Os alunos da rede municipal de ensino de Monteiro também se engajaram na Campanha de Combate ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, que está sendo intensificada nos últimos dias pela Secretaria de Saúde do município.
Na última sexta-feira, 2, no período da manhã, alunos da Escola Municipal Brisa Nunes Brás, das turmas do 4º ano A e B, arregaçaram as mangas e foram às ruas para dar sua parcela de contribuição.
Os pequeninos alunos das professoras Madalena e Gismaelly fizeram uma grande caminhada pelas ruas Vespaziano Guerra e a popular Rua do Cais, ambas próximas ao Matadouro Público.
Munidos de panfletos que foram distribuídos de casa em casa, além de cartazes confeccionados pelos próprios alunos, eles orientaram a população e disponibilizaram um carrinho coletor de lixo, onde cataram objetos e recipientes onde havia a probabilidade de o mosquito utilizar o local como foco.
PREVENÇÃO E PAPEL DA POPULAÇÃO
Este ano, a estratégia usada pela Secretaria de Saúde de Monteiro é o trabalho preventivo para evitar um surto como ocorreu em 2015, neste mesmo período em todo o país.
De acordo com a enfermeira Ana Débora, o papel da população é preponderante. Segundo a profissional, infelizmente os números das visitas realizadas nos últimos dias são preocupantes no que diz respeito ao papel da própria população, pois cerca de 80% dos domicílios visitados, apresentavam locais com potencial para se tornarem focos dos mosquitos.