A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta segunda-feira (3), a solenidade de abertura da quarta sessão deliberativa, da 17ª Legislatura, que aconteceu no Plenário Deputado José Mariz. A sessão de reabertura dos trabalhos legislativo foi presidida pelo deputado Ricardo Marcelo (PEN) e contou com a participação dos parlamentares da Casa, do governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), a presidente do Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB), desembargadora Fátima Bezerra Cavalcanti, outras autoridades políticas e a sociedade civil em geral.
O presidente Ricardo Marcelo, que abriu o evento, explicou que a Casa Epitácio Pessoa realizou a sessão de abertura conforme a constituição, porém os trabalhos desempenhados na sede da ALPB só vão normalizar após conclusão da reforma emergencial do prédio, que foi solicitada pelo Sindicado dos Servidores do Poder Legislativo (Sinpol) com a finalidade de melhorar as condições de trabalho dos funcionários.
A solenidade teve início com a leitura da mensagem do governador Ricardo Coutinho feita de acordo com o artigo 11 do Regimento Interno da Casa. Durante seu discurso na tribuna, Ricardo ressaltou as metas do Poder Executivo para o ano de 2014. “Há três anos eu subia pela primeira vez como governador eleito da Paraíba nesta tribuna, palco de tantas lutas democráticas das quais participei como deputado estadual, com o objetivo de trazer esperanças e propostas na condução dos destinos administrativos deste Estado”, disse o chefe do Executivo Estadual.
O deputado Raniery Paulino (PMDB), representante da bancada de oposição na Casa, destacou que o desempenho dos parlamentares para este ano continua sendo com a finalidade de manter a unidade. “Temos valorosos companheiros da oposição que tem feito um excelente trabalho fiscalizando o trabalho do Executivo e aprovando matérias dentro de um consenso de responsabilidade fazer o melhor para a população”, explicou o deputado.
O líder da bancada de situação na ALPB, deputado Hervázio Bezerra (PSB), disse que o principal foco será a aprovação de alguns projetos do governo que ainda não foram votados. ” Ficamos com alguns projetos do ano passado pendentes e que o governador foi obrigado a editar Medidas Provisórias. Algumas matérias que sem dúvidas vão causar polêmicas durante o processo de votação, mas que com certeza serão resolvidas para o bem do povo paraibano”, explicou Hervázio.
Reforma da Sede do Legislativo – O trabalho de reforma emergencial da sede do prédio da ALPB será realizado através do Ato 008/2014, de autoria da Mesa Diretora. Será realizada uma série de intervenções nas instalações elétricas, hidráulicas, de capeamento e refrigeração, bem como na estrutura dos gabinetes parlamentares e nas unidades de trabalho. A obra, que já está em execução, será feita em atendimento à reivindicação do Sindicado dos Servidores do Poder Legislativo (Sinpol) assegurando melhores condições de trabalho aos servidores e proporcionando o acesso da população ao Poder Legislativo em um ambiente mais saudável e seguro.