As seleções de Japão e Alemanha venceram seus confrontos nesta tarde de quinta-feira (1º), pela última rodada da fase de grupos da Copa do Mundo 2022. Com essa combinação, os espanhóis confirmaram a vaga mesmo com uma derrota por 1 a 0 sobre os japoneses, estes que garantiram a liderança do Grupo E. Enquanto isso, a Alemanha derrotou a Costa Rica por 4 a 2, o que não foi suficiente para se classificar, pela diferença de saldo de gols para a Espanha.
Costa Rica x Alemanha
Primeiro, a Seleção Alemã controlou grande parte do primeiro tempo do confronto, até mesmo depois que Serge Gnabry, numa cabeceada aos dez minutos, deu a vantagem. Apesar disso, a Costa Rica conseguia aproveitar contra-ataques e levar perigo ao gol de Neuer.
Na segunda etapa, a Seleção Costarriquenha cresceu ainda mais e conseguiu empatar o duelo com Yeltsin Tejeda e virar com Juan Pablo Vargas. Mas a emoção de estar se classificando durou pouco, pois Kai Havertz recebeu entrelinhas e deixou o jogo em 2 a 2. O jogador do Chelsea também fez o da virada, minutos depois. E ainda deu tempo para Füllkrug aumentar o placar aos 44 minutos, algo que não mudou os rumos da classificação.
Japão x Espanha
No outro confronto de mesmo horário, a Espanha controlou a posse de bola, como de costume, e conseguiu sair na frente com o gol de Álvaro Morata aos 11 minutos. Após o gol, o time de Luís Enrique manteve a posse, impedindo muitas ações perigosas dos japoneses.
Contudo, logo nos primeiros minutos da etapa seguinte, toda a vantagem da anterior fugiu rapidamente. Primeiro, Ritsu Doan acertou uma bela finalização de fora da área e empatou. Logo em seguida, o autor do primeiro recebe na direita e cruza rasteiro na segunda trave, Mitoma completa pro meio e Ao Tanaka manda pro fundo das redes. Até o final dos 90 minutos, a Espanha tentou, o Japão também, mas o jogo se encerrou 2 a 1.
Próximos confrontos
Com as classificações de Japão, em primeiro, e Espanha, em segundo, as seleções jogam na segunda e terça-feira respectivamente, ao meio-dia. Os japoneses caem no chaveamento do Brasil e vão enfrentar a Croácia nas oitavas de final, enquanto os espanhóis têm encontro com Marrocos.