prefeitura
::Secretaria de Saúde de Monteiro promove evento da Semana Municipal de Enfermagem 2019 ::Presidente da Câmara de Monteiro participa de cavalgada e visita à santuário ::Prefeitura de Prata continua beneficiando famílias com entrega de alimentos ::Monteirenses tem até o dia 31 de maio para pagar IPTU 2019 com desconto ::Morre em Campina Grande o pai do deputado Wellington Roberto, aos 96 anos ::Bolsonaro vem ao Pernambuco na próxima sexta-feira ::Semana do Microempreendedor Individual começa nesta segunda em Monteiro e outras 20 cidades ::Ex-deputado Carlos Dunga defende prorrogação de mandatos de prefeitos e vereadores ::DEU NO BOIGA DO VAVÁ: Se recorda é viver, ontoce recorde o dia que Vavá da Luz foi delegado de ‘puliça’ ::Ferramenta obriga prefeituras da PB a divulgar dados financeiros Malves Supermercados

Projeto quer dispensar exame em renovação de CNH para deficientes

(04/03/2019)
Projeto quer dispensar exame em renovação de CNH para deficientes Projeto quer dispensar exame em renovação de CNH para deficientes

Um Projeto de Lei que tramita na Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) pede dispensa de exame de renovação da habilitação para pessoas com deficiência. O PL é de autoria do deputado Ricardo Barbosa (PSB) e ainda não passou pelas comissões da Casa.

O projeto defende que, uma vez que tenha tido a autorização para conduzir veículos, não é preciso passar novamente por aulas, cursos ou qualquer outro procedimento de capacitação. No entanto, é necessário que o veículo automotor objeto da isenção tenha mudança automática de marchas.

A dispensa se aplica para quando o portador de deficiência for conduzir o veículo automotor na mesma categoria discriminada na habilitação. Ela não se aplica em casos em que a deficiência requeira um veículo especial ou adaptado para a condução da pessoa.

De acordo com Ricardo Barbosa, a necessidade de renovação é um ‘retrocesso’ na busca por Direitos Humanos.

“O estado, por meio de seu órgão competente, vem exigindo que pessoas que buscam fazer jus ao seu direito de obter um veículo com isenção legal, sejam submetidos novamente em exame de habilitação para condução de veículos aos quais já estão habilitados”, argumenta.

No entanto, o deputado reforça que o PL só abrange casos em que o condutor de veículo de transmissão automática não precisa ser modificado, nos outros casos, o condutor precisa de um novo documento. Ainda assim, no caso de uma nova carteira de habilitação, Ricardo defende que o Estado deva isentar o condutor deste custo.

“O estado não pode desamparar o deficiente que necessita de um veículo para sua locomoção, adaptado as suas limitações para ser conduzido, e deve o isentar também da cobrança de taxas ou semelhantes para a obtenção de seu documento de habilitação especial”, explica.

Faça seu comentário



Possui atualmente : Nenhum comentário em Projeto quer dispensar exame em renovação de CNH para deficientes