A primavera teve início na semana passada e já apresenta uma de suas principais características: a gradual elevação da temperatura que antecede a chegada do verão. De acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), nessa época do ano os termômetros costumam oscilar entre a 18°C e 36°C, mas na cidade de Sousa foram registrados 36,7°C.
A temperatura um pouco acima da média ocorreu no domingo passado (28) e, segundo os meteorologistas da Aesa, pode se repetir na medida que o verão se aproxime. “Não temos variações climáticas muito acentuadas na transição de uma estação para outra, mas esse aumento gradual do calor é esperado, principalmente na região do Sertão paraibano”, informou a meteorologista Marle Bandeira.
Além de temperaturas máximas em torno dos 36°C, a estação das flores também é caracterizada pelos baixos índices pluviométricos. “No nosso Estado, o período da primavera coincide com o período de estiagem, onde as chuvas são bastante reduzidas. Por ouro lado, a incidência dos raios solares é maior. O dia solar aumenta e as noites diminuem, aumentando assim a insolação na Paraíba”, acrescentou Bandeira.
Até a chegada do verão, que esse ano começa no dia 21 de dezembro, as temperaturas médias esperadas para o Litoral são a máxima de 30ºC e a mínima de 23ºC. No Brejo, os termômetros devem variar entre 28ºC e 19ºC; entre 29ºC e 19ºC no Agreste; Cariri, 34ºC e 18ºC; Sertão, 36ºC e 23ºC; e Alto Sertão, 36ºC e 22ºC.