Moradores de várias cidades do Cariri paraibano têm denunciado constantemente em veículos de comunicação que a água fornecida pela Cagepa – Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba, estaria contaminada. Os sinais são muitos, desde sua coloração escura, mal cheiro e até mesmo a uma espuma colorida que é formada quando a água é armazenada ao sair das torneiras. Os moradores temem por poderem estar correndo o risco de contrair alguma doença.
De acordo com imagens enviadas ao Cariri Ligado na tarde deste sábado (08), a água fornecida no município de Monteiro realmente apresenta várias características de estar fora do normal, mas mesmo assim a população se vê obrigada a consumir, pois é a única fornecida pela Cagepa. Moradores reclamam ainda dos altos valores que são obrigados a pagar mensalmente para a Companhia, mesmo com a água faltando nas torneiras em vários dias da semana.
O leitor que enviou as imagens informou que muitos moradores estão se reunindo para solicitar exames da qualidade da água e, caso a contaminação dê positiva, mover uma ação judicial coletiva contra a Cagepa com o objetivo de reparar o dano que vem sendo causado ao longo dos últimos meses.
“o Governo do Estado faz questão de publicitar que a Cagepa vem trabalhando pelo bem da população, mas infelizmente o que vivenciamos no Cariri é um fato como esse que se estende por vários meses”, desabafou o leitor que preferiu manter sua identidade preservada para evitar represálias.