Ciro Nogueira (Progressistas), considerado o “super ministro” do governo Jair Bolsonaro (PL), pode perder o comando da legenda para o deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP). É o que aponta a imprensa nacional em especulações de bastidores nesta quinta-feira (10).
Segundo o site Antagonista, Nogueira perdeu forças ao não conseguir eleger Silvio Mendes ao governo do Piauí. Tampouco emplacou Joel Rodrigues, outro aliado em seu Estado ao Senado Federal. Por fim, Lula teve 75% dos votos válidos em sua cidade natal, Pedro II.
Por outro lado, quem retoma forças e pode ficar com o controle da legenda é o paraibano Aguinaldo Ribeiro, ex-ministro das Cidades de Dilma Rousseff. Ele elegeu João Azevêdo (PSB) governador da Paraíba, foi o segundo mais votado em seu estado e ajudou a eleger mais dois deputados federais.
O Antagonista cita ainda que existe outra articulação em andamento, onde Aguinaldo quer emplacar a irmã, a senadora Daniela Ribeiro (PSD), como vice de Rodrigo Pacheco na Presidência do Senado para a próxima legislatura e abrir interlocução direta com o Palácio do Planalto, além de requerer para si a presidência da Câmara Federal.