Popularmente conhecido como a “Capital da Cabra Leiteira”, o município de Prata, localizado no Cariri paraibano, encerrou neste domingo (27) as atividades da edição 2023 da Exposição de Caprinos e Ovinos (ExpoPrata). O evento iniciou na última quarta-feira (23), contou com um grande público e shows musicais com várias atrações, entre elas Walkyria Santos, Caninana, Nonato Neto e Forró Kent, entre outras atrações.
Realizada pela gestão municipal, a ExpoPrata é voltada principalmente para produtores rurais, técnicos, estudantes e pesquisadores da área. Como se trata de um evento que também incentiva as tradições culturais do cariri, a programação conta ainda com destaque para o artesanato e a gastronomia da região, impulsionando os pequenos negócios e a economia local. Dessa forma, segundo os organizadores, a projeção é de que o evento possa movimentar, em cinco dias, cerca de R$ 3 milhões.
Outro destaque da nona edição da ExpoPrata foi a realização, durante o evento, do “1º Encontro de Mulheres do Agro do Cariri Paraibano”. Fomentado pelo Sebrae/PB e pela Rede Cariri Delas, a partir de outras ações que são desenvolvidas na região com foco no empreendedorismo feminino, o seminário vai abordar os desafios e as oportunidades para as mulheres no setor agropecuário.
A programação ainda contou com palestras, painéis e a feira da Rede de Mulheres Empreendedoras, com foco na valorização de produtos e serviços da região, venda de animais, exposição e torneios leiteiros, com premição de 80 mil reais, além de capacitações técnicas para os produtores e empreendedores da região.
“Só tenho a agradecer a todos que participaram e colaboraram para o sucesso da 9ª ExpoPrata. A ExpoPrata é um evento que promove a atividade econômica na região e gera grandes oportunidades de negócios, intercâmbio de informações e conhecimento técnico para profissionais, produtores, estudantes e público em geral”, enfatizou o prefeito de Prata, Genivaldo Tembório.