prefeitura
::CRISE NOS MUNICÍPIOS: FPM tem queda de 25,41% em repasse ::Relator defende retorno em serviços na cobrança dos impostos ::Caixa anuncia financiamento habitacional corrigido pelo IPCA ::Delegado seccional tem celular clonado na Paraíba ::Manoel Ludgério deverá se licenciar na Assembleia ::As charges do dia… ::TCU aponta riscos que comprometem transposição do Rio São Francisco ::Prefeito de São João do Tigre é condenado e fica inelegível por 4 anos ::Tarifa de energia fica 4,27% mais barata na Paraíba ::VEJA publica reportagem sobre a Transposição e prefeito de Sumé prevê caos sem a obra Malves Supermercados

Paraíba é o maior produtor de leite de cabra do país

(12/02/2019)

A maior produção de leite de cabra do Brasil é na Paraíba. A constatação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de acordo com os dados divulgados na pesquisa Censo Agro 2017. Naquele período, o estado produziu 5,6 milhões de litros de leite de cabra, o que corresponde a 17% a mais que o segundo colocado no ranking do país, a Bahia, cuja produção foi de 4,6 milhões de litros.

Segundo dados da pesquisa, 72% do total de leite de cabra produzido na Paraíba foi comercializado, gerando um faturamento de R$ 7,6 milhões de reais. O rebanho caprino do estado, conforme o censo agro, possui 19.397 cabeças. A produção pecuária do estado também conta com um efetivo de 1 milhão de bovinos contabilizados em 2017, que foi responsável pela produção de 205 milhões de litros de leite de vaca. Em relação a criação de aves, que inclui galinhas, galos, frangas e frangos, a Paraíba possuía 12,1 milhões de cabeças e uma produção que chegou aos 44 milhões de dúzias de ovos.

Atento a esse potencial econômico, o Sebrae Paraíba desenvolve projetos junto a produtores das regiões do Brejo, Agreste, Cariri e Curimataú ligados à ovino e caprinocultura. Organizados em cooperativas, os produtores focam em cortes especiais de carnes e melhoramento de carcaça, alimentando o comércio local. Outro foco do grupo é a produção de leite de cabra, especialmente como alternativa para obter maior lucratividade com a propriedade rural. No Sebrae, eles recebem acompanhamento que trabalha desde a gestão do estabelecimento até o melhoramento genético com foco no mercado.

“O leite de cabra é uma alternativa importante, principalmente diante das adversidades climáticas, e vários empresários têm investido e ampliado sua produção para alcançar melhores resultados econômicos. O projeto que desenvolvemos provoca não apenas o aquecimento no comércio das regiões, mas aumenta a autoestima dos produtores, que buscam dias melhores com o trabalho. É uma atividade propícia para essas regiões e seu crescimento foi comprovado com esse destaque na produção do leite de cabra no país”, afirmou o gestor do projeto de ovinocultura do Sebrae em Guarabira, João de Deus Leôncio.

Paraíba tem 163,2 mil estabelecimentos agropecuários
Em 2017, a Paraíba tinha 163,2 mil estabelecimentos agropecuários, o equivalente a uma área de 3,4 milhões hectares, segundo o IBGE. Desse total, 2,6 mil estabelecimentos cultivaram exclusivamente cana-de-açúcar, com uma produção estadual de 5,3 milhões de toneladas. Outra cultura da agricultura temporária que mereceu destaque naquele ano foi a da mandioca, produzida em 27 mil estabelecimentos e com produção de 79 mil toneladas.

Já na agricultura permanente, o censo agro 2017 contabilizou plantação de banana em 5 mil estabelecimentos, que foram responsáveis pela produção de 67 mil toneladas da fruta no estado. O coco-da-baía também é um fruto produzido no estado, mais especificamente em 1,5 mil estabelecimentos agrícolas, conforme o IBGE. No período, a produção de coco-da-baía (tradicional coco) foi de 35 milhões. Ainda, conforme os dados da pesquisa, as atividades agrícolas ocupam 424 mil pessoas no estado.

Entre outubro de 2017 e fevereiro de 2018, o IBGE foi a campo para conhecer as características e a produção de todos os estabelecimentos agropecuários do território brasileiro. O documento final resultou no Censo Agro 2017.

Faça seu comentário



Possui atualmente : 1 comentário em Paraíba é o maior produtor de leite de cabra do país


  • Só esqueceram de colocar Taperoá, como a cidade pioneira desta produção.