Monteiro tem primeira morte pela gripe H1N1; população fica em alerta

A cidade de Monteiro registrou o primeiro caso de morte pela gripe H1N1, tendo como vítima uma jovem de 19 anos. Em toda a Paraíba já são sete mortes confirmadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em um boletim divulgado nesta quarta-feira (4). Os dados correspondem ao período de 1º de janeiro a 30 de abril deste ano (17ª Semana Epidemiológica). O boletim releva ainda que 14 mortes seguem em investigação.

As mortes pelo vírus H1N1 na Paraíba foram registradas nos municípios de Alagoinha (1), Baía da Traição (1), Cacimba de Dentro (1), Campina Grande (1) João Pessoa (1), Maturéia (1) e Monteiro (1).

No país já foram registradas 290 mortes por H1N1 este ano até o dia 23 de abril, segundo boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na terça-feira (3).

Até o mesmo período, na Paraíba, segundo o boletim, foram notificados 118 casos.  Destes, onze foram confirmados e 14 descartados. Os demais seguem em investigação.

De acordo com gerente de Vigilância Epidemiológica da SES, Izabel Sarmento, nota-se um aumento considerável do número de casos se comparado ao ano de 2015, quando tinham sido notificados 12 casos, entre eles, apenas um caso identificado com o vírus influenza A (H1N1).

Entretanto, Izabel ressalta que com o aumento das chuvas, é natural que a síndrome gripal apareça e o número de casos está dentro do esperado para esta época do ano.

A SES recomenda à população e a todos os serviços de saúde que sejam intensificadas as ações de prevenção e controle da influenza. “Para prevenir, é fundamental a lavagem frequente das mãos, evitar locais com aglomeração de pessoas, evitar ir ao trabalho com quadro gripal nas primeiras 48 horas, evitar levar crianças com gripe para a escola”, orientou Izabel Sarmento.

Vacinação
A campanha de vacinação contra a influenza começou oficialmente no dia 30 de abril e vai até 20 de maio. A vacina tem duração de um ano e não previne a doença – a imunização previne complicações que a gripe pode causar, como síndromes e hospitalizações.

No Estado, a população do grupo prioritário é de 946.103 pessoas e a meta é vacinar pelo menos 80% (759.280 pessoas). Até o momento, foram imunizadas 268.860 pessoas contra a influenza na Paraíba, número que representa 31,51% da meta.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar