::Lígia diz que anunciará sua chapa na convenção ::Prefeito de Amparo reafirma apoio a pré-candidatura de Tovar ::Prefeitos do Cariri participam de evento em apoio a Efraim, João Azevêdo e Veneziano ::Presidentes das Comissões da OAB-PB emitem manifesto em favor de Paulo Maia ::Workshop ensina a empreender com renda renascença em Monteiro ::PM prende 111 suspeitos e apreende mais de 40 kg de drogas no fim de semana ::Prefeitura de Camalaú realiza 1° Corrida de Jegue no Pindurão ::Em Cabaceiras: Igreja do “Auto da Compadecida” volta a ter fachada original ::Prefeitura da Prata realiza perfuração e instalação de poços na zona rural ::As charges do dia… Malves Supermercados

Volumes dos açudes da PB somam apenas 10,37% da capacidade total

(03/01/2018)
Volumes dos açudes da PB somam apenas 10,37% da capacidade total Volumes dos açudes da PB somam apenas 10,37% da capacidade total

Um levantamento feito com base na capacidade total dos açudes da Paraíba e o volume atual deles mostra que o estado está entrado no ano de 2018 com apenas 10,37% de água em seus reservatórios. Os dados foram levantados junto a Agência Executiva de Gestão de Águas da Paraíba (Aesa). Dos 127 mananciais monitorados, 62 estão em estado crítico (com menos de 5%) e apenas um está sangrando.

De acordo com os dados da Aesa, somando a capacidade total de todos os açudes monitorados pela agência, a Paraíba tem condições de armazenar até 3.783.915.864 de metros cúbicos de água. Mas, com base na soma dos últimos levantamentos de volumes feitos, juntos os 127 açudes estão com 392.648.584 metros cúbicos de água, o que corresponde a 10,37% do potencial total.

Ainda segundo os dados da Aesa, dos 127 açudes, 62 deles estão em estado crítico, por estarem com menos de 5% da capacidade total, e 35 estão em situação de observação, pois estão com menos de 20% do volume total de água.

O único açude que está com 100% da capacidade é o São José, em Monteiro, no Cariri, que está sangrando. Mas, isso só está ocorrendo pelo fato dele está recebendo as águas da tranposição do Rio São Francisco. Entre os açudes monitorados, 16 deles estão com 0%.

Boqueirão
O açude Epitácio Pessoa, conhecido como açude de Boqueirão, no Cariri paraibano, mesmo recebendo recarga das águas da transposição do Rio São Francisco desde 18 de abril de 2017, está com apenas 9,66% da capacidade total. Ele abastece Campina Grande e outras 18 cidades do Agreste.

Faça seu comentário



Possui atualmente : Nenhum comentário em Volumes dos açudes da PB somam apenas 10,37% da capacidade total