::Homem é assassinado a tiros no Cariri ::Vereador de São João do Cariri exalta trabalho de Ricardo na Paraíba ::Prefeita Ana Lorena recebe neste sábado Prêmio Referência 2018 ::Carro se parte ao meio após colidir e derrubar poste em JP ::Justiça recebe denúncia contra Lula por lavagem de dinheiro ::Cássio diz que PSDB errou e cita vitória de Bolsonaro como falência do sistema político ::Prefeitura de Sumé paga segunda parcela do 13° dos servidores municipais ::Quatro cidades do Cariri estão entre os menores PIBs da Paraíba ::Prefeito Éden Duarte recebe neste sábado Prêmio Referência por excelência em gestão ::Centro de Reabilitação de Monteiro recebe prêmio de excelência de prestação de serviço Malves Supermercados

Reisado de Zabelê na Festa de Reis de Cabaceiras

(08/01/2018)
Reisado de Zabelê na Festa de Reis de Cabaceiras Reisado de Zabelê na Festa de Reis de Cabaceiras

O Reisado de Zabelê participou na última noite desta sexta-feira (05/01), da Festa de Reis do município de Cabaceiras, no Cariri paraibano. O Reisado de Zabelê dançou e cantou em comemoração às tradições religiosas, às memórias ancestrais e a todo o Povo presente.

O anfitrião da festa foi o Padre João Jorge, que conduziu o cerimonial iniciado com a Missa na Antiga Igreja do Rosário, construída na segunda metade do século XIX para os Negros, impossibilitados de frequentarem a Igreja dos Brancos.

O Rei e a Rainha, representantes do antigo Reisado de Cabaceiras, se sentaram à direita e à esquerda do púlpito do Sacerdote.

Finalizando a Missa repleta de fiéis, o Reisado de Zabelê entrou cantando “Abre a Porta da Igreja” e os Reis e Rainhas se encontram magistralmente, conduzindo para o pátio todas as pessoas presentes no templo.

Os Figurás, os Embaixadores, a Burrinha, o Boi, o Jaraguá, o Rei, a Rainha, a Alma, os Mateus e os Músicos foram conduzidos pelo Mestre Eronildo, numa vivência sonora ímpar, estremecida pelas perspicácias dos personagens e pelas vozes e movimentos das pessoas que estavam nas filas e com os instrumentos musicais.

“O Galo Canta, que já deu hora… / Eu vou, eu vou embora, Dono da Casa Adeus eu vou embora … / Até para o ano si nós tiver vida”, apresentaram o Dia de Reis e o fim de mais um Ciclo Natalino.

Faça seu comentário



Possui atualmente : Nenhum comentário em Reisado de Zabelê na Festa de Reis de Cabaceiras