O município de Gurjão, no Cariri paraibano, celebra a 15ª edição de seu Bode na Rua, evento que contempla a expofeira de caprinos e ovinos e shows com grandes atrações em praça pública. O Bode na Rua foi instituído em 1999 pelo então prefeito Inácio Alves Caluete e desde então foi crescendo até ganhar proporções incríveis para o município que conta com pouco mais de 3 mil habitantes. Proporções como a registrada na última edição em 2013, na oportunidade mais de 20 mil pessoas passaram por Gurjão e uma quantia de mais de 200 mil reais em negócios foram fechados entre os produtores participantes.
Para a edição 2014 muitas novidades estão sendo programadas pela organização do evento, dentre elas o lançamento oficial do Programa Sertão Empreendedor no município desenvolvido pelo Senar e Sebrae com o apoio da Prefeitura. O Sertão Empreendedor capacitará os produtores rurais de Gurjão em tecnologias de captação de água e convivência com a seca. O concurso leiteiro será repetido este ano com um diferencial: dois concursos simultâneos serão realizados, sendo um voltado para os produtores locais e outro interestadual. Através deste concurso os proprietários das cabras que produzirem a maior quantidade de leite nas ordenhas dos três dias de evento serão premiados, recebendo o já tradicional banho de leite (Foto).
A parte recreativa e esportiva também estará presente no 15º Bode na Rua com o concurso Laço do Bode. Outra novidade que está chamando a atenção do público este ano é para a honraria que será dada aos prefeitos municipais que contribuíram para o engrandecimento da festa. Serão homenageados os ex-prefeitos Inácio Caluete (1997-2000), José Carlos Vidal (2001-2008) e Martinho Cândido (2009-2012) pelos serviços prestados na criação, manutenção e expansão do Bode na Rua durante seus mandatos.
Mesmo com tantas inovações, a tradição continua sendo mantida com as comidas típicas da gastronomia local tendo o bode como prato principal em seus mais variados pratos e preparos, a ornamentação regional que contará mais uma vez com a Casa do Vozinho, reprodução fiel de uma antiga residência rural com seus utensílios, exposição de artesanato através de estandes representando os artesãos de Gurjão e cidades vizinhas e apresentações culturais.
A parte social com os shows ganham cada vez mais destaques. Durante os dias 26 e 27 o forró começa ao meio-dia no palco do Forró Bodança que levará atrações como Forró Prodígio, Styllo Novo, Massilon Gonzaga e Banda Ariús, Bixo Bom, Primos do Forró, Chapéu de Palha, Forró Feitiço entre outras. No palco principal, dia 25 se apresentam Forró do Paredão, Geandro e Forró do Garotinho e Forrozão das Antigas. Dia 26 o forró e o romance tomarão conta das ruas de Gurjão com Banda Magia, Zezo, o Nordestino Apaixonado, que se apresenta pela primeira vez em praça pública e Bonde do Brasil. No dia 27 tem muito forró com Forrozão Karkará gravando o seu DVD ao vivo e o sucesso de Gabriel Diniz, transformando a praça na Boate do GD. Todos os shows e as apresentações culturais serão em praça pública, inteiramente grátis ao público.
Segundo o Prefeito Ronaldo Queiroz a expectativa é de que esta seja a maior edição do Bode na Rua, superando até mesmo a do ano passado. “O sucesso da festa em 2013 nos deixou motivados a querer sempre o melhor, por isso inovamos, pensamos em fazer coisas diferentes e não tenho dúvida de que teremos o melhor Bode na Rua da história, agradando as pessoas de todas as idades”, afirmou o prefeito.
Desde a edição anterior o evento Bode na Rua acontece inserido em um projeto amplo, fazendo o município conviver com a temática do bode durante o ano inteiro. O Projeto Bode na Rua foi responsável pela criação do Programa de Inseminação Artificial Em Caprinos que, em parceria com a EMEPA tem contribuído para o melhoramento genético do rebanho no município. O Projeto também garantiu ao Prefeito Ronaldo Queiroz o prêmio Prefeito Empreendedor do Sebrae sendo ganhador na categoria Pequenos Negócios do Campo e obtendo o segundo lugar na categoria Novos Projetos na etapa estadual. Com os prêmios em mãos o prefeito foi a Brasília concorrer ao prêmio nacional.