiza o “Dia D” Janeiro Branco foi repleto de atividades e Monteiro realiza o “Dia D” Janeiro Branco foi repleto de atividades e Monteiro realiza o “Dia D” Janeiro Branco foi repleto de atividades e Monteiro realiza o “Dia D” Janeiro Branco foi repleto de atividades e Monteiro realiza o “Dia D” Janeiro Branco foi repleto de atividades e Monteiro realiza o “Dia D” Janeiro Branco foi repleto de atividades e Monteiro realiza o “Dia D”

O Centro de Especialidades Médicas – CEMED juntamente com os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS I e CAPS ADIII) realizaram durante todo este mês atividades alusivas ao Janeiro Branco.

O mês foi marcado pela campanha “Janeiro Branco”, busca a conscientização sobre os cuidados com a saúde mental e que visa estimular ações que garantem qualidade de vida. Em alusão ao movimento, os CAPS em conjunto com o CEMED organizaram uma programação especial e aberta ao público, que se estendeu até esta quinta-feira, dia 31.

Entre as ações, estão realização de Salas de Espera com atividades lúdicas, Rodas de Conversa e Palestras Relâmpago, além de atividades internas com os servidores.

Na quarta-feira, 30, foi realizado o “Dia D” com realização de oficinas de saúde física e mental em um momento de valorização da auto-estima, além corte de cabelos, manicure, maquiagens, penteados, coffee-breack e sorteio de brindes.

Coroando as ações, os pacientes do CAPS AD III confeccionaram rosas brancas e distribuíram pela cidade e no CEMED durante as atividades do Dia D, que contou com a presença das secretárias de saúde, Paula Oliveira e Viviane Ferreira, além das equipes de saúde, composta por médicos, psicólogos e outros profissionais .

Para as diretoras dos serviços, as atividades contribuíram diretamente para a promoção da saúde mental: “Precisamos nos conscientizar que nossas emoções precisam do mesmo cuidado que o nosso corpo. A campanha instiga a toda população sobre os transtornos mentais e ajuda a pensarem sobre suas vidas, sobre o sentido e a qualidade das mesmas. E cuidando de si, as pessoas também cuidam do outro”, afirma Soleni Souza.

“Janeiro Branco é uma campanha que convida as pessoas a pensarem sobre o sentido e o propósito das suas vidas, a qualidade dos seus relacionamentos e o quanto elas conhecem sobre si mesmas, suas emoções, seus pensamentos e sobre os seus comportamentos. É uma campanha de promoção à Saúde Mental e para nós é de grande satisfação poder realizar um momento como este”, disse a coordenadora do CAPS I, Kalline Torres.

Já Marileide Maracajá conclui colocando “Existem condições psiquiátricas entre a população adulta onde pacientes relatam sofrimento com ansiedade, déficit de atenção ou hiperatividade, bipolaridade, depressão, ansiedade generalizada, transtorno obsessivo-compulsivo, fobias, stress pós-traumático, esquizofrenia e fobia social, daí a grande importância de todo nosso trabalho durante todo este mês”.

Sobre o Movimento

Estar mentalmente saudável, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) é o estado de bem-estar no qual uma pessoa consegue desempenhar suas habilidades, consegue lidar com as inquietudes da vida, é capaz de trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade. No entanto, as situações do cotidiano mostram que cada vez menos estamos conseguindo levar a vida dessa forma: existe um aumento dos casos de violência, uso de drogas, transtornos compulsivos, suicídio, intolerâncias, entre outros.

Para lembrar as pessoas de cuidarem não só da saúde física, mas também da mental, psicólogos brasileiros criaram a campanha Janeiro Branco, que usa o mês em que tradicionalmente as pessoas estão mais focadas em resoluções e metas para o ano para instigar nelas um maior cuidado com o seu bem-estar psíquico.

Faça seu comentário



Possui atualmente : Nenhum comentário em Janeiro Branco foi repleto de atividades e Monteiro realiza o “Dia D”