A prefeita Anna Lorena disse nesta quinta-feira, 19, que o projeto de Lei encaminhado a Câmara de Vereadores de Monteiro regulamentando a taxa de iluminação pública, beneficia aproximadamente 4 mil famílias.
Com a taxação do tributo sendo calculado de acordo com o consumo individual, aproximadamente mil famílias residentes na zona rural estarão isentas caso o consumo mensal seja de até 80 kw. Já quase 3 mil famílias na área urbana conseguirão o benefício, já que de acordo com um levantamento da Prefeitura, esta parcela da população consome até 30 kw.
Para os demais consumidores ainda haverão diminuições, também de acordo com o consumo. Por exemplo: As residências da zona urbana que consomem até 30 kw mensal serão isentas do tributo. Os que consomem de 31 a 50 kw pagarão 3% sobre o valor. Nas residências da zona rural a quantidade de kW consumidos isentos são maiores, pois foi levado em consideração que normalmente na zona rural a população precisa utilizar maquinários para a manutenção de animais e lavouras.
“Procuramos resolver da melhor forma este questionamento. Realizamos estudos e análises para procurar um denominador que beneficiasse a população mais carente e ao mesmo tempo mantivesse as necessidades inerentes à taxa”, comentou a prefeita Anna Lorena.