::EM MONTEIRO: Bandidos arrombam UBS, furtam objetos e ainda defecam na unidade ::Ministério Público pede arquivamento denúncia contra a prefeitura de Camalaú ::Secretaria de Cultura de Monteiro divulga mais atrações da VIII Mostra de Teatro e Dança ::Éden destaca ações de Branco Mendes para Sumé e reafirma apoio à reeleição ::João propõe concursos, Lucélio mais asfalto e Maranhão defende redução do estado ::Barroso é confirmado como relator de registro da candidatura de Lula ::As charges do dia… ::Caririzeiro morre em estrada que dá acesso à Santa Cruz do Capibaribe ::‘Só me tiram da campanha se me matarem’, diz Maranhão ::Dodge impugna candidatura de Lula a presidente da República Malves Supermercados

OAB-PB reúne advogados para cobrar do TJ juízes para as Varas de Monteiro

(01/02/2018)
OAB-PB reúne advogados para cobrar do TJ juízes para as Varas de Monteiro OAB-PB reúne advogados para cobrar do TJ juízes para as Varas de Monteiro OAB-PB reúne advogados para cobrar do TJ juízes para as Varas de Monteiro

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB), e a Subseção da OAB de Campina Grande realizaram, no final da manhã desta quinta-feira (01), mobilização em Monteiro, no Cariri paraibano, para cobrar do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) a designação de juízes para a comarca da cidade.

O movimento é intitulado: “Monteiro, a terra do nunca: Nunca tem juiz” foi comandado pelo presidente da OAB-PB, Paulo Maia, e aconteceu na frente do Fórum Ministro Luiz Rafael Mayer, localizado no Residencial Tereza Manuela Honório, s/n, no centro de Monteiro.

O presidente da Subseção da OAB de Campina Grande, Jairo Oliveira, o secretário geral da OAB, Assis Almeida, o presidente da Comissão de Prerrogativas da OAB-PB, Allyson Fortuna, e diversos advogados da região também participaram da manifestação. Políticos do Cariri também se fizeram presentes.

O presidente Paulo Maia classificou o ato como precursor, pioneiro, pois pela primeira vez a advocacia local se manifestou deforma concreta com relação à situação do poder Judiciário, que tem três varas na Comarca, mas a presença de magistrados é eventual.

“O mais grave e o objetivo do movimento é que não há juízes titulares. Além de advogados e políticos, o mais importante foi a presença de representantes da sociedade civil organizada, sobretudo da população, que se fez presente e entendeu qual o motivo da morosidade, da sua ida ao Judiciário que não encontra resposta e hoje foi explicados. A advocacia do Cariri está de parabéns, a representante da OAB-PB em Monteiro, Taua Domiciano, e todos os advogados por essa belíssima manifestação”, declarou.

O presidente da Subseção da OAB de Campina Grande, Jairo Oliveira, destacou que o ato em Monteiro teve uma simbologia muito grande, pois mostrou a advocacia viva, nas ruas, lutando pelos seus ideais, direitos e, sobretudo, pela sociedade com um todo. “Isso foi um passo gigante para partimos, com todo o respeito, para cima do poder Judiciário, exigindo consideração a nossas prerrogativas, aos direitos da sociedade, de um atendimento justo e prestação jurisdicional a altura dos desejos da população”, afirmou.

A representante da OAB-PB em Monteiro, Taua Domiciano, por sua vez, disse que o movimento já começou a surtir os efeitos desejados, pois justamente hoje, no dia do ato, o TJ designou três juízes para a Comarca de Monteiro. “Embora isso seja um evento raro, pois segundo relatos dos advogados mais antigos há 10 anos não aparecia três juízes em Monteiro”, completou.

Taua Domiciano acrescentou que a OAB-PB deseja que o Tribunal estabeleça um mutirão para atualizar processos atrasados, colocar as Varas em dia e também desburocratize os editais, que estão parados, para designar juízes titulares para a Comarca de Monteiro. “Assim a situação será resolvida de uma vez por todas e não ficaremos com paliativas, com juízes designados de outras comarcas, que na verdade sempre estarão acumulando várias Varas e não irão resolver os problemas de Monteiro”, disse.

Salas da Advocacia

O presidente Paulo Maia também aproveitou a visita ao Cariri para fazer a doação de novos equipamentos para as Salas da Advocacia nos Fóruns da cidade de Monteiro.

Em respeito a legislação eleitoral o CARIRI LIGADO não publicará os comentários dos leitores. O espaço para interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições 2018 se encerrem.