::Vazão do São Francisco para Boqueirão volta a ser impasse ::Preço da gasolina cai 2% nas refinarias a partir deste sábado ::PF cumpre mandado em Monteiro contra esquema de fraudes na previdência ::Prefeito de Coxixola decreta luto oficial pela morte do vereador Fábio Oliveira ::LUTO NO CARIRI: Vereador de Coxixola morre atropelado por carro na BR-412 ::Jovem é morto a tiros dentro de mercadinho em Monteiro ::Médico libera Jair Bolsonaro para debates ::STF decide pela proibição de pensões para ex-governadores da PB ::Vereadores de Monteiro prestigiam abertura dos Jogos Escolares ::Trabalho de recuperação de estradas vicinais segue sendo realizado em Prata Malves Supermercados

Volume do açude de Boqueirão sobe 140 mil m³ em uma semana

(13/02/2018)
Volume do açude de Boqueirão sobe 140 mil m³ em uma semana Volume do açude de Boqueirão sobe 140 mil m³ em uma semana

O volume do açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão, subiu 0,03% na última semana, segundo informou a Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa) nesta segunda-feira (12). Em metros cúbicos (m³), o açude que abastece Campina Grande e Região Metropolitana, pulou de 42,48 mil m³, na terça-feira (6) para quase 42,64 mil m³, nesta terça (12).

Apesar do aumento, a Aesa não registrou chuvas em Boqueirão no último mês. Em um ano, até esta terça (12), a agência registrou apenas 27,9 mm de chuvas na cidade. Por outro lado, a 56 km dali, a Defesa Civil de Campina Grande registrou mais de 76 mm de chuva em apenas 2 horas, na sexta-feira (9). Vários trechos da cidade ficaram alagadas, carros e motos foram arrastados, pessoas tiradas de casa e houve desabamentos.

Desde a sexta, após as chuvas na Região Metropolitana de Campina Grande, o reservatório de Boqueirão subiu cerca de 140 mil m³ de água. A capacidade total do açude, segundo a Aesa, é de 411.686.287 m³ – cada metro cúbico equivale a mil litros de água.

Na ocasião da chuva itensa, o coordenador da Defesa Civil campinense, Ruiter Sansão, ainda emitiu um alerta para Monteiro, sobre o risco de afogamentos “por conta do aumento do volume das águas, tanto da transposição, quanto de chuvas na região”.

Em respeito a legislação eleitoral o CARIRI LIGADO não publicará os comentários dos leitores. O espaço para interação com o público voltará a ser aberto logo que as eleições 2018 se encerrem.