O que é Idolatria na igreja?

Por Simorion Matos

Muito se fala que os católicos são idólatras, pois adoram estátuas. Porque católicos usam estátuas em suas igrejas, e por isto enfrentam a acusação de violar um dos mandamentos de Deus.

No livro do Êxodo, está escrito “Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que está em cima nos céus, nem em baixo na terra”.

Estudiosos das escrituras afirmam que Deus proibiu a adoração de estátuas, mas não proibiu o uso delas. Em vez disso, Deus de fato mandou que fossem usadas estátuas em contextos religiosos.

Ainda no Êxodo, O Senhor ordena a confecção de estátuas. “Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro, fixando-os de modo a formar uma só peça com as extremidades da tampa. Colocarás a tampa sobre a arca e porás dentro da arca o testemunho que eu te der. Ali virei ter contigo, e é de cima da tampa, do meio dos querubins que estão sobre a arca da aliança, que te darei todas as minhas ordens para os israelitas.”

A planta de Davi para o templo, que o autor bíblico nos diz que foi “escrita pela mão do Senhor”, incluía estátuas de anjos.

Diz a Bíblia que, durante uma praga de serpentes enviada para punir os israelitas durante o êxodo, Deus disse a Moisés para “fazer a estátua de uma serpente e coloque-a em um poste, e todo aquele que for picado e vêr a serpente viverá. Então Moisés fez uma serpente de bronze, e prendeu-a em um poste, e se qualquer pessoa picada olhasse para a serpente de bronze, vivia.

Os Católicos usam estátuas, pinturas e outros recursos artísticos para “recuperarem” a pessoa ou cena representada na arte. Da mesma forma que ao olharmos para uma fotografia, lembramos da pessoa nela capturada, ao olharmos uma estátua nos remetemos mental e espiritualmente àquilo que ela representa.

Os católicos também usaram as estátuas como ferramenta de ensino. No início da Igreja elas foram especialmente úteis para a instrução dos analfabetos. Muitos protestantes usam imagens de Jesus e outras figuras da Bíblia na escola dominical para ensinar as crianças, uma tradição tipicamente católica.

Os católicos também usam estátuas para imortalizarem a lembrança de certas pessoas e eventos. Do mesmo modo muitas igrejas protestantes nos Estados Unidos da América e no mundo usam presépios no Natal.

Sendo assim, se o mesmo peso e a mesma medida forem usados, os protestantes também estariam praticando a “idolatria” de que acusam os católicos.

Mas não há idolatria em nenhuma dessas situações, pois Deus proíbe a adoração de imagens como deuses, mas não proíbe sua realização. Se fosse o caso, os filmes religiosos, vídeos, fotografias, pinturas, e todas as coisas semelhantes seriam idolatria. Mas, como no caso da serpente de bronze de Moisés, Deus não proibiu o uso ritual de imagens religiosas.

Às vezes os anti-católicos citam o livro do Deuteronômio, onde Deus disse a respeito de ídolos, “Vós não deveis vos curvar a eles.” para formularem sua acusação. Uma vez que muitos católicos às vezes se ajoelham diante de estátuas de Jesus e mesmo dos santos, as pessoas entendem ato de veneração com o pecado da idolatria.

Apesar da curvatura e do ato de ajoelhar-se poderem ser posturas de adoração, isso não quer dizer que sempre que elas ocorrem esteja caracterizada a adoração. Um católico que se ajoelha diante de uma imagem sacra não está prestando adoração à estátua, mas apenas pode estar assumindo uma postura de oração.

Nós podemos fazer representações de Deus em Cristo. Até mesmo protestantes usam todos os tipos de imagens religiosas: Imagens de Jesus e outros personagens bíblicos aparecem em uma variedade de Bíblias, livros de fotos, camisetas, bijuterias, adesivos, cartões, discos compactos, e presépios.

O bom senso nos diz que, uma vez que Deus se revelou em várias imagens, sobretudo na encarnação de Jesus Cristo, não é errado para nós usarmos imagens destas formas para aprofundar o nosso conhecimento e amor a Deus.

É necessário reconhecer a distinção entre o pensamento que eleva um pedaço de pedra ou gesso ao status de um deus e o desejo de visualmente lembrar Cristo e dos santos no céu, fazendo estátuas em sua homenagem.

A fabricação e utilização de estátuas religiosas é uma prática totalmente bíblica.

Quem disser o contrário precisa conhecer melhor a Escritura Sagrada.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar