prefeitura
::Promessa cumprida: Funcionários da Prefeitura de Monteiro sacam primeira parcela do 13º ::Homicídios na PB caem 21,8% nos primeiros seis meses de 2019 ::Prefeito Éden Duarte realiza mais um ciclo de plenárias do ODM ::Professores convocam greve nacional para 13 de agosto ::PF desarticula grupo suspeito de praticar roubo a bancos no RN e PB ::Mãe nega que tenha agredido e acorrentado filho no Cariri ::Polícia Militar reforça ações e operações nos próximos 15 dias na Paraíba ::Lucélio Cartaxo é transferido de João Pessoa para São Paulo ::EXCLUSIVO – Polícia Civil cumpre mandados de prisão no Cariri ::Eclipse lunar acontece nesta terça e poderá ser visto em toda Paraíba Malves Supermercados

Monteirenses comparecem em peso para Mesa Redonda sobre Autismo, desafios e possibilidades

(04/04/2019)
Monteirenses comparecem em peso para Mesa Redonda sobre Autismo, desafios e possibilidades Monteirenses comparecem em peso para Mesa Redonda sobre Autismo, desafios e possibilidades Monteirenses comparecem em peso para Mesa Redonda sobre Autismo, desafios e possibilidades

Nesta semana o município de Monteiro está comemorando a Semana do Autismo, com ações que visam à conscientização sobre o Autismo, bem como os desafios e possibilidades sendo estes os temas da Mesa Redonda apresentada à população na noite desta terça-feira.

Para este momento a fonoaudióloga Rosinelândia Leandro e a professora Renata Siqueira, que possuem capacitação em Análise Aplicada do Comportamento ABA e PECS, receberam cerca de 200 monteirenses interessados em conhecer mais sobre o Autismo.

Além de professores, profissionais de diversas áreas, pais e população em geral, também estiveram prestigiando a Mesa redonda a prefeita do município Anna Lorena, juntamente com a secretária de educação Ana Lima, onde na oportunidade puderam agradecer aos presentes e falar sobre a importância do momento.

Em meio às explicações, as palestrantes apresentaram casos de crianças atendidas pelo NAPSE e CERII que recebem o acompanhamento tanto nas entidades quanto em suas casas e mostraram em vídeos a evolução das mesmas através dos métodos ABA e PECS.

Em um momento de muita expectativa a mãe de uma das crianças apresentou sua experiência como mãe, sobre sua rotina e o trabalho prestado pelos profissionais da Rede Municipal.

Complementando ainda as ações na Semana do Autismo acontecerão palestras nas escolas para informar sobre o autismo.

Sobre o Autismo

O autismo é um problema psiquiátrico que costuma ser identificado na infância, entre 1 ano e meio e 3 anos, embora os sinais iniciais às vezes apareçam já nos primeiros meses de vida. O distúrbio afeta a comunicação e capacidade de aprendizado e adaptação da criança.

Que fique claro: os autistas apresentam o desenvolvimento físico normal. Mas eles têm grande dificuldade para firmar relações sociais ou afetivas e dão mostras de viver em um mundo isolado.

Anteriormente o problema era dividido em cinco categorias, entre elas a síndrome de Asperger. Hoje, ele uma única classificação, com diferentes graus de funcionalidade e sob o nome técnico de transtorno do espectro do autismo. O jeito de lidar com cada um varia.

Atendimento no Município

As acrianças autistas do município de Monteiro contam com apoio nas redes de ensino e saúde sendo NAPSE, Salas de AEE e CER II.

Conforme explicado pela fonoaudióloga Rosinelândia Leandro, as crianças têm um acompanhamento de qualidade através do município cercada de profissionais que vão desde psicólogos, psiquiatras, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, entre outros.

Caso haja alguma dúvida, os pais ou população em geral, podem procurar os profissionais no CER II e Napse para esclarecimentos.

Faça seu comentário



Possui atualmente : Nenhum comentário em Monteirenses comparecem em peso para Mesa Redonda sobre Autismo, desafios e possibilidades