Açude de Boqueirão ganha 16 milhões de metros cúbicos após semana de chuvas

Após três anos da transposição na PB, açude de Boqueirão pode sangrar com  águas de chuvas em 2020 | Paraíba | G1As chuvas registradas no interior paraibano nos últimos dias contribuíram para uma recarga significativa no Açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão. O reservatório abastece Campina Grande, os distritos de São José da Mata e Galante e mais 11 municípios da região.

De acordo com o diretor do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs) em Boqueirão, Evandro Pereira, o reservatório está com 32% de sua capacidade, o equivalente a 151 milhões de metros cúbicos. Entre os dias 22 a 28 de fevereiro, houve recarga de oito centímetros na lâmina d’água, o que significa cerca de 16 milhões de metros cúbicos.

A Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa) prevê mais chuvas para a região. “O período mais chuvoso para o interior do estado é de fevereiro a maio, então ainda existe perspectiva de chuva e principalmente uma chuva melhor distribuída a partir do dia 10 de março”, explica a meteorologista Marle Bandeira, à TV Correio.

Além das chuvas, colaboram para o cenário a chegada de 2.200 litros de água por segundo, oriundos da Transposição do Rio São Francisco.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar