::Julho começa com muito frio no Cariri ::Santanna faz show em Sumé nesta terça ::Prefeitura de Camalaú paga folha de junho e a primeira parcela do 13° salário ::Pauta do TCE tem contas de três Prefeituras e 16 Câmaras Municipais ::Presidente da AMCAP lamenta morte de prefeito caririzeiro ::Escola Técnica de Sertânia abre 100 vagas para o Sisutec ::Prefeitura de Sumé emite nota de pesar pela morte de Marcondes Medeiros ::Prefeito de Gurjão emite nota de pesar pela morte de Marcone Medeiros ::Estado aguarda exames para saber se ‘zika vírus’ circula na Paraíba ::Em greve, UFCG pode suspender calendário letivo Malves Supermercados

Julho começa com muito frio no Cariri

friosume2A Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa) mantém a previsão de tempo instável com chuvas para esta quarta-feira (1º) para as regiões do Agreste, Brejo e Litoral. Para as demais regiões do Estado, como Alto Sertão e Sertão, a previsão é de apenas nebulosidade variável. Ainda de acordo com a Aesa, a temperatura máxima no Litoral deverá atingir os 29º C e a mínima deverá ficar em torno dos 22º C.

Já para o Agreste, a previsão da Aesa é que a temperatura máxima fique em torno dos 27º C e a mínima, dos 19º C. Na região do Brejo, a máxima deverá chegar aos 25º C e a mínima, aos 18º C. A região do Cariri-Curimataú poderá ter máxima de 31º C e a mínima de 17º C. Para essa região, a Aesa prevê nebulosidade variável ao longo desta quarta-feira.

A previsão de temperatura máxima para o Sertão paraibano é de 34º C e mínima de 20º C. Para o Alto Sertão, a temperatura máxima deverá alcançar os 33º C e a mínima, os 20º C.

Precipitações de julho – Segundo a meteorologista Marle Bandeira, as precipitações pluviométricas no mês de julho devem ficar em torno da média histórica, que é de 240 mm, 60 mm abaixo da média histórica de junho, que é de 300 mm. “Nunca é demais lembrar que os fenômenos climáticos relacionados às chuvas serão irregulares, tanto no tempo quanto no espaço. Ao longo deste mês que se inicia, teremos chuvas dias sim, outros não. No entanto, a previsão é que as precipitações fiquem dentro da média histórica”, ressaltou.

Precipitações de junho – O Balanço da Aesa mostrou que choveu acima da média em João Pessoa, quando as precipitações alcançaram 312,8 mm na segunda-feira (30). A Capital paraibana foi a cidade onde mais choveu entre as manhãs de domingo e desta segunda-feira: 54,8 milímetros. “E ainda teremos novas precipitações na terça-feira. A previsão é de tempo instável no Litoral, então João Pessoa deve fechar o mês com um índice pluviométrico ainda maior”, destacou a meteorologista da Aesa, Carmem Becker.

Outro município que já ultrapassou o índice esperado foi Alhandra. A média calculada com base nos resultados dos últimos 30 anos é 272,9 milímetros, mas nesta segunda-feira a cidade litorânea somou 347,1 milímetros. “E não foi apenas no Litoral onde tivemos resultados como este. Algumas destas nuvens que se formam no Oceano Atlântico e adentram o continente pela costa leste do Nordeste também trouxeram água aqui para Campina Grande, onde a média é de 102,8 e já choveu 109,7”, informou Becker, que monitora os índices pluviométricos na Sala de Situação, em Campina Grande.

Banner Coringa Banner Coringa

Santanna faz show em Sumé nesta terça

Banner Segundo Wilson Ricardo

Pauta do TCE tem contas de três Prefeituras e 16 Câmaras Municipais

Presidente da AMCAP lamenta morte de prefeito caririzeiro

fernandoqueiroz2O prefeito de São José dos Cordeiros e presidente da AMCAP (Associação dos Municípios do Cariri Paraibano), Fernando Queiroz, prestou sua solidariedade a São João do Cariri, parentes e amigos do prefeito Marcone Medeiros por ocasião de seu falecimento. Segundo o gestor, Marcone era um grande e inconteste líder, o que o fez inclusive ser prefeito de São João do Cariri por três vezes.

Fernando destacou que a AMCAP e todos os seus filiados estão solidários a família e amigos de Marcone Medeiros por sua partida tão repentina. “Marcone tinha um relacionamento muito aberto com todos os colegas prefeitos, não construiu arestas em sua vida pública, muito pelo contrário, buscava harmonizar as relações institucionais e era um homem de fé”, acentuou o gestor.

Fernando confirmou que vai participar do velório e sepultamento do prefeito Marcone Medeiros, representando inclusive a diretoria da Associação dos Municípios do Cariri Paraibano.

Escola Técnica de Sertânia abre 100 vagas para o Sisutec

Julho começa com muito frio no Cariri Julho começa com muito frio no Cariri

As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec) serão abertas nesta segunda-feira (29) e vão até sexta-feira (3 de julho) através do site www.mec.gov.br.

Podem se candidatar estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014 e obtiveram nota superior a 0 na redação. O edital foi publicado na edição de hoje (26) do Diário Oficial da

A ETE Arlindo Ferreira dos Santos, localizada no município de Sertânia-PE, está disponibilizando 50 vagas para o curso de técnico em Enfermagem e 50 vagas para o curso de técnico em Redes de Computadores, ambos na oferta subsenquente, noturno e presencial.

A divulgação dos resultados, em primeira chamada, está prevista para o dia 7 de julho. A segunda chamada deve sair no dia 14 de julho. As aulas dos cursos terão início entre os dias 3 e 31 de agosto de 2015, de acordo com o edital.

Terão prioridade no preenchimento das vagas os alunos de escolas públicas e os que estudaram na rede privada, na condição de bolsista integral.

Ao fazer a inscrição, o candidato deve escolher, por ordem de preferência, até duas opções de curso. Também deve definir se deseja concorrer às vagas da ampla concorrência, àquelas destinadas aos estudantes da rede pública ou bolsistas da rede privada, ou às vagas reservadas a negros, pardos e indígenas.

As vagas remanescentes não ocupadas após as chamadas regulares poderão ser preenchidas, mediante inscrição online, por estudantes que concluíram o ensino médio nos últimos três anos, ou seja entre 2012 e 2014, independentemente da data de emissão do certificado. O período de inscrição irá de 20 de julho a 2 de agosto.

A consulta às vagas do Sisutec 2015 e o site para inscrição estarão disponíveis em breve, segundo o MEC.

Prefeitura de Sumé emite nota de pesar pela morte de Marcondes Medeiros

Terceiro postagens – Câmara Monteiro

Prefeito de Gurjão emite nota de pesar pela morte de Marcone Medeiros

Estado aguarda exames para saber se 'zika vírus' circula na Paraíba

Julho começa com muito frio no Cariri Julho começa com muito frio no Cariri

A Gerência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Saúde da Paraíba ainda não recebeu os resultados dos exames que confirmam ou não se o zika vírus está circulando na Paraíba. Sintomas semelhantes já são relatados por pacientes no estado.

De acordo com a gerente do setor, Renata Nóbrega, a doença não traz maiores riscos e é benigna. Segundo ela, os sintomas são manchas avermelhadas na pele, coceira, dores nos olhos e nas articulações e febre baixa. Para monitorar e acompanhar o desenvolvimento dessa enfermidade, foram criadas três unidades sentinelas n a Paraíba, que prometem atender com mais agilidade quem apresentar sintomas do zika vírus.

Ela informou que a criação das unidades sentinelas foi uma determinação do Ministério da Saúde e acontece em todos os estados onde foram registradas a presença da sintomatologia.

A orientação repassada aos profissionais de saúde é registrar os casos como ‘exantema a esclarecer’, mas essas notificações estão juntas às da dengue, por conta da semelhança dos sintomas.

Renata orientou a população que continue com os cuidados necessários para evitar a proliferação, pois além de ter os sintomas parecidos com a dengue, ela também é transmitida pelo mosquito aedes aegypti. Os cuidados essenciais são não deixar água parada ou lixo acumulado.

De acordo com Renata Nóbrega, as recomendações para evitar o mosquito devem ser intensificadas porque isso ajuda a prevenir tanto o zika vírus, quanto a dengue e ainda a febre chikungunya.

As três enfermidades tem sintomatologia parecida, são transmitidas da mesma forma e os cuidados para evitá-las são os mesmos, como explicou Renata.

Em greve, UFCG pode suspender calendário letivo

urcggUma reunião do Colegiado Pleno do Conselho Universitário da UFCG pode decidir pela suspensão do calendário acadêmico, nesta terça-feira (30). O encontro acontece a partir das 9h, no prédio da Reitoria da instituição. A proposta de suspensão será apresentada pelas entidades sindicais e representantes dos segmentos da comunidade universitário em todos os campi da instituição.

A proposta de suspensão está numa carta aberta divulgada na segunda-feira (29) pela Aduf-CG, Aduc, AdufCG-Patos, DCE-UFCG e Sintespb/UFCG, direcionada aos integrantes do Conselho Superior da universidade. O texto argumenta que a greve por tempo indeterminado dos três segmentos da UFCG é uma resposta “à difícil situação que as Instituições Federais de Ensino enfrentam hoje, no que diz respeito ao precário funcionamento das atividades de ensino, pesquisa e extensão”.

Para justificar a suspensão do calendário acadêmico as entidades representantes dos três segmentos explicam que a iniciativa evitaria tensões desnecessárias no interior da UFCG e garantiria os direitos dos três segmentos quando do retorno das atividades acadêmicas após a greve.

A carta aberta o também lembra que “o Colegiado Pleno adotou esse mesmo procedimento na greve de 2012 e no curso do atual movimento paredista as Universidades Federais da Bahia e do Amapá já suspenderam os seus respectivos calendários acadêmicos”.

As entidades também apresentarão durante a reunião uma proposta de moção de apoio daquele órgão a greve dos professores e servidores técnico-administrativos da UFCG.

Sumé presta homenagem a seu grande artista Zé Marcolino

Banner boca escancarada

Presidente da Assembleia homenageia o prefeito Marcone Medeiros

Câmara de São João do Cariri lamenta morte de Marcone Medeiros

Prefeito da Prata inaugura pavimentação de mais uma rua e população comemora

Julho começa com muito frio no Cariri Julho começa com muito frio no Cariri Julho começa com muito frio no Cariri

A prefeitura municipal da Prata, através do Prefeito Junior Nóbrega, inaugurou nesta segunda-feira (29), a pavimentação da Rua Vicente Neri. O maior projeto de pavimentação esta sendo feita na cidade da Prata.

Desde 2014, se iniciou em 18 ruas a pavimentação a paralepipido, e com mais uma ordem de serviço em 2015 em pavimentação, vai ser concluído ao todo 28 ruas, mais de três milhões em obras sendo realizadas e com isso trazendo melhorias para toda a população pratense.

De acordo com o prefeito Junior Nóbrega, o objetivo é atingir essa totalidade de 42 mil metros de pavimentação até o final de 2015, isso significa que tudo o que foi feito nesses 55 anos de pavimentação na cidade da Prata, a atual administração vai conseguir fazer a metade em dois anos. Tudo isso graças a um convenio de sucesso realizado entre Prefeitura e o Ministério do Turismo.

Ainda o prefeito em sua fala na inauguração da pavimentação disse a toda população, que já esta dando a ordem de serviço para uma construção de uma quadra de esporte, e mais uma UBS na Vila Cazuza Nunes, e também ainda esse ano será feito nas principais ruas da cidade a pavimentação asfáltica uma parceria com o governo federal e prefeitura.

“O trabalho sério compromissado por nossa gestão vem em pouco tempo mudando as perspectivas da população nos quatro cantos do município, com realizações que recolocam a cidade da Prata nos trilhos do desenvolvimento”, comentou o prefeito Júnior Nóbrega.

Participaram do evento secretários municipais, vereadores e toda população.

Fantasma de viúva mata dez homens após sexo grupal e apavora cidade

Carlos Batinga lamenta morte do prefeito de São João do Cariri

batingaagradeceO ex-deputado estadual Carlos Batinga (PSC), lamentou na noite desta segunda-feira (29), a morte do prefeito de São João do Cariri, Marcone Medeiros, ocorrida na tarde desta segunda-feira (29), em um hospital de Recife-PE.

Batinga enviou suas condolências aos familiares e disse que a região do Cariri paraibano perdeu um grande gestor público, que sempre dedicou sua vida lutando pelo bem da população.

“Lamento o falecimento de Marcone. Sempre me dei bem com ele, e fomos prefeitos na mesma época, eu de Monteiro e ele de São João do Cariri. A região perdeu um grande gestor público, que dedicou sua vida lutando pelo bem da população”, disse Batinga.

O velório de Marcone Medeiros está acontecendo no Clube Municipal de São João do Cariri, e o seu sepultamento acontecerá às 16hs, desta terça-feira (30).

Polícia desarticula esquema de rinhas de galo no Cariri

Morre o prefeito de São João do Cariri; vice assumirá o cargo

Julho começa com muito frio no Cariri Julho começa com muito frio no Cariri

Morreu na tarde desta segunda-feira (29), o prefeito do município de São João do Cariri, Marcone Medeiros, 63 anos. Marcone passou mal na tarde deste domingo (28), e foi levado para uma unidade de saúde em Recife/PE, onde faleceu nesta segunda.

A causa da morte ainda não foi confirmada pela família, mais segundo informações de amigos próximos, foi uma infecção generalizada. Marcone morreu por volta das 16:30hs desta segunda.

O prefeito da cidade mãe do Cariri tinha 63 anos de idade, estava em seu terceiro mandato como prefeito do município, e sofria há certo tempo com uma grave doença nos ossos.

O velório do prefeito acontece desde a madrugada desta terça-feira (30), no Clube João Medeiros Ramos, em São João do Cariri. O seu sepultamento acontecerá às 16hs desta terça, no Cemitério local.

DIFICULDADES NO SEU TERCEIRO MANDATO

Walter Marcone Medeiros enfrentou dificuldades em seu terceiro mandato como prefeito de São João do Cariri. Com uma oposição batendo forte e cobrando ações do Executivo Municipal, Marcone sofreu um forte desgaste politicamente, e sua reeleição não era garantida, caso vivo tivesse.

Durante o seu terceiro mandato, Marcone perdeu fortes aliados que apoiaram na sua última campanha, como o vice-prefeito Cosme Gonçalves, e o vereador Francisco Júnior.

Recentemente, Marcone foi afastado do cargo de prefeito pela Câmara Municipal, mais conseguiu uma liminar no Tribunal de Justiça da Paraíba, e retornou ao cargo.

VICE ASSUMIRÁ

Com a morte de Marcone Medeiros, quem assumirá o mandato de prefeito da cidade mãe do Cariri, será o vice-prefeito, Cosme Gonçalves (DEM), que era rompido politicamente do prefeito falecido. A data e horário de posse de Cosme ainda não foram divulgados.

[+]   POSTAGENS