::Polícia Militar deflagra operação contra extração irregular de minério em cidade do Cariri ::NO CARIRI: Mulher e filho de três anos são internados após tiros ::Conselho Regional de Educação Física realiza ações de fiscalização em 14 municípios do Cariri ::Eleitores de 57 cidades voltam às urnas neste domingo no segundo turno ::Secretaria de Saúde de Monteiro divulga boletim oficial sobre covid neste sábado ::Coluna Cariri – Por Geordie Filho ::O AMOR É LINDRO: Mãe de Neymar reata com monteirense e viaja com ele para Cancún ::Sumé registra 21 casos positivos de coronavírus nesta sexta-feira ::Calendário de pagamento do Abono Natalino na PB é divulgado ::Prefeitura de Sumé paga salários do mês de novembro Malves Supermercados

Monteiro realiza campanha preventiva contra a Dengue

(18/03/2014)

analorenapequenaA Prefeitura de Monteiro e a 5ª Gerência Regional de Saúde tem intensificado as ações relativas de combate ao mosquito transmissor da Dengue no município, principalmente neste período chuvoso em que o risco é maior.

De acordo com o Gerente Regional de Saúde, Cícero Roberto, esta semana o tradicional carro fumacê está atuando em todo o município no combate ao mosquito transmissor.

“Além do carro do fumacê, estamos coordenando junto com o setor de Vigilância em Saúde, uma grande campanha de conscientização, que vai envolver escolas, igrejas, associações, comércio local, imprensa, autoridades, formadores de opinião, com palestras, encontros e muita prevenção”, disse o Gerente Regional.

Já a Secretária Municipal de Saúde, Lorena Dr Chico, afirmou que a Secretaria está completamente envolvida nas ações de prevenção contra a Dengue e também contribuindo para que o problema não tome proporções preocupantes.

Ela falou sobre uma matéria veiculada pela a imprensa que coloca Monteiro em terceiro lugar no índice de casos de pessoas infectadas pela Dengue e acrescentou que a informação não é a realidade, esclarecendo que o município de Monteiro tem registrados os casos e feito o monitoramento através do SINAN Online e que 191 municípios ainda não alimentam o sistema, que termina não tendo como ter um resultado real do restante do Estado.

“A Secretaria de Saúde tem trabalhado com os agentes de endemias, com toda a equipe de vigilância e os demais profissionais da saúde, para localizar e combater possíveis focos em locais de maior vulnerabilidade. Agora é importante a participação da população dentro desse processo evitando deixar as caixas d´águas descobertas e principalmente nesse período de chuvas deixar água acumulada”, disse a Secretária Ana Lorena.

A Secretária de Saúde acrescentou que o trabalho está sendo realizado com divulgação em emissoras de rádios e panfletagem de campanhas de orientação.

A Vigilância em Saúde de Monteiro também distribui periodicamente o peixinho BUP, que se alimenta das larvas que podem gerar o mosquito e os agentes de saúde tem cuidado da limpeza dos reservatórios de água parada em residências de todo o município, sempre vigilantes em relação à conservação adequada e de evitar a criação de possíveis criatórios do mosquito.

A Gerência de Saúde promoveu recentemente uma capacitação para enfermeiros e médicos da região do Cariri, para o aperfeiçoamento no manejo de possíveis pacientes da Dengue.

Faça seu comentário



Possui atualmente : Nenhum comentário em Monteiro realiza campanha preventiva contra a Dengue