::Roteiro ‘Caminho das Águas’ apresenta trechos da Transposição em Monteiro ::Monteiro sediará Feira de Negócios e Empreendedorismo ::Jovem é encontrado morto pelo pai no Cariri ::Adriano Wolff participa de sorteio da Copa Cariri Integração de Futebol do Cariri ::ALPB aprova projeto que considera vaquejada Patrimônio Cultural e Imaterial ::TRANSPOSIÇÃO: Obra do Eixo Norte é reiniciada pelo Governo Federal ::TCE-PB anula concurso público e pede esclarecimento ::Manoel Jr diz que não foi citado em denúncia de Janot contra Temer no STF ::Após denúncia, Lula também defende saída antecipada de Temer ::Ex-presidente FHC pede que Michel Temer renuncie ao mandato Malves Supermercados

O APRENDIZ E OS DOUTORES

(19/12/2016)

Por Simorion Matos

simoriongrandeeeAté alguns anos atrás o povo brasileiro tinha a impressão de que Paulo Maluf era o grande vilão da política nacional. Foi criado até mesmo o verbo malufar, significado de tudo que representasse corrupção e roubalheira.

O tempo foi passando e muitos outros nomes foram descobertos no universo dos aproveitadores do dinheiro público. Com a Operação Lava Jato e as delações premiadas, o céu de brigadeiro ficou completamente escuro, atingindo a grande maioria dos partidos e da classe política. Até os que antes eram tidos como paladinos da moralidade, passaram a ser acusados de práticas ilegais. Muitos, inclusive, já são réus.

Hoje, diante dos notáveis corruptos que estão sendo desmascarados e da descoberta de suas táticas e práticas, percebe-se que Maluf não passava de um aprendiz. Na atualidade tem gente com especialização em tráfico de influência e doutorado em propina.

CHAVE DE OURO

A prefeita de Monteiro, Edna Henrique, está fechando com chave de ouro o governo de 8 anos.

Em dezembro, último mês da sua gestão, ela entregou a 1ª etapa da reforma do Mercado Público e recebeu 4 novos ônibus escolares. No dia 15 realizou o pagamento do 13º salário aos servidores municipais e já programou para o dia final do mês o pagamento de dezembro, de modo que nos 8 anos o pagamento dos funcionários não atrasou um só dia.

Não foi à toa que Edna Henrique se elegeu prefeita em 2008 e foi reeleita em 2012. Em 2016, a candidata que recebeu seu apoio, Lorena de Doutor Chico, foi eleita com uma diferença de quase 3 mil votos, a maior vitória da história política de Monteiro.

Uma gestão que fica na história.

ÁGUAS DO VELHO CHICO EM PRINCESA ISABEL

As águas do rio São Francisco deverão chegar brevemente a Princesa Isabel, através da Adutora do Pajeú. Os serviços entre a cidade pernambucana de Flores e Princesa Isabel, numa extensão de 18 quilômetros, estão praticamente concluídos e a obra poderá ser inaugurada no início da gestão do prefeito Ricardo Pereira, que estará assumindo dia 1º de janeiro.

O Sistema Adutora do Pajeú, capta água no Rio São Francisco em Sobradinho passando pelas cidades de Floresta, Serra Talhada, Calumbi, Distrito de Canaã, Flores, Princesa Isabel, Carnaiba, Quixaba, Afogados da Ingazeira, Tabira, São José do Egito, Tuparetama e Ingazeira.

DIPLOMADOS

Em solenidade bastante prestigiada, foram diplomados na sexta-feira, 16, os prefeitos, vice-prefeitos e vereadores dos municípios que formam a 29ª Zona Eleitoral:

Monteiro – Prefeita Lorena de Doutor Chico e Vice Celecileno Alves. Vereadores Lito de Dona Socorro, Toinho de Nequinho, Bião, Bero, Cajó, Simão do Bolão, Nem de Júlia, Jacira Oliveira, Courão, Sargento Farias, Raul Formiga, Sandro da Ipueira Funda e Chuta.

Camalaú – Prefeito Alecsandro Bezerra dos Santos (Sandro Môco) e Vice Kiel. Vereadores Nicinha, Célio Môco, Bhira Mariano, Bezerrão, Júnior Lucas, Branca de Romeu, Netinho Matias, Adelmo e Diva.

Zabelê – Prefeito Sebastião Dalyson de Lima Neves e Vice Zé Cláudio. Vereadores João Sator, Jorsamara, Pedro Apolinário, Pê, Diel, Juninho de Marleide, Vandinha, Zezinho de Joca e Jair.

São Sebastião do Umbuzeiro – Prefeito Adriano Wolff e Vice Chico Mariano. Vereadores Bernardes, Jailson Freitas, Ivanilson, Zé de Dita, Luís Filho, Rico, Celinha de Edmilson, Dênis Freitas e Cicero Lira.

São João do Tigre – Prefeito José Maucélio Barbosa (Célio) e Vice João de Manuca. Vereadores: Arnóbio, Ygor Queiroz, Lucinha de Milso, Leninha de Calixto, Salomão, Valdiro, Caxexa, Arnaldo Xavier e Luiz da Aroeira.

RÁDIO PRINCESA ISABEL

Na quinta-feira, 15, como fazemos anualmente, participamos do jantar de confraternização da Rádio Princesa Isabel. A emissora do Grupo João Henrique tem 34 anos de serviço na região da Serra do Teixeira, liderando a audiência, com destaque para o rádio jornalismo. Brevemente estará migrando para FM – Freqüência Modulada.

CARIRI WEB EM CONFRATERNIZAÇÃO

Aconteceu na sexta-feira, 16, em Sumé, o jantar de confraternização da empresa Cariri Web, reunindo as unidades de Serra Branca, Sumé e Monteiro. Pela qualidade dos seus serviços, a Cariri Web tem crescido bastante e somente em Monteiro conta hoje com quase l.000 clientes.

AQUELE ABRAÇO

Com admiração, mandamos um grandioso abraço para Valdeir Morais (Campina Grande-Pb), Júnior Duarte (Serra Talhada-Pe) Vimário Simões (Campina Grande-Pb) Murilo Barros (Sumé-Pb), Fernanda Farias (Serra Branca-Pb), Fábio Santos (Arcoverde-Pe), Nilo Feitosa (João Pessoa-Pb), Iraná Simões (João Pessoa-Pb), Klebson Wanderley (Serra Branca-Pb), Berlin Carvalho (João Pessoa-Pb), Juca Sá (Campina Grande-Pb) e Valtécio Rufino (Taperoá-Pb). ..

COISAS & CASOS

Diniz Vitorino: o repente acadêmico

O poeta Diniz Vitorino foi um dos mais cultos repentistas brasileiros. Nasceu em Monteiro em 1940 e faleceu em Caruaru, no ano de 2010.

Diniz Vitorino sabia cantar na linguagem do lavrador e do desembargador. Era poeta com a viola e com a caneta. Deixou poemas e sonetos memoráveis. Como este:

O Pobre

Não há pobre tão mísero como o pobre
Muito rico, avarento e desalmado.
Que faz do peito um baú, esconde o cobre,
Nada em ouro, mas vive flagelado.

Subtrai dos vizinhos e não descobre
Que o tesouro quando é mal arranjado,
Gera status, porém não torna nobre
O espírito insensato e desonrado.

Velho enfermo, chegando ao fim da vida,
Chora vendo que a fortuna adquirida,
Não lhe pertence nem vai ao ataúde…

Deixa todos os bens materiais,
Cofres cheios de jóias, cabedais
E não leva um centavo de virtude.

simorionmatos@gmail.com

Faça seu comentário



Possui atualmente : 1 comentário em O APRENDIZ E OS DOUTORES


  • Amigo Simorion.Gosto de ler tuas cronicas.Voce disse que Edna Henrique estar fechando o ano comchave de ouro.Muito bem,ela foi uma explendida PREFEITA.Porem,nos estamos em pais que o povo nao agradece pelo o que um grade GESTOU faz.O exemplo estar aqui em CAMALAU.pagamentos em dias eo mes de DEZEMBRO JA FOI PAGO.E olha no que DEU.