::Pré-candidato a prefeito de Serra Branca defende união das oposições em 2020 ::Prefeito de São José dos Cordeiros assina termo de adesão ao Garanta Safra 2019/2020 ::Pagamento extra do 1% do FPM garantiu 13º e folha de dezembro em 97,5% dos municípios ::Prefeitura de Sumé inicia o Programa Cozinha Solidária ::Prefeita parabeniza Bombeiros, funcionários municipais e moradores que participaram do combate ao incêndio em Monteiro ::Prefeitura de Sumé paga 13° dos servidores municipais ::ALPB realiza Audiência Pública para debater Reforma da Previdência ::Bancos abrem em horário especial no dia 24 e fecham em 31 dezembro ::CAMALAÚ: Prefeito anuncia iluminação com lâmpadas de LED e construção de aterro sanitário ::Prefeito Éden Duarte e técnicos da Funasa acompanham instalação de sistema de tratamento de água, Salta Z Malves Supermercados

Transposição reduz racionamento em CG

(27/04/2017)
Transposição reduz racionamento em CG Transposição reduz racionamento em CG Transposição reduz racionamento em CG

A população de Campina Grande, na Paraíba, já começa a sentir os efeitos da chegada da água do Projeto de Integração do Rio São Francisco ao reservatório Epitácio Pessoa, em Boqueirão. Neste final de semana (22), o regime de racionamento no município foi reduzido de quatro dias para três dias por semana. A expectativa é de que nos próximos meses, as famílias paraibanas voltem a ter o abastecimento diário e regular em suas residências, com o reforço das águas do ‘Velho Chico’.

Nos últimos dias, o volume armazenado no Epitácio Pessoa aumentou de 0,3% para 3,2% da sua capacidade, depois que a água do projeto chegou à área do reservatório, conforme dados da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa). Conforme o Ministério da Integração, quando o açude atingir o percentual mínimo de 8,2%, o manancial sairá do chamado “volume morto” e o governo estadual irá analisar a possibilidade de acabar com o racionamento.

Na semana passada (18), as águas do São Francisco encontraram o espelho d’água do açude, o que gerou as condições necessárias para o início da redução do cronograma de racionamento enfrentado pela população local. Leia mais.

O Projeto São Francisco também vai beneficiar, até maio, mais 17 cidades da região, como Barra de Santana, Caturité, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Boqueirão, Boa Vista, Soledade, Juazeirinho, Cubati, Pedra Lavrada, Olivedos, Seridó e Cabaceiras.

Garantia de água – Desde a inauguração do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco pelo governo federal, em março, o ‘Velho Chico’ tem contribuído também para o atendimento às cidades de Sertânia (PE), que possui 35 mil habitantes, e Monteiro (PB), com 33 mil.

Em Monteiro (PB), os açudes São José e Poções, que atendem a cidade, ampliaram a distribuição de água até às famílias e 100% da população é contemplada. São sete dias por semana com água, sendo que em três dias há exceção de fornecimento em alguns bairros do município. A intermitência de abastecimento nesses bairros tem diminuído depois que a água do ‘Velho Chico’ aumentou as vazões desses dois reservatórios. Monteiro foi a primeira cidade paraibana contemplada pelo projeto.

Faça seu comentário



Possui atualmente : Nenhum comentário em Transposição reduz racionamento em CG