O açude Manoel Marcionilo, que abastece a cidade de Taperoá, no Cariri paraibano, está com apenas 750 mil metros cúbicos, o correspondente a 5% de sua capacidade de acumulação (15 milhões de metros cúbicos). Diante da situação, a cidade enfrentará um racionamento a partir da próxima segunda-feira, 5.
A Cagepa já divulgou um cronograma para o abastecimento. A “cidade foi dividida” em duas partes, com água nas segundas e terças o dia todo e nas quartas pela manhã numa região.
Na outra parte, a água chegará às torneiras na quarta-feira à tarde e na quinta e sexta-feira o dia inteiro. Nos sábados e domingos o sistema será desligado para a cidade toda.
Com uma população de aproximadamente 14 mil habitantes, a expectativa é de que a água acumulada atualmente no manancial seja suficiente para apenas dois meses, caso não chova na região e o açude não receba uma boa recarga.
Construído no leito do rio Taperoá, o açude Manoel Marcionilo tem uma capacidade para armazenar 15 milhões de m3. Quando o volume é satisfatório, abastece Taperoá e outras cidades da região através de carro-pipa.