prefeitura
::Souzinha faz importantes reivindicações para Serra Branca em reunião com o Governador ::Ato público contra projeto de lei que trata de abuso de autoridades acontece terça ::Em Barretos, Bolsonaro assina decreto que flexibiliza lei de rodeios ::Monteiro promove seu primeiro Encontro LGBTS na próxima terça-feira ::Problema em barragem suspende novamente bombeamento do Eixo Leste da Transposição ::Mais um prefeito adere ao projeto do governador João Azevedo ::Em postagem, Patrícia Rocha confirma pedido de demissão: ‘decisão pensada e amadurecida’ ::Ciro diz que educação é “espancada” e chama Bolsonaro de “idiota” ::Secretaria de Estado da Saúde emite alerta contra sarampo ::OPERAÇÃO BOTIJA: Homem é preso acusado de tráfico de drogas em Juazeirinho Malves Supermercados

João Azevêdo entrega Centro de Atendimento às Mulheres em Sumé

(03/05/2019)

O governador João Azevêdo inaugura neste sábado (4), às 16h, o Centro de Referência Intermunicipal de Atendimento às Mulheres do Cariri – Maria Eliane Pereira dos Anjos, em Sumé, no Cariri Paraibano. O serviço voltado para atender as mulheres em situação de violência doméstica e sexual da região é uma parceria do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana, com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Cariri (Cisco) e a prefeitura de Sumé.

O equipamento vai fortalecer a rede de atenção às mulheres em situação de violência na região, que recebeu uma Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (Deam) em Monteiro, em 2015, atendendo reivindicação do movimento de mulheres e feminista local. O Centro é formado por uma equipe multiprofissional, com psicóloga, assistente social, psicóloga, recepcionista e Coordenadora, com atendimento de segunda a sexta-feira em horário comercial.

Serão atendidas mulheres em situação de violência doméstica e sexual de 18 municípios integrantes do Cisco, como Amparo, Camalaú, Caraúbas, Congo, Coxixola, Gurjão, Livramento, Monteiro, Ouro Velho, Parari, Prata, São João do Cariri, São José dos Cordeiros, São João Tigre, São Sebastião do Umbuzeiro, Serra Branca, Sumé e Zabelê.

Na parceria firmada, a Secretaria da Mulher e da Diversidade Humana é responsável pelo acompanhamento da implantação do equipamento público, definição de fluxo e atendimento, fichas de atendimento, pela capacitação da equipe multiprofissional e formação continuada através de oficinas de formação e intercâmbio com a equipe do Centro Estadual da Mulher Fatima Lopes de Campina Grande. Os municípios garantiram a sede e infra-estrutura do serviço e se responsabilizarão pelo encaminhamento para o Centro de Referência, com transporte..

“Este é um importante passo para interiorização das políticas públicas para as mulheres no Estado. A parceria significa que estamos gerando um movimento de união para fortalecer a rede de atendimento para as mulheres, que muitas vezes não conseguem buscar ajuda nas suas cidades”, explica a secretária da Mulher e da Diversidade Humana, Gilberta Soares.

Após o atendimento, as mulheres serão acompanhadas também por profissionais de serviços dos municípios de origem. Em casos que as mulheres estejam ameaçadas e corram risco de morte em decorrência da violência doméstica e sexual poderão ser encaminhadas para a Casa Abrigo Estadual Aryane Thais, em Joao Pessoa.

O Centro também será responsável por contribuir com a articulação e fortalecimento da rede de atenção regional as mulheres em situação de violência domestica e sexual, articulando o diálogo entre secretarias municipais, como órgão de politica para mulheres, saúde, assistência social, educação, emprego e renda, Fórum, Promotoria, Defensoria Pública, Delegacias de Polícia, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros com intuito de acolher e atender as diferentes necessidades das mulheres vitimas de violência contra mulheres. Isso acontecerá por meio da ampla divulgação do serviço, visitas aos municípios da região, atividades educativas, entre outras.

Maria Eliane Pereira dos Anjos – O nome do Centro de Referência Intermunicipal de Atendimento às Mulheres do Cariri é uma homenagem a Maria Eliane Pereira dos Anjos, filha de Heleno Pereira do Nascimento e Regina Maria do Nascimento Carvalho, nascida em 30 de agosto de 1988, na cidade de Sumé/PB, casada com Ivanildo Cristiano dos Anjos. Ela trabalhava como vendedora em uma loja de material de construção em Sumé.

No dia 14 de agosto de 2014, foi encontrada morta dentro de sua residência. Segundo a polícia, o sobrinho do esposo de Eliane Pereira confessou ter estuprado e assassinado a jovem. Ele tinha apenas 16 anos na época e residia há pouco tempo na cidade. O jovem confessou que tinha uma paixão pela vítima.

O corpo da vítima foi encontrado seminu, com sinais de asfixiamento e perfurações na região da barriga e antebraço, que podem ser de um punhal ou de uma faca. Ela estava com o travesseiro no rosto e o cenário do seu quarto deixou claro que Eliane travou luta corporal com o seu assassino. Na residência, a polícia encontrou um veículo modelo Celta verde e uma motocicleta, mas nada foi levado. O triste fato foi de grande comoção local, inclusive com repercussão em todo Estado.

Faça seu comentário



Possui atualmente : Nenhum comentário em João Azevêdo entrega Centro de Atendimento às Mulheres em Sumé