prefeitura
::MONTEIRO: Ação Social realizará Curso de Formação para conselheiros tutelares ::Prefeitura de Sumé realiza mais uma festa para as crianças do município ::Novo prédio da Promotoria de Justiça de Monteiro será inaugurado nesta terça-feira ::Super-heróis invadem Monteiro e fazem a alegria na festa do Dia das Crianças ::Jovem sofre estupro coletivo e companheiro é espancado ::Boqueirão chega a 19% e solução é prevista para depois de novembro ::Prefeitura de SSU realizará ato para oficializar fechamento do lixão municipal ::Levantamento aponta aumento de mortes por policiais na Paraíba ::Prefeito paraibano é ameaçado por homem armado com faca peixeira ::As charges do dia… Malves Supermercados

Professores da rede Municipal de Monteiro participam de palestra sobre Novo FUNDEB

(08/10/2019)
Professores da rede Municipal de Monteiro participam de palestra sobre Novo FUNDEB Professores da rede Municipal de Monteiro participam de palestra sobre Novo FUNDEB Professores da rede Municipal de Monteiro participam de palestra sobre Novo FUNDEB Professores da rede Municipal de Monteiro participam de palestra sobre Novo FUNDEB

O Fórum Municipal de Educação na manhã da última quinta-feira, 03, realizou uma palestra com todos os professores da Rede Municipal, que compreende profissionais do Ensino Infantil, Fundamental I e II, sobre o Novo FUNDEB.

Para a palestra foram convidadas autoridades como a prefeita Anna Lorena, representantes da Câmara Municipal, a exemplo dos vereadores Cajó Menezes, Jacira Oliveira, Farias e Toinho de Nequinho; da UEPB, SINTEP, SSPMCP. Incumbido de repassar as informações sobre o tema, o convidado foi o professor Edvaldo Faustino.

A palestra discutiu os problemas e as perspectivas para o FUNDEB, entre elas a de prorrogar e até torná-lo permanente. O Fundo tem prazo de validade no ano que vem e um estudo mostra que, pelo menos em 4.810 municípios brasileiros, o FUNDEB corresponde a 50% de tudo o que se gasta por aluno a cada ano. Em 1.102 desses municípios, a participação do FUNDEB chega a 80% do total. “Diante disso, você provavelmente deve ter sentido um frio na espinha só de pensar no que poderia acontecer se o FUNDEB não for renovado. E é bom lembrar: 60% de todo o dinheiro do FUNDEB serve para pagar salários de professores, um recurso fundamental para garantir o piso salarial do magistério”, exclamou a Secretária de Educação Ana Lima.

No Senado tramitam duas propostas de emenda à Constituição (PEC 33/2019 e PEC 65/2019) nesse sentido, comentou a prefeita Anna Lorena que completou: “Medo por parte da classe, são os cortes, cabe a todos nós como cidadãos conscientes destas informações destacadas aqui, cobrar que a lei seja regulamentada. Temos um exemplo no nosso município como o recurso do Brasil Carinhoso. O município abriu um Centro Educacional Infantil aumentando as turmas, porém não recebemos nenhum recurso. O município vem custeando estas turmas com recursos próprios que poderiam estar sendo usados para, por exemplo, ampliar a valorização da classe, treinamento e outros fins”.

FUNDEB

O FUNDEB é composto por recursos arrecadados por estados e municípios, além de uma complementação feita pela União. O FUNDEB é hoje o principal mecanismo de financiamento da educação básica, que vai da creche ao ensino médio. Segundo o Ministério da Educação (MEC), equivale a 63% de tudo o que é investido nas escolas públicas do Brasil.

O dinheiro é usado para pagamento do salário dos professores e para ações de manutenção e desenvolvimento do ensino, como a construção de quadras de esportes, reforma de instalações físicas, aquisição de carteiras, computadores, televisores e outros equipamentos, entre outras ações.

O FUNDEB está, no entanto, com os dias contados. Caso não seja renovado, deixa de existir no final de 2020. Para que isso não ocorra, três propostas de emenda à Constituição (PEC) que tornam o FUNDEB permanente tramitam no Congresso Nacional.

Faça seu comentário



Possui atualmente : Nenhum comentário em Professores da rede Municipal de Monteiro participam de palestra sobre Novo FUNDEB