“O homenageado possui um currículo dos mais destacados. Atuando com correção e lisura angaria admiração em todos os lugares por onde passa”, afirmou o parlamentar Marco Antônio, propositor da homenagem.
A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) outorgou, durante sessão solene realizada na tarde desta segunda-feira (15), o Título de Cidadão Pessoense ao advogado, natural de Itabaiana, Ricardo Sérvulo Fonseca da Costa, morador de João Pessoa há 28 anos. O vereador Marco Antônio (PPS) foi o autor da propositura.
Marco Antônio destacou que a comenda que confere cidadania pessoense é dada a personalidades que, comprovadamente, tenham prestado relevantes serviços ao município. No caso do advogado Ricardo Sérvulo a concessão da honraria se justifica pelo seu extenso currículo e pela relevante trajetória profissional na cidade de João Pessoa.
“Além de advogado, Ricardo Sérvulo atua na imprensa paraibana como âncora de um programa voltado para a área jurídica. É também professor universitário do curso de Direito, integrante da Comissão de Ética e Disciplina da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB) e, recentemente, foi empossado como membro da Academia Paraibana de Letras Jurídicas (APLJ). Enfim, o homenageado possui um currículo dos mais destacados. Atuando com correção e lisura angaria admiração em todos os lugares por onde passa”, afirmou o parlamentar.
Ricardo Sérvulo lembrou sua trajetória de vida desde seu nascimento em Itabaiana, até suas conquistas profissionais na capital paraibana. Ele fez um paralelo entre 15 de junho de 1970, data de seu nascimento, e 15 de dezembro de 2014, data da outorga de sua cidadania pessoense, refletindo sobre os princípios que permearam sua trajetória. De acordo com o advogado, a razoabilidade, o bom senso, a disciplina, a ordem, o respeito e a autoridade são pilares necessários para se construir uma sociedade justa e igualitária. Ele ainda destacou a lealdade e a gratidão como marcas preponderantes nas relações pessoais, profissionais e sociais. Agradeceu a homenagem ao vereador Marco Antônio e a ofereceu a seus pais; destacou a importância da parceria com sua esposa, agradecendo por sua companhia e colaboração e declarou amor eterno a seu filho.
Também prestigiaram a solenidade os vereadores Lucas de Brito (DEM) e Eliza Virgínia (PSDB), o representante da Academia Paraibana de Letras (APL), Boisbaudran Imperiano; a presidente da Associação Paraibana de Imprensa (API), Marcela Sintônio; o representante da Ordem dos Advogados do Brasil na Paraíba (OAB-PB); o jornalista Laércio Cirne, na ocasião representando o senador Cássio Cunha Lima; além de familiares, amigos e companheiros profissionais do homenageado.
O advogado Ricardo Sérvulo nasceu em 15 de junho de 1970, no município de Itabaiana, na região do Vale do Paraíba. Formou-se em Direito no Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), em 1993, e há 21 anos milita no exercício advocatício efetivo, atuando, principalmente, nas áreas dos Direitos Criminal e Eleitoral. Apresenta o programa Justiça Ideal, na TV Máster. Atualmente é procurador geral de Bayeux.